Paredão na calçada, polícia na porta: conflitos vicinais e transformação da diversão nas periferias de São Miguel dos Campos - Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2019v24n2p278Palavras-chave:
Lazer e diversão, Paredões de som, Conflitos vicinais, Controle social, IndividualizaçãoResumo
Este trabalho visa compreender aspectos das mudanças nos padrões de lazer e diversão de moradores de bairros populares da cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas. Tomamos como fio condutor a problematização da emergência de tensões sociais em espaços residenciais que gravitam em torno de paredões de som. A imersão etnográfica, aliada a uma perspectiva figuracional, fez perceber que amemória de antigos moradores de uma cidade pacata havia sido perturbada pela presença desses aparelhos, ensejando um aumento da pressão por controle sobre a diversão sonora. Argumentamos que as pressões que incidem sob a regulação social da diversão evocam a desestabilização de antigas solidariedades socioespaciais, impactadas pelo rompimento de laços comunitários e pela progressiva integração dos mais pobres a mercados culturais. As consequências desse processo social são a maior participação de populares em esferas de ação cultural sentidas como mais autônomas em que o sentido de ser “indivíduos” aponta para novas figurações das interdependências socioafetivas em pequenas cidades do Brasil.Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2007.
CANCLINI, Néstor García. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
CARVALHO, Cícero Péricles. Análise da reestruturação produtiva da agroindústria sucroalcooleira alagoana. 3. ed. Maceió: EDUFAL, 2009.
CASTRO, Guiomar Alcides. São Miguel dos Campos. 2. ed. São Miguel dos Campos: Gazeta, 1991.
COSTA, Jean Henrique. Interpretando temáticas hegemônicas no forró eletrônico. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 36, n. 1, p. 93-102, jan./mar. 2014.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do estado e civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.
FARIAS, Edson. Economia e cultura no circuito das festas populares brasileiras. Sociedade e Estado, Brasília, v. 20, n. 3, p. 647-688, set./dez. 2005.
FARIAS, Edson. Reflexões acerca do consumo a partir de pesquisas sobre o comércio informal popular de bens digitais do Distrito Federal. In: FARIAS, Edson. Práticas culturais nos fluxos e nas redes da sociedade de consumidores. Brasília: Verbis, 2010. p. 73-132.
FELTRAN, Gabriel Sanctis. Sobre anjos e irmãos: cinquenta anos de expressão política do “crime” numa tradição musical das periferias. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 56, p. 43-72, 2013.
FREITAS, Jacó Geovani de. Ecos da violência: narrativas e relações de poder no Nordeste canavieiro. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
GOMES, Tiago. Briga por conta de som alto acaba em morte na madrugada de réveillon em São Miguel dos Campos. Alagoas Web, São Miguel dos Campos, 1 jan. 2012. Disponível em: http://www.alagoasweb.com/noticia/15285-briga-por-conta-de-som-alto-acaba-em-morte-na-madruga-de-reveillon-em-sao-miguel-dos-campos. Acesso em: 18 mar. 2018.
HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.
HEBENBROCK, Josuel Mariano da Silva. Calcinha preta, garota safada e aviões do forró: a cultura do paredão eletrônico no sertão cearense. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE
CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais [...]. São Paulo: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2012. p. 1-14.
KENNEDY, David. Som alto tira o sossego de moradores de bairro em São Miguel dos Campos. Alagoas Web, São Miguel dos Campos, AL, 6 fev. 2011. Polícia. Disponível em: http://www.alagoasweb.com/noticia/7074-som-alto-tira-o-sossego-de-moradores-de-bairro-em-sao-miguel-dos-campos. Acesso em: 18 mar. 2018.
LEITE, Rogério Proença. Contra-usos e espaço público: notas sobre a construção social dos lugares da Manguetown. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 115-134, jun. 2002.
LEITE, Rogério Proença. Localizando o espaço público: gentrification e cultura urbana. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 83, p. 35-54, dez. 2008.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. O lazer na cidade. 1994. Disponível em:http://nau.fflch.usp.br/sites/nau.fflch.usp.br/files/upload/paginas/lazernacidade.pdf. Acesso em: 25 abr. 2016.
NICÁCIO, J. C. Casal é notificado por desobedecer portaria que proibir uso de som em São Miguel dos Campos. Alagoas Web, São Miguel dos Campos, 13 fev. 2013a. Disponível em: http://www.saomiguelweb.com.br/noticia/23971-casal-e-notificado-por-desobedecer-portaria-que-proibir-uso-de-som-em-sao-miguel-dos-campos. Acesso em: 18 mar. 2018.
NICÁCIO, J; C. Justiça proíbe som automotivo em qualquer dia ou horário em São Miguel dos Campos. Alagoas Web, São Miguel dos Campos, 9 fev. 2013b. Disponível em: http://www.saomiguelweb.com.br/noticia/23900-justica-proibe-som-automotivo-em-qualquer-dia-ou-horario-em-sao-miguel-dos-campos. Acesso em: 7 mar. 2016.
OOSTERBAAN, Martijn. Sonic supremacy: sound, space and charisma in a favela in Rio de Janeiro. Critique of Anthropology, Groningen, v. 29, n. 1, p. 81-104, mar. 2009.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. 2. ed. Brasília: Editora Brasiliense, 1988.
POCHMANN, Márcio. O mito da classe média: capitalismo e estrutura social. São Paulo: Boitempo, 2014.
PRIMEIRO encontro de paredão em São Miguel dos Campos é um sucesso. Al Noticias, Alagoas, 13 abr. 2013. Disponível em: http://www.alnoticias.com.br/noticias/primeiro-encontro-de-paredao-em-sao-miguel-dos-campos-e-um-sucesso/. Acesso em: 18 mar. 2018.
PROPRIETÁRIOS: paredões ou som alto em São Miguel dos Campos terão sua fiscalização reforçada. Via Alagoas, Alagoas, 30 nov. 2014. Disponível em: http://www.viaalagoas.com.br/30/11/2014/proprietarios-paredoes-ou-som-alto-em-sao-miguel-dos-campos-terao-sua-fiscalizacao-reforcada/. Acesso em: 7 mar. 2016.
QUEIROZ, Allan Souza. Entre a formalização e a precarização: o trabalho e o emprego dos cortadores de cana de Alagoas. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
RODRIGUES, Fernando de Jesus. Mercados ilícitos e padrões sociais de agressividade: condições estatais e mercantis de um circuito de bailes de reggae em “periferias” de Maceió, AL. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, 9(1), 2019, p. 199-227.
RODRIGUES, Fernando de Jesus; SOUZA, Letícia. Erotismo dançante e as distâncias sociais entre homens e mulheres no Brasil. Latitude, Tabuleiro do Martins, AL, v. 11, n. 1, 2017, p. 73-120.
SANTOS, Adail Antônio. São Miguel dos Campos é outra história. Maceió: Edições Nosso Mundo, 2007.
SOM alto acaba em morte em São Miguel dos Campos. Cada Minuto, [Alagoas], 17 fev. 2011. Disponível em: https://www.cadaminuto.com.br/noticia/107473/2011/02/17/som-alto-acaba-em-morte-em-sao-miguel-dos-campos. Acesso em: 28 abr. 2015.
TROTTA, Felipe. Som de cabra-macho: sonoridade, nordestinidade e masculinidades no forró. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, ano 9, v. 9, n. 26, p. 151-172, nov. 2012.
VELHO, Gilberto. Rio de Janeiro: cultura, política e conflito. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
SOM alto leva Polícia Militar a descobrir que denunciado era procurado. Via Alagoas, Alagoas, 14 dez. 2015. Disponível em: https://www.viaalagoas.com.br/2015/12/14/som-alto-leva-policia-militar-a-descobrir-que-denunciado-era-procurado/. Acesso em: 18 mar. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nido Farias dos Santos, Fernando de Jesus Rodrigues
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.