O curso de ciências sociais também é como um lago

Autores/as

  • Edmilson Lopes Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2001v6n2p179

Palabras clave:

Currículo, Prática pedagógica, Ciências sociais no Brasil, Projeto de curso

Resumen

Este artigo é uma contribuição ao debate sobre a reforma curricular dos cursos de Ciências Sociais no Brasil. Tomando como referência a metáfora do lago, utilizada por Charles Tilly para pensar a formação de uma cultura democrática, procuramos pensar os diversos elementos constitutivos de uma nova prática acadêmica nas Ciências Sociais.

Biografía del autor/a

Edmilson Lopes Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Citas

ALEXANDER, Jeffrey C. A importância dos clássicos. In: GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan (org.). Teoria Social Hoje. São Paulo: UNESP, 1999.

BARRERE, Anne; MARTUCCELLI, Danilo. A escola entre a agonia moral e a ação ética: Educação & Sociedade, v. 22, n. 76, p. 258-277, 2001.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

BOURDIEU, Pierre. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Difel, 1989.

BRASIL. Parecer CNE/CP 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Disponível em: www.mec.gov.br. Acesso em: jul. 2001a.

BRASIL. Parecer CNE/CP 28/2001. Dá nova redação do Parecer CNE/CP 21/20001, que estabelece a duração e a carga horária do curso de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: www.mec.gov.br. Acesso em: jul. 2001b.

CALVINO, Ítalo. Palomm. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CASTELLS. Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999a.

CASTELLS. Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999b.

CLIFFORD, James. Las culturas de i viaje. Revista de Ocidente, n. 160, p. 45-74, 1995.

DAMATA, Roberto. Individualidade eliminaridade: considerações sobre os ritos de passagem e a modernidade. Mana: Estudos de Antropologia Social, v. 6, n. 1, p. 07-29, 2000.

DAY, Christopher. Teachers in the Twenty-first century: time to renew the vision. Teachers and Teaching: theory and practice, v. 6, n. 1, p. 101-115, 2000.

DORNO, Sérgio. Os aprendizes do poder: o bacharelismo na Política Liberal. São Paulo: Paz e Terra, 1988.

DUMAS, Brigitte. Les savoirs nômades. Sociologies et Sociétés, v. 31, n. 1, p.51-62, 1999.

FEATHERSTONE, Mike. Deslanche da Cultura: globalização. pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel, 1997.

FIÚZA, Guilherme. PHD em panfletagem. Disponível em: www.no.com.br. Acesso em: dez. 2001.

FRANCO. Augusto de. Uma guerra contra a democracia: as consequências do 'Estado de Guerra ' instaurado pela campanha americana contra o terrorismo. Disponível em: www.no.com.br. Acesso em: dez. 2001.

GARCIA. Sylvia Gemignani. A questão da universidade e da formação em ciências sociais. Tempo Social, v. 12, n. 1, p. 123-140, 2000.

GEERTZ, Clifford. Blurred genres: refiguration of social thought. American Scholar, v. 49, p. 165-179, 1980.

GHIRALDELLI Jr., Paulo Treze. Teses Sobre a Pós-graduação no Brasil em Filosofia. Ciências Sociais e Educação. Disponível em: www.pauloghiraldelli.pro.br. Acesso em: nov. 2001.

GIDDENS. Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1993.

GIDDENS. Anthony. Sociologia: uma breve porem crítica introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

GIRI, Ananta Kumar. The calling of a creative transdisciplinarity. Futures, v. 34, n. 1, p. 103-115, 2002.

GIROUX, Henry. Slacking Off: Border Youth and Postmodern Education. Disponível em: www.gseis.ucla.edu/. Acesso em: jul. 2000.

HARVEY, David. Condição Pós Moderna. São Paulo: Loyola, 1993.

HELLER, Agnes. De la hermenémica en las ciencias sociales a la hermenêutica de las ciencias sociales. IN: HÉLLER, Agnes; FEHÉR, Ferenc. Politicas de las postmodernidad: ensayos de critica cultural. Barcelona: Península, 1989.

IANNI, Octavio. Insondável Travessia (Rocco e seus irmãos). Lua Nova, São Paulo, n. 18, p. 233-238, 1999.

INTRODUCTION-The fragmentation of sociology. Journal of Classical Sociology, v. 1, p. 05-12, 2001.

KLAASSEN, Cess A. Teacher pedagogical competence and sensibility. Teachers and Teaching: theory and practice, v. 18, n. 1, p. 151-158, 2002.

KOUTSELlNI. Mary. Contemporary Trends and Perspectives of the Curricula: towards a meta-modem paradigm for curriculum Studies, v. 5, n. 1, p. 87-101, 1997.

KRITSCH, Raquel. Maquiavel e a construção da política. Lua Nova, São Paulo, n. 53, p. 181-190, 2001.

LASH. Scott. A reflexividade e seus duplos. In: GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; LASH, Scott (org.) Modernização reflexiva. São Paulo: UNESP, 1997.

LEIS, Hector Ricardo. A tristeza de ser sociólogo no século XXI. Dados, v. 1, n. 4, p. 737-760, 2000.

LENARDÃO. Elsio. Violência como desvio social. Mediações, v. 5, n. 2, p. 182-210, 2000.

LOPES Jr, Edmilson. A construção social da cidade do prazer: Natal. Natal: EDUFRN, 2001.

MARTINS, José de Souza. Reforma Agrária: o impossível diálogo sobre a História possível. Tempo Social, v. 11, n. 2, p. 97-128, 2000.

MASSEY, Doreen; JESS. Pat (org.). A place in world? The New York: Oxford University Press. 1995.

MENEN, Max. Van. On the epistemology of reflective practice. Teachers and Teaching: theory and practice, v. 1. n. 1, p. 33-50, 1995.

MENEN, Max. Van. The basic principle of pedagogical language. Teachers and Teaching: theory and practice, v. 1, n. 18, p. 215-224, 2002.

MICELI. Sergio (org.). O que ler na ciência social brasileira: antropologia. São Paulo: Sumaré, 1999a.

MICELI. Sergio. O que ler na ciência política brasileira: política. São Paulo: Sumaré. I999c.

MICELI. Sergio. O que ler na ciência política brasileira: sociologia. São Paulo: Sumaré, 1999b.

MORENO. Montserrat. Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. Campinas: UNICAMP. 1999.

NAVARRO. Zander. MST: decifrar é preciso. Disponíve em: www.cevep.ufmg.br/bacp. Acesso em: jul. 2001.

POLANYI. Karl. A grande transformação. Rio de Janeiro: Campus, 1980.

REIS. Elisa P. As ciências sociais e o bug do milênio. RBCS, v. 14, n. 39, p. 05-11, 1999.

REZENDE, Lucinéa A. de; BALTAR, Ronaldo. Ensino e pesquisa: uma proposta para o curso de Ciências Sociais. Mediações, v. 5, n. 1, p. 147-156, 2000.

REZENDE. Maria José de. A cultura politica brasileira na obra de Machado de Assis. Boletim Centro de Letras e Ciências Humanas, Londrina, n. 39, p. 79-4, 2000.

REZENDE. Maria José de. Mudança social no Brasil: a construção de um ideário conservador. Tempo Social, v. 10, n. 2, p. 159-189, 1998.

SAWYER. Andrew. Long live post disciplinary studies! Sociology and the curse of disciplinary parochialism/imperialism. Disponível em: www.comp.lancaster.uk/sociology/soc025as.html. Acesso en: jul. 2000.

SCHWARZ. Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades, 1992.

STORPER. Michael. The poverty of Radical Theory Today: From the false Promises of Marxismo to the Mirage of Cultural Turn. International Journal of Urban na Regional Regional Research, v. 23, n. 1, p. 155-179, 2001.

THOMPSON. John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2000.

TILLY. Charles. La democracia es um lago. Disponível em: https://www.consensocivico.com.ar/documento/1362-tilly-charles-1995-la-democracia-es-un-lago/. Acesso em: maio 2000.

TOMASSINO. Kimiye; JEOLÁS, Leila Sollberg. O trote como ritual de passagem: o universal e o particular. Mediações, v. 5, n. 2, p. 29-49, 2000.

TOMAZZI. Nelson Dácio. Sociologia da Educação. São Paulo: Atual, 1997.

VIANA. Luis Werneck. Weber e a interpretação do Brasil. Disponível em: www.artnet.com.br/gramsci. Acesso em: jul. 2001.

VILLAS-BOAS, Gláucia. A recepção da Sociologia alemã no brasil. Disponível em: www.ifes.ufrj.br. Acesso em: jul. 2001.

ZUIN. João Carlos S. Sobre a idéia de mundo. Mediações, v. 3, n. 1, p. 38-43, 1998.

ZUKIN. Sharon. Landscapes of Power: From Detroit to Disney World. Los Angeles: University of California Press, 1991.

Publicado

2001-11-05

Cómo citar

LOPES JÚNIOR, Edmilson. O curso de ciências sociais também é como um lago. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 6, n. 2, p. 179–223, 2001. DOI: 10.5433/2176-6665.2001v6n2p179. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9126. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artículos