Classes sociais, identidade e reconhecimento: críticas bourdieusianas a Charles Taylor
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2011v16n2p266Palabras clave:
Classe Social, Reconhecimento, Pierre Bourdieu, Charles TaylorResumen
O presente trabalho analisa o conceito de classes sociais, a partir de uma perspectiva teórica da produção de identidades e coletividades e do papel do sujeito social em obras seminais de Pierre Bourdieu e de Charles Taylor. Em ambos os autores, o conceito de classes sociais aparece atrelado a uma ideia central de sujeito, que perpassa o campo da ação política, definindo temporal e espacialmente as possibilidades objetivas da ação subjetiva. Buscando um diálogo crítico entre esses dois autores, observa-se como o projeto de revisão do conceito de classe social, proposto por Bourdieu, está inscrito num projeto crítico de reconhecimento tanto na sua vertente econômica como sóciocultural.Descargas
Citas
FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or recognition? a politicalphilosophical exchange. London: Verso, 2003.
SOUZA, Jessé. Uma teoria crítica do reconhecimento. Lua Nova, São Paulo, n. 50, p. 133-158, 2000.
TAYLOR, Charles. A política de reconhecimento. In: TAYLOR, Charles et al. Multiculturalismo: Examinando a política de reconhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1998. p. 45-94.
TAYLOR, Charles. As fontes do self: formação da identidade moderna. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1997.
WACQUANT, Loic. On symbolic power and group making: Pierre Bourdieu's reframing of class. Preface to Pierre Bourdieu Et klassespørsmål. Oslo: Forlaget Manifest, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Nicole Louise Macedo Teles de Pontes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























