Sindicalismo no ramo de telecomunicações do Paraná: A atuação do SINTTEL frente à Sercomtel nas décadas de 1980 e 1990
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n2p252Palabras clave:
Neoliberalismo, Reestruturação produtiva, Sindicalismo, SercomtelResumen
No presente trabalho são apresentados dados e análises acerca da atuação do Sindicato dos Telefônicos do Paraná (SINTTEL) em relação à Sercomtel, empresa de telefonia que presta serviços na cidade de Londrina. A construção do texto foi possível a partir de investigação de campo, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que as ações do sindicato em relação à empresa têm especificidades em relação à política de confronto adotada com as demais empresas do ramo de telecomunicações e que, tais estratégias resultaram em prejuízos para a categoria, apesar de terem sido importantes para a manutenção da Sercomtel como empresa pública.Descargas
Citas
ARAÚJO, Sílvia M. P. de A ação sindical no contexto político da privatização das telecomunicações no Brasil. Revista Electrônica de Geografía y Ciencias Sociales, Barcelona, v. 1, n. 119-100, ago. 2002.
BIHR, Alain. Da grande noite à alternativa: a crise do movimento operário europeu. São Paulo: Boitempo, 1998.
BIQUEIRA DE AÇO - Boletim informativo do Sinttel, vários números, 1994-1996.
CUNHA, Sebastião Ferreira da. A reestruturação produtiva na CTBC Telecom e os impactos para a organização de trabalhadores: o caso Sinteel-MG. 2002. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
LIMA, José Edmilson de Souza. Biqueira de aço: resistência e pacto do sindicato no setor estatal; os telefônicos do Paraná e as políticas de pacto. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.
OLIVEIRA, Marco A. Avanço e limites do sindicalismo brasileiro recente. In: OLIVEIRA, Carlos Alonso (org). O mundo do trabalho: crise e mudança no final de século. Campinas: Scritta/CESIT - UNICAMP, 1994.
SANTOS, Ariovaldo de Oliveira. Trabalho e globalização: a crise do sindicalismo propositivo. Londrina: Práxis, 2001.
SILVA, Givaldo Alves da. Reestruturação produtiva e sindicalismo em empresas de telecomunicações: o caso Sercomtel S/A. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.
SILVA, Givaldo Alves da. A trajetória sindical dos telefônicos na década de 1990. In: BATISTA, Roberto Leme; ARAÚJO, Renan. Desafios do trabalho: capital e luta de classes no século XXI. Londrina: Práxis; Massoni: Maringá, p. 243-265, 2003a.
SILVA, Givaldo Alves da. Gestão do Trabalho e Subjetividade do Trabalhador: Um Estudo de Caso. Urutágua, Maringá, n. 10, 2006. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br/010/10silva_givaldo.htm. Acesso em: 12 nov. 2009.
SILVA, Givaldo Alves da; SANTOS, Verlane Aragão. A inserção da Telefonia Brasileira no quadro de reestruturação mundial das telecomunicações. Redes.com - Revista de Estudios para El desarrolo social de La comunicación, Sevilla, n. 3, p. 377-396, 2006.
VIVAVOZ - Boletim Sinttel/PR, vários números, 2000-2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Gilvaldo Alves da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























