Sinfonia a muitas mãos: esboço etnográfico de um projeto científico e as vicissitudes das políticas de avaliação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n1p125

Palabras clave:

Política interinstitucional, Avaliação universitária, Pós-graduação

Resumen

Este artigo descreve o processo de elaboração de um projeto para submissão ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Sua finalidade é discutir se os resultados das políticas interinstitucionais fortalecem ou não as instituições periféricas, conforme preconizado nos seus objetivos. Tal discussão passa pela análise das atuais políticas de avaliação tanto dos Programas de Pós-Graduação como do corpo docente a estes vinculados, cujo efeito parece ser a substituição do princípio da cooperação acadêmica pelo da competição entre pares. O texto originou-se da participação no Seminário Interinstitucional Ciência e Saberes na Amazônia (UFPE, 2005), na mesa redonda Políticas Interinstitucionais de Pesquisa e Formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lady Selma Ferreira Albernaz, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Citas

ALBERNAZ, Lady Selma F. Etnografia Sucinta de um Projeto Científico ou das Lições de Política Inter-Institucional. In: NORONHA, Nelson Matos de; ATHIAS, Renato. (org.). Ciências e Saberes na Amazônia - Indivíduos, Coletividades, Gênero e Etnias. Recife: EDUFPE, 2008. p. 211-224.

ANDRADE, Maristela de Paula. Estratégias para contornar as classificações oficiais, pesquisar e formar na “periferia”. In: NORONHA, Nelson Matos de; ATHIAS, Renato. (org.). Ciências e Saberes na Amazônia - Indivíduos, Coletividades, Gênero e Etnias. Recife: EDUFPE, 2008. p. 187-195.

CARPINTEIRO, Otávio A. S. Bolsa de Produtividade: Qual o melhor corredor - o que corre 100 metros em 10 segundos ou o que corre em 20 segundos? Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=54272. Acesso em: 23 03 2009.

CARPINTEIRO, Otávio A. S. A quem se dirige o Edital Universal 2008? Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=57672. Acesso em: 23 03 2009.

CAVALCANTI, Josefa Salete. Desenvolvimento e políticas de pesquisa e formação. In: NORONHA, Nelson Matos de; ATHIAS, Renato. (org.). Ciências e Saberes na Amazônia - Indivíduos, Coletividades, Gênero e Etnias. Recife: EDUFPE, 2008. p. 197-209.

FONSECA, Cláudia. Avaliação dos programas de pós-graduação: do ponto de vista de um nativo. Horizontes Antropológicos, v. 4, n. 8, p. 182-198, jun. 1998.

NORONHA, Nelson Matos de; ATHIAS, Renato. Introdução. In: NORONHA, Nelson Matos de; ATHIAS, Renato. (org.). Ciências e Saberes na Amazônia - Indivíduos, Coletividades, Gênero e Etnias. Recife: EDUFPE, 2008. p. 7-12.

RODRIGUES, Luiz Oswaldo Carneiro. Publicar mais, ou melhor? O tamanduá olímpico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 29, n. 1, p. 35-48, 2007.

SCHWARTZMAN, Simon. A universidade segundo Schwartzman. Entrevista. Jornal da Unicamp, v. 356, 23 abril/ 6 maio 2007.

STOCKING Jr, George W. Antropologia em Chicago: a fundação de um departamento independente – 1923-1929. In: Peixoto, Pontes e Schwarcz (org.). Antropologias, Histórias, Experiências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. p. 15-59.

THOMPSON, Edward Palmer. O termo ausente: experiência. In: A miséria da teoria: ou um planetário de erros. Rio de janeiro: Zahar Editores, 1981. p. 180-201.

VIEIRA, Wilson José. A casta dos superbacharéis. Correio Braziliense. Opinião. 07 fev. 2009.

Publicado

2009-07-15

Cómo citar

ALBERNAZ, Lady Selma Ferreira. Sinfonia a muitas mãos: esboço etnográfico de um projeto científico e as vicissitudes das políticas de avaliação. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 14, n. 1, p. 125–142, 2009. DOI: 10.5433/2176-6665.2009v14n1p125. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3351. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossier

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.