Textos de avaliação na web: para uma política de incentivo às publicações virtuais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n1p101Palabras clave:
Avaliação, Textos acadêmicos de avaliação, Programas de Pós-graduaçãoResumen
O presente artigo focaliza os textos acadêmicos de avaliação veiculados na WEB. Ele objetiva levantar alguma hipótese que verdadeiramente possa explicar porque os Programas de Pós-graduação situados nas regiões Norte, Nordeste e Centro têm pequena visibilidade de produção de tais textos fora dos meios físicos tradicionais, com desprezo pelas possibilidades oferecidas pelo ambiente virtual, mais rápido e econômico. Em seu desenvolvimento, este artigo busca superar as hipóteses de senso comum e se propõe um détour considerando o fenômeno em sua essência para ultrapassar a sua pseudoconcreticidade. Seu pressuposto central é que o Qualis, implementado pela CAPES para avaliar as publicações acadêmicas é um fator de inibição e de impedimento de visibilidade de tal produção, que também contribui para reproduzir determinações e modos de agir ideológicos característicos dos centros editoriais e de acumulação do capital no país.Descargas
Citas
CAPES. Resultado Final - Avaliação 2004. Brasília, 2004.
CAPES/DAV. O que é o Qualis. Brasília.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
COHEN, Joel. Computer mediated communication and publication
productivity among faculty. Eletronic Networking Application and Policy, v. 6, n. 2/3, 1996.
COSTA, Sely Maria de Souza; DA SILVA, Wagner Augustus; COSTA, Marcos Bizerra. Publicações científicas eletrônicas no Brasil: mudanças na comunicação formal, também? Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 25, n. 1, 2001.
COSTA, Sely Maria de Souza; MEADOWS, Jack. The impact of computer usage on scholarly communication among social scients. Journal of Information Science, v. 26, n. 4, 2000.
DIAS SOBRINHO, José; RISTOFF, Dilvo. (org.) Avaliação Democrática: para uma Universidade Cidadã. Florianópolis: Insular, 2002.
ECOFUTURO. Brasil, Brasileiros e Bibliotecas.
FONTES, Virgínia. História e Verdade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Teoria e Educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001.
GAMA, Zacarias Jaegger; COELHO, Daniel Beridian; CAMELO, Jordan Aragão. Avaliação Educacional: Geografia de textos na Internet – explorações iniciais. Revista Iberoamericana de Educación, v. 45, n. 1, jan. 2007.
IBOPE. 17ª Pesquisa Internet POP. Rio de Janeiro: IBOPE, 2005.
IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática. Tabela 2387. Rio de Janeiro: IBGE, 2005.
IBICT/MEC. ISSN. Brasília, 2003.
KAMINER, Noam; BRAUSTEIN, Yale M. Bibliometric analysis of the impactos Internet use on scholarly productivity. Journal of the American Society for Information Science, v. 49, n. 8, 1998.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
VOORBJI, Henk. J. Schearching scientific information on the Internet: a Duth academic user survey. Journal of the American Society for Information Science, v. 50, n. 7, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.