Em trânsito: o cotidiano de algumas agentes de segurança penitenciária do estado de São Pauloo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2013v18n2p246Palabras clave:
Agentes de segurança penitenciária, Instituição prisional, Trajetórias profissionaisResumen
Aspectos relevantes da trajetória profissional de agentes de segurança penitenciária do Estado de São Paulo são trabalhados neste artigo, de forma a compreender as interrelações entre a instituição prisional e seus funcionários, a partir da ótica destes últimos. Durante a pesquisa realizada foram entrevistadas dez mulheres que trabalham como agentes de segurança penitenciária em diversos presídios do Estado de São Paulo, o que permitiu a identificação de algumas questões que permeiam a profissão em diferentes regiões do Estado, assim como um questionamento acerca do caráter ambíguo desta profissão.Descargas
Citas
CASTRO E SILVA, Anderson Moraes. Nos braços da lei: o uso da violência negociada no interior das prisões. Rio de Janeiro: e+a, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, conventos e prisões. São Paulo: Perspectiva, 2005.
LOURENÇO, Arlindo da Silva. O espaço de vida do agente de segurança penitenciária no cárcere: entre gaiolas, ratoeiras e aquários. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
TAETS, Adriana Rezende Faria. Abrindo e fechando celas: narrativas, experiências e identidades de agentes de segurança penitenciária femininas. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
VASCONCELOS, Ana Sílvia Furtado. A saúde sob custódia: um estudo sobre agentes de segurança penitenciária no Rio de Janeiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Adriana Rezende Faria Taets

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.


























