Redes (des)conexas de intervenção local na violência infanto-juvenil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2013v18n1p183Palabras clave:
Violência infanto-juvenil, Redes locais de intervenção, Análise de Redes Sociais, Políticas Públicas, MicropolíticasResumen
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma análise diagnóstica da atuação institucional relativamente às situações de violência infanto-juvenil em três territórios de um conselho da periferia de Lisboa (Portugal). Tendo como pano de fundo as políticas subjacentes à intervenção das instituições nesta problemática, aprofundamos alguns padrões relacionais emergentes numa rede de (meso)atores, na procura de obstáculos e potencialidades de articulação e colaboração. O produto deste trabalho inscreve-se num projeto de escala mais ampla , cujo enfoque é avaliar a contribuição das políticas de segurança escolar na inclusão e igualdade educativa e social em contextos escolares marcados pela diversidade e complexidade social e cultural.Descargas
Citas
CASTELLS, Manuel. A Era da informação: economia, sociedade e cultura. Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. v.1
DEBARBIEUX, Éric; BLAYA, Catherine. Violência nas escolas e políticas públicas. Brasília: UNESCO, 2002.
PORTUGAL. Ministérios da Administração Interna e Educação. Despacho n.º 25650, 19 de dezembro de 2006. Redefinição da estrutura organizacional do Programa Escola Segura (Regulamento). Diário da República, p. 29382-29383, 2006.
ELIAS, Norbert. A Sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FISHER, Claude. To Dwell Among Friends: personal networks in town and city. Chicago: The University of Chicago Press, 1982.
GRANOVETTER, Mark. The strength of weak ties. American Journal of Sociology, Chicago, v. 78, .n. 6, p. 1360-1380, maio, 1973.
KADUSHIN, Charles. Understanding Social Networks: theories, concepts and findings. New York: Oxford University Press, 2012.
MARTELETO, Regina. Análise das redes sociais: aplicação nos estudos de Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.
MIRANDA, David. Em rede: algumas questões epistemológicas. In: REBELO, José (coord.). Novas Formas de mobilização popular. Porto: Campo das Letras, 2003.
MIZRUCHI, Mark S. Análise de redes sociais: avanços recentes e controvérsias atuais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 46, n. 3, p. 72-86, jul./set. 2006.
PEREIRA, Inês. Movimentos em rede (uma história do software livre). In: WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Lisboa: Difel, 2000.
SEBASTIÃO, João; CAMPOS, Joana; MERLINI, Sara. Violência, Escola e Território: intervenção educativa em contextos urbanos compl exos. In: ENCONTRO DO CIED, Escola e Comunidade, 5., Lisboa, 2011. Atas ... Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa, 2011. p. 109-119.
SEBASTIÃO, João; CAMPOS, Joana; MERLINI, Sara. Processos de regulação da violência escolar: das políticas às práticas. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, sociedade, crise e reconfigurações, 7., 2012, Lisboa. Atas… Lisboa: APS, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.