Redes (des)conexas de intervenção local na violência infanto-juvenil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2013v18n1p183Palabras clave:
Violência infanto-juvenil, Redes locais de intervenção, Análise de Redes Sociais, Políticas Públicas, MicropolíticasResumen
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma análise diagnóstica da atuação institucional relativamente às situações de violência infanto-juvenil em três territórios de um conselho da periferia de Lisboa (Portugal). Tendo como pano de fundo as políticas subjacentes à intervenção das instituições nesta problemática, aprofundamos alguns padrões relacionais emergentes numa rede de (meso)atores, na procura de obstáculos e potencialidades de articulação e colaboração. O produto deste trabalho inscreve-se num projeto de escala mais ampla , cujo enfoque é avaliar a contribuição das políticas de segurança escolar na inclusão e igualdade educativa e social em contextos escolares marcados pela diversidade e complexidade social e cultural.Descargas
Citas
CASTELLS, Manuel. A Era da informação: economia, sociedade e cultura. Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. v.1
DEBARBIEUX, Éric; BLAYA, Catherine. Violência nas escolas e políticas públicas. Brasília: UNESCO, 2002.
PORTUGAL. Ministérios da Administração Interna e Educação. Despacho n.º 25650, 19 de dezembro de 2006. Redefinição da estrutura organizacional do Programa Escola Segura (Regulamento). Diário da República, p. 29382-29383, 2006.
ELIAS, Norbert. A Sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FISHER, Claude. To Dwell Among Friends: personal networks in town and city. Chicago: The University of Chicago Press, 1982.
GRANOVETTER, Mark. The strength of weak ties. American Journal of Sociology, Chicago, v. 78, .n. 6, p. 1360-1380, maio, 1973.
KADUSHIN, Charles. Understanding Social Networks: theories, concepts and findings. New York: Oxford University Press, 2012.
MARTELETO, Regina. Análise das redes sociais: aplicação nos estudos de Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.
MIRANDA, David. Em rede: algumas questões epistemológicas. In: REBELO, José (coord.). Novas Formas de mobilização popular. Porto: Campo das Letras, 2003.
MIZRUCHI, Mark S. Análise de redes sociais: avanços recentes e controvérsias atuais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 46, n. 3, p. 72-86, jul./set. 2006.
PEREIRA, Inês. Movimentos em rede (uma história do software livre). In: WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Lisboa: Difel, 2000.
SEBASTIÃO, João; CAMPOS, Joana; MERLINI, Sara. Violência, Escola e Território: intervenção educativa em contextos urbanos compl exos. In: ENCONTRO DO CIED, Escola e Comunidade, 5., Lisboa, 2011. Atas ... Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa, 2011. p. 109-119.
SEBASTIÃO, João; CAMPOS, Joana; MERLINI, Sara. Processos de regulação da violência escolar: das políticas às práticas. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, sociedade, crise e reconfigurações, 7., 2012, Lisboa. Atas… Lisboa: APS, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 João Sebastião, Joana Campos, Sara Merlini, Mafalda Chambino

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























