Redes (des)conexas de intervenção local na violência infanto-juvenil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2013v18n1p183

Palabras clave:

Violência infanto-juvenil, Redes locais de intervenção, Análise de Redes Sociais, Políticas Públicas, Micropolíticas

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma análise diagnóstica da atuação institucional relativamente às situações de violência infanto-juvenil em três territórios de um conselho da periferia de Lisboa (Portugal). Tendo como pano de fundo as políticas subjacentes à intervenção das instituições nesta problemática, aprofundamos alguns padrões relacionais emergentes numa rede de (meso)atores, na procura de obstáculos e potencialidades de articulação e colaboração. O produto deste trabalho inscreve-se num projeto de escala mais ampla , cujo enfoque é avaliar a contribuição das políticas de segurança escolar na inclusão e igualdade educativa e social em contextos escolares marcados pela diversidade e complexidade social e cultural.

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Biografía del autor/a

João Sebastião, Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL

Doutor em Sociologia. Professor do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL.

Joana Campos, Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL

Mestre em Psicologia pela Universidade Católica Portuguesa - UCP. Professora do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL.

Sara Merlini, Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL.

Mafalda Chambino, Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL

Mestre em Sociologia e Planejamento. Professora do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL.

Citas

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Publicado

2013-03-23

Cómo citar

SEBASTIÃO, João; CAMPOS, Joana; MERLINI, Sara; CHAMBINO, Mafalda. Redes (des)conexas de intervenção local na violência infanto-juvenil. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 18, n. 1, p. 183–205, 2013. DOI: 10.5433/2176-6665.2013v18n1p183. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/16809. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

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