O problema da objetividade e da subjetividade nas teorias sociais clássicas e contemporâneas: um debate necessário
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1996v1n2p21Palavras-chave:
Objetividade, Subjetividade, Teoria sociológicaResumo
Este artigo pretende discutir o problema da objetividade e subjetividade a partir dos teóricos clássicos Marx, Durkheim, Weber e do teórico contemporâneo P. Bourdieu, indicando pontos de divergência e convergência compreendidos no interior do conteúdo conceitual de cada referencial teórico específico, bem como, as contribuições de cada um ao debate "objetivismo e subjetivismo".Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Maria C. A Questão da "alienação" Podemos perceber que as reflexões de em Kar1 Marx-exemplo da obra de arte (sugestões para Bourdieu indicam algumas possibilidades para uma um debate). Semina: Ciências Sociais/Humanas, prática de pesquisa sociológica capaz de apreender v.12, n.3, p.119-123, set. 1991.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, social, a partir das práticas concretas dos agentes, 1989.
BOURDIEU, Pierre. A Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1982. DURKHEIM, E. Lições de Sociologia. A moral, o direito e o Estado. São Paulo: T. Queiroz, EDUSP, 1983.
GOLDMAN, L. Ciências Humanas e Filosofia: o que Sociologia? 2_ Trad. Lupe Cotrim Garaude e José Arthur Giannotti. São Paulo: Difusão Européia, 1970.
MARX, K. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.. MARX, K. A Ideologia Alemã. São Paulo: Grijalbo, 1977.
MICELI, Sérgio. A força do sentido. IN: Bourdieu, P. A microrealidade ou do cotidiano, ganham relevância, economia das trocas simbólicas. (Introdução), São Paulo: Perspectiva, 1982.
WEBER, M. A "objetividade " do conhecimento nas Ciências Sociais. IN: COHN, G. (org.). Weber: Sociologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.