Notas sobre a presença Guarani no estado do Paraná: elementos de cosmologia e história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1999v4n1p33Palavras-chave:
Guarani, Ñandéva, Kayová, Mbyá, Terra sem mal, TerritórioResumo
Diante da ausência de uma visão de conjunto sobre os grupos Guarani presentes no Estado do Paraná, e através da sistematização de trabalhos etnográficos, sociológicos e históricos, assim como da utilização de fontes documentais, este trabalho procura construir uma visão mais coesa sobre a presença dos grupos desta etnia presentes no território que atualmente compõe o Estado do Paraná, procurando articular sua cosmologia com a sua história.Downloads
Referências
BOUTIN, L. Colônias indígenas na província do Paraná. Boletim do Instituto Histórico Geográfico e Etnográfico Paranaense, Curitiba, v. 36, 1979.
CEDI-CENTRO DE ESTUDOS E DOCUMENTAÇÃO INDÍGENA. Povos indígenas no Brasil 1991-1995. São Paulo: Instituto Sócio Ambiental, 1996.
CLASTRES, Heléne. Terra sem mal: o profetismo tupi-guarani. São Paulo: Brasiliense, 1978.
DOOLEY, Robert A. Breve relatório de visita aos iíandéva guarani no norte do Paraná. Brasília: Summer Institute of Lingüistics, 1990.
DOOLEY, Robert A. Apontamentos preliminares sobre iíandéva guarani contemporâneo. Brasília: Summer Institute of Linguistics, 1991. (Arquivo Lingüístico).
ELLIOT, J.H. A errugração dos cayuaz. Revista do Instituto Histórico e Geográphico do Brasil, Rio de Janeiro, n. 19, p 434-474, 1856.
FUNAI-FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO. OS povos indígenas do Paraná. Curitiba, 1997.
GARLET, I.J. Mobilidade mbyá: história e significação. 1997. Dissertação (Mestrado em História Ibero-Americana) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.
LADEIRA, Maria Inês. Espaço mbya entre as águas ou o caminho aos céus: os índios guarani e as ilhas do Paraná. [s.l.]: Centro de Trabalho Indígena-CTI, 1990.
LADEIRA, Maria Inês. O caminhar sob a luz: o tenitório mbya à beira do oceano. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
LADEIRA, Maria Inês. Os guarani na mata atlântica. In: CEDI-CENTRO DE ESTUDOS E DOCUMENTAÇÃO INDÍGENA. Povos indígenas no Brasil 1991-1995. São Paulo: Instituto Sócio-Ambiental, 1996. p. 773-776.
LOMBARDI, José C.; NAKAMURA, Miguel. Organização social da produção dos índios kaingang e guarani de Mangueirinha: uma contribuição à discussão da problemática agrária. Limeira: Instituto Superior de Ciências Aplicadas-Depto. de Ciências Humanas, 1981.
MARTINEZ, N.D. La rrugration mbya (guarani). Dédalo, São Paulo, USP, n. 24, p. 148-167, 1985.
MARTINS, J. de S. Não há terra para plantar neste verão: o cerco das terras indígenas e das terras de trabalho no renascimento político do campo. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 36.
MELIÀ, Bartolomeu. El guarani conquistado y reducido: ensayos de etno historia. Biblioteca Paraguaya de Antropologia. Asunción: Centro de Estudios Antropológicos de la Universidad Católica, 1993. v. 5
MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.
MOTA, Lúcio Tadeu. As guerras dos índios kilingáng: a história épica dos índios kaingáng no Paraná (1769-1924). Maringá: UEM, 1994.
NIMUENDAJÚ, Curto As lendas da criação e destruição do mundo como fundamento da religião dos apapocuva-guarani. São Paulo: HUCITEC/ EDUSP, 1987.
NOELLI, Francisco Silva. A destruição dos carijó-guarani no litoral sul brasileiro. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL. Anais... [s.l.] [199-].
PIRES, Maria Lígia Moura. Guarani e kilingáng no Paraná: um estudo de relações intertribais. Brasília, 1975. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 1975.
RAMOS, Alcida R. Sociedades indígenas. São Paulo: Ática, 1986.
ROCHA, Elaine Pereira. Avá-guarani presente!!! Xanxerê: CIMI-CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO-Regional Sul, 1991.
ROCHA, Elaine Pereira. Canal de desvio: um estudo da experiência de agricultores e índios no confronto com a Itaipu Binacional. 1996. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.
RODRIGUES, Ayron D. A língua dos índios xetá como dialeto guarani. Cadernos de Estudos Linguísticos, São Paulo, n. 1, 1978.
RODRIGUES, Ayron D. Línguas brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Loyola, 1984.
ROSA, Marcelo Caetano de Cemev. As parcialidades guarani no Paraná: elementos de cosmologia e história. Londrina, 1997. Monografia (Especialização em Sociologia e Sociologia da Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 1997.
ROSSATO, Márcia. Semana do índio. Curitiba: FUNAUSUER-I a Região, 1987.
SCHADEN, Egon. Aspectos fundamentais da cultura guarani. São Paulo: DIFEL, 1962.
SEEGER, Anthony; CASTRO, Eduardo B.V. Terràs e tenitórios indígenas no Brasil. Encontros Com a Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, n. 12, 1978.
TOMMASINO, Kimiye. A história dos kaingáng da bacia do tibagi: uma sociedade Jê meridional em movimento. São Paulo, 1995. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.
WACHOWICZ, Ruy Christovam. História do Paraná. 6. ed. Curitiba: Vicentina, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1999 Marcelo Caetano de Cernev Rosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























