O impacto do capitalismo no processo de trabalho e no papel do estado
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1999v4n2p51Palavras-chave:
Estado, Mercado, Neoliberalismo, Acumulação flexívelResumo
O texto expõe as idéias de autores como David Harvey, Adam Schaff, José Paulo Netto, Perry Anderson e Goran Therborn, procurando evidenciar as formas pelas quais o capitalismo tem se desenvolvido, levando em conta que as transformações ocorridas no processo de trabalho e no papel do Estado estão contextualizadas com as mudanças econômicas, políticas e sociais.Downloads
Referências
DRALLIE, S.; HENRIQUE, W. Welfare State, crise e gestão da crise: um balanço da literatura internacional. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 3, n. 6, p. 53-77, fev. 1988.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola: 1993.
MARTINS, Vera Lúcia. O impacto das transformações do capitalismo no processo de trabalho e no papel do estado. 1997. Monografia (Especialização em Sociologia) - Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, 1997.
NETID, José Paulo. Capitalismo monopolista e serviço social. São Paulo: Cortez, 1996.
SCHAFF, Adam. A sociedade informática. São Paulo: Brasiliense, 1991.
THERBORN, Ghran. A crise e o futuro do capitalismo. In: SADER, E. (org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 39-61.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1999 Vera Lúcia Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























