Educação de meninos e meninas de rua em Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2001v6n1p197Palavras-chave:
Criança, Adolescente, Educação, Exclusão socialResumo
O texto aborda a história do atendimento às crianças e adolescentes pobres no Brasil e em Londrina. Descreve o contexto social da cidade e analisa a atuação do poder público municipal junto aos meninos de rua nas gestões 1993-1996 e 1997-2000, apontando semelhanças e diferenças na maneira de conceber e conduzir o trabalho. Prioriza o olhar dos próprios meninos sobre os programas e projetos a eles destinados, concluindo que os mesmos não atendem às necessidades dessa população porque, objetivamente, buscam atender aos interesses políticos, econômicos e sociais dominantes. Avalia, ainda, que os métodos libertários propostos por educadores como Paulo Freire, Cesare La Rocca, Antonio Carlos Gomes da Costa, entre outros, são os que mais se aproximam da realidade e, conseqüentemente, das soluções efetivas para o problema social em questão.Downloads
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