Forjando nuestras democracias: entre Richard Rorty y Vladimiro Montesinos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2001v6n1p9Palavras-chave:
Democracia, Regime político peruano, FujimoriResumo
O artigo procura explicar a histórica recente do Peru, num exercício em que seja possível extrair lições sobre o modo como vêm sendo (ou não vem sendo) forjadas as democracias latino-americanas. O texto traça um paralelo entre as idéias desenvolvidas por Richard Rorty no livro recentemente publicado, Forjar nuestro país. El pensamiento de izquierdas en los Estados Unidos del siglo XX, e os acontecimentos do Peru de Fujimori e Montesinos. Se, conforme acredita Rorty, "o orgulho nacional é para os países o que a auto-estima é para os indivíduos...", como seria possível narrar uma história na qual aparecem poucos motivos com que se possa orgulhar? Procurando escapar do fatalismo e do sarcasmo, o texto procura mostrar que a trajetória política de Montesinos é, simbolicamente, um resumo do processo de decomposição da democracia peruana. Em segundo lugar, analisa os movimentos da esquerda política e fala do apoio que o regime recebeu dentro e fora do país, apoio que em grande medida se fundamentou na ilusão da estabilidade política. Finalmente, afirma, tal como Rorty, que para forjar democracias é necessário que nos comprometamos resolutamente com a defesa do Estado de Direito.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Miguel Giusti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























