Rádio e renovação política em eleição majoritária: a vitória eleitoral de prefeito/radialista em Ponta Grossa
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2002v7n1p29Palavras-chave:
Eleições, Neopopulismo, Elites políticas, Poder localResumo
O interesse pelo estudo dos efeitos da comunicação de massa nas sociedades contemporâneas, em especial nos processos eleitorais, vem crescendo. Tem sido comum a constatação da existência de um relacionamento de interdependência entre a propagação do discurso político através dos meios de comunicação de massa e o fenômeno do populismo político. O presente trabalho analisa a importância do Rádio para a eleição de prefeito de um radialista/político na cidade de Ponta Grossa. O estudo das características das elites políticas locais, dos efeitos das políticas públicas implantadas e das crises conjunturais pelas quais passaram os eleitores dessa cidade, é possível identificar a origem da aceitação do discurso neopopulista. Sendo assim, pode-se dizer que o fenômeno radialista/político não nasce nas ondas do rádio, mas através delas consegue propagar a idéia mudancista.Downloads
Referências
HALEBSKI, Sundor. Sociedade de Massa e Conflito Político. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1978.
HAM, Cristopher; HILL, Michael. The Policy Process in the Modern Capitalist State. 2. ed. Londres: Harvester Wheatsheaf, 1993.
IBGE. Censo Demográfico 1950-2000. Rio de Janeiro, 2000.
IBGE. Pesquisa nacional por amostragem domiciliar. Ponta Grossa, 1996.
INCISA, Ludovico. Dicionário de Política. 11. ed. Brasília: UNB, 1998.
IPARDES. Perfil econômico dos Municípios do Paraná. Curitiba, 1998.
JIMENEZ, Alfredo Ramos. Las Formas Modernas de la Política: estudio sobre la democratización de América Latina. Mérida: Centro de Investigaciones de Política Comparada, 1997.
MANIN, Bernard. As metamorfoses do governo representativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 10, n. 29, p. 5-34, 1995.
NGELL. Alan. Populismo e mudança política: o caso da Colômbia. In: TABAK, Fanny (org.) Ideologias - Populislll o. Ri o de Jane iro: Editora Eldorado, 1973.
SILVA, Maurício F. Quem me elegeu foi o rádio. São Paulo: Ed. Olho d' Água, 2000.
TELLA Di, Torcuato. Populismo e Reforma Na América. In: CARDOSO. Fernando Henrique; MARTINS, Carlos Esteva m. Política e Sociedade. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1983. v. 1.
WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. 4ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Emerson Urizzi Cervi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























