Violência e segurança cidadã
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n1p117Palavras-chave:
Violência no Brasil, Segurança pública, Cidadania e justiçaResumo
A crise da Segurança Pública no Brasil é algo que afeta os fundamentos do Estado Moderno, constituindo-se na mais séria ameaça à ordem constituída. E quais seriam as causas desse problema? De um lado, analistas defendem que as causas são eminentemente estruturais, de natureza econômica. De outro, há os que defendem a falta de coesão social, as dificuldades decorrentes dos padrões brasileiros de sociabilidade. Embora as duas teorias apresentem aspectos importantes da questão, elas não são suficientes para explicar o grau de crescimento da violência no Brasil nos anos recentes. Em face dessa dificuldade é necessário repensar a própria formulação do problema, observando-se o chamado "crime organizado" de uma nova ótica, que leve em conta a natureza do delito e os possíveis ganhos para quem os pratica.Downloads
Referências
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria: forma e poder de um Estado eclético e civil. São Paulo: Abril, 1974.
RELATÓRIO do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Lisboa: Trinova, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Maria Tereza Sadek

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























