O discurso e a memória do dizer: o lugar da interpretação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n2p119Palavras-chave:
Análise de discurso, Sentidos, SilêncioResumo
Análise do Discurso (AD) nos termos propostos por Michel Pêcheux tem como projeto fundamental o de estabelecer o processo discursivo como um produto material de relações internas e externas, isto é, a base lingüística e a determinação ideológica respectivamente. O presente trabalho tem o objetivo de mostrar como a problemática da determinação do sentido e da constituição ideológica do sujeito na linguagem é tratada pela AD na tentativa de construir uma metodologia de análise que aborda a prática discursiva num âmbito interdisciplinar.Downloads
Referências
BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas: UNICAMP, 1991.
BRANDÃO, H. H. N. Subjetividade, argumentação, polifonia: a propaganda da Petrobrás. São Paulo: UNESP, 1998.
CHEUX, M; FUCHS, C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectiva. In: GADET, T.; HAK, T. (org.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêchex. Campinas: UNICAMP, 1997.
CHEUX, M; FUCHS, C. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1997b.
CHEUX, M; FUCHS, C. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: UNICAMP, 1997a.
DUCROT, O. Nota sobre a pressuposição e o sentido literal. In: HENRY, Paul. A ferramenta imperfeita: língua, sujeito e discurso. Campinas: UNICAMP, 1992.
GUIMARÃES, E. Independência e morte. In: ORLANDI, E. P. (org.). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993.
GUIMARÃES, E. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Pontes, 1995.
HENRY, P. Os fundamentos teóricos da "Análise automática do discurso" de Michel Pêcheux. In: GADET, T.; HAK, T. (org.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: UNICAMP, 1992.
MARIANI, B. O PCB e a imprensa: os comunistas no imaginário dos jornais (1922-1989). Campinas: UNICAMP, 1998.
ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: UNICAMP, 1997.
ORLANDI, E. P. Discurso fundador: a formação, do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993.
ORLANDI, E. P. Efeitos do verbal sobre o não verbal. In: Magalhães, I. (org.) As múltiplas faces da linguagem. Brasília: Ed. UNB, 1996.
PÊCHEUX, M. A análise de discurso: três épocas (1983). In: GADET, T.; HAK, T. (org.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêchex. Campinas: UNICAMP, 1997.
POSSENTI, S. O sujeito fora do arquivo. In: MAGALHÃES, Izabel (org.). As múltiplas faces da linguagem. Brasília: UNB, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Ivanir Guidini Bana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























