Reflexões sobre o biopsicossocial curricular
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n2p249Palavras-chave:
Currículo PBL, Biopsicossocial, Multidisciplinar, InterdisciplinarResumo
Nos últimos anos, em algumas universidades brasileiras foram implantadas novas formas curriculares de medicina, com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL em inglês). Na Universidade de Londrina o currículo ABP foi implantado em 1998 e tem a expressão Biopsicossocial como norteadora. No entanto, desde o início esta expressão foi usada como a soma do Biológico, do Psicológico e do Social, como dimensões do ser humano. E o currículo sempre teve a pretensão de ser multi/interdisciplinar. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa em diversos autores com o objetivo de deslindar o que se poderia entender por Biopsicossocial. Conclui que é uma posição epistemológica diferente das tradicionais, com outro caráter do que é ensinar e aprender medicina e outras dimensões do trabalho médico.Downloads
Referências
CAPRA, E. Sabedoria Incomum. São Paulo: Cultrix, 1995.
CAPRA, F.A Teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1996. p. 39-47.
DAMÁSIO, ANTONIO R. O Erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
DAMÁSIO, ANTONIO R. O Mistério da Consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
KUBLER-Ross, E. A Roda da Vida. São Paulo: Sextante, 1998.
MORIN, EDGAR. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 176.
SACKS, OUVER. Um Antropólogo em Marte. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SACKS, OUVER.A Ilha dos Daltônicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.