Tocqueville estado e participação política
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n2p85Palavras-chave:
Estado, Poder político, Comportamento político, Participação políticaResumo
O artigo tem o propósito de analisar como Alexis de Tocqueville fundamenta o poder político -"monopólio legítimo do uso da força física" - e como ele explica a participação dos cidadãos nas decisões políticas. O estudo pôde revelar que, aos olhos de Tocqueville, o poder político - no caso americano - nasceu de um pacto social celebrado entre os anglo-americanos, em inícios do século XVII, com o propósito de promover o bem geral das colônias inglesas e que a participação dos cidadãos na vida política é resultado de uma confluência de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais e geográficos.Downloads
Referências
ENGELS, FRIEDRICH. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
JEAN-JACQUES, Rousseau. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Nova Cultural, 1999. v. 2, p. 99.
MARX, Karl; ENGEI.S, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1987.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich Manifesto do partido comunista. In.: USICI, Harold. O manifesto comunista de Marx e Engels. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p. 133.
THOMAS, Hobbes. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. São Paulo: Abril Cultural, 1999. p. 109.
TOCQUEVILLE, A. A democracia na América. Cia Editora Nacional: São Paulo, 1969.
TOCQUEVILLE, A. O antigo regime e a revolução. Editora da Unb, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 José Otacílio da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























