A experiência Religiosa como prática terapêutica: estudo de caso de um terreiro de Umbanda com Santo Daime
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2006v11n2p45Palabras clave:
Práticas terapêuticas alternativas, Cura, Umbanda, Santo DaimeResumen
Este trabalho consiste no estudo de caso de um terreiro de Umbanda, localizado no Rio de Janeiro, onde se constata a união com a religião do Santo Daime. Este terreiro possui características peculiares que, por um lado, comprovam a visão geral que se tem da Umbanda como sendo um sistema religioso sincrético, maleável e inclusivo. Por outro lado, reflete a visão de mundo de um grupo de indivíduos pertencentes, em sua grande maioria, às camadas médias intelectualizadas do Rio de Janeiro. O objetivo do trabalho foi buscar o sentido da experiência religiosa não-convencional presente nos rituais da Umbanda e do Santo Daime. Constatou-se que a procura por estas práticas simbólico-religiosas, na maior parte dos casos, está inserida em uma busca de autoconhecimento que inclui diferentes práticas terapêuticas alternativas.Descargas
Citas
AUGRAS, Monique. A construção simbólica do corpo no Candomblé do Rio de Janeiro. In: CICLO DE ESTUDOS SOBRE O IMAGINÁRIO, Simbolismo nas Religiões, 4.,1986, Recife. Anais... Recife: Centro de Pesquisas sobre o Imaginário da Fundação Joaquim Nabuco, 1986.
BARROS, José Flávio Pessoa de; TEIXEIRA, Maria Lina Leão. O código do corpo: inscrições e marcas dos orixás. In: SEMINÁRIO DO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UER, 1989, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 1989.
BASTIDE, Roger. As religiões Africanas no Brasil. São Paulo: Livraria Pioneira, 1985.
BIRMAN, Patrícia. O que é a Umbanda. São Paulo: Abril Cultural: Brasiliense, 1985. (Coleção Primeiros Passos, 34).
BROWN, Diana. Uma história da Umbanda no Rio. In: BROWN, Diana Umbanda e Política. Rio de Janeiro: ISER, 1985.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. O mundo invisível. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
COUTO, Fernando de La Rocque. Santos e Xamãs: estudo do uso ritualizado da ayahuasca por caboclos da Amazônia e, em particular, no que concerne sua utilização sócio-terapêutica na doutrina do Santo Daime. 1988. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 1988.
COSTA, Jurandir Freire. A crença na psicanálise. Revista Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 4-29, 1984.
DA MATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. São Paulo: Perspectiva, 1976.
FERNANDES, Vera Fróes. História do povo juramidam: introdução à cultura do Santo Daime. Manaus: SUFRAMA, 1986.
LEWIS, Ioan M. Êxtase religioso: um estudo antropológico da possessão por espírito e do xamanismo. São Paulo: Perspectiva, 1977.
LOYOLA, M Andréa. Médicos e Curandeiros: conflito social e saúde. São Paulo: Difel, 1984.
LUZ, Madel Therezinha. A arte de curar versus a ciência das crenças. São Paulo: Dynamis, 1996.
MENEZES, Eduardo D. B. de. Novas formas de religiosidade: a crença nas para ciências. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 12., 1988, Águas de São Pedro. Anais... Águas de São Pedro, 1998.
MONTERO, Paula. Da doença à desordem: as práticas mágico-terapêuticas na Umbanda. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
SOARES, Luiz Eduardo. Religioso por natureza: cultura alternativa e misticismo ecológico no Brasil. In: LANDIM, Leilah. (org.). Sinais ckJs Tempos, Tradições Religiosas no Brasil: ISER, 1989.
SOARES, Luiz Eduardo. Santo Daime no contexto da nova consciência religiosa. Rio de Janeiro: ISER, 1990 (mimeo).
VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
VELHO, Yvonne Maggie. Guerra de Orixá: um estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro, Zahal, 1975.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2006 Maria Beatriz Lisboa Guimarães

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























