As contribuições da teoria do reconhecimento no entendimento das lutas sociais de mulheres em condições de extrema pobreza
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2010v15n2p184Palavras-chave:
Teoria do reconhecimento, Lideranças femininas, AssociativismoResumo
A proposta deste artigo é discutir as contribuições da teoria do reconhecimento desenvolvidas por Axel Honneth para o entendimento das lutas sociais nos centros urbanos do Brasil, relacionando a teoria com dados da pesquisa que investigou lideranças femininas em associações de geração de trabalho e renda na cidade de Porto Alegre. O artigo está dividido em três partes: sucinta exposição do modelo relacionando-o aos dados empíricos; discussão de dois pontos centrais do debate: a (re)distribuição e a ausência do político. Por fim, as considerações, destacando a relevância dos escritos e a necessidade de debater com maior profundidade algumas problemáticas.Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em: 13/07/2009.
FERES JUNIOR, João. Contribuição a uma tipologia das formas de desrespeito: para além do modelo hegeliano-republicano. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 45, n. 4, 2002.
FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. ¿Redistribuición o reconocimiento?: un debate politico-filosófico. Madrid: Morata, 2006.
FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? dilemas da justiça na era pós-socialista. In: SOUZA, Jessé (org.). Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: Ed. UnB, 2001. p. 245-28.
HONNETH, Axel. Redistribución como reconocimiento. Respuesta a Nancy Fraser. In: FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. ¿Redistribuición o reconocimiento?: un debate politico-filosófico. Madrid: Morata, 2006. p. 89-148.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: 34, 2003.
HONNETH, Axel. Reconhecimento ou redistribuição? A mudança de perspectivas na ordem moral da sociedade. In: SOUZA, Jessé; MATTOS, Patrícia. Teoria crítica no século XXI. São Paulo: Annablume, 2007. p. 79-94.
MATTOS, Patrícia. O reconhecimento, entre a justiça e a identidade. Lua Nova, São Paulo, n. 63, 2004.
PINTO, Céli Regina. Jardim. Nota sobre a controvérsia Fraser-Honneth informada pelo cenário brasileiro, Lua Nova, São Paulo, n. 74, p. 35-58, 2008.
SAAVEDRA, Giovani Agostini. A teoria crítica de Axel Honneth. In: SOUZA, Jessé; MATTOS, Patrícia. Teoria crítica no século XXI. São Paulo: Annablume, 2007. p. 95-112.
SILVA, Josué Pereira. Teoria crítica na modernidade tardia: sobre a relação entre redistribuição e reconhecimento. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS: GT25 Teoria Social e Multiplicidade da Modernidade, 29., 2005, Caxambu. Anais... Caxambu, 2005. CD-ROM.
VIDAL, Dominique. A linguagem do respeito: a experiência brasileira e o sentido da cidadania nas democracias modernas. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 46, n. 2, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.