Religião e metáfora social: a semana santa como memória e encenação da hierarquia em Mariana- MG
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n2p285Palavras-chave:
Cidade, Fenômeno religioso, Hierarquia socialResumo
Neste trabalho, recupero a perspectiva de análise durkheimiana, que vê o fenômeno religioso tanto como uma projeção das relações sociais quanto uma fonte normativa para a sociedade. Mais especificamente, pretendo descrever, através da etnografia da Sexta-Feira Santa, a forma como a hierarquia e as disputas por poder vividas pela cidade mineira de Mariana são projetadas em sua vida religiosa. Para esse intento, baseei-me em um leque amplo de pesquisa, que contou com trabalho de campo, documental e entrevistas, através dos quais observei de que forma, a partir de um intenso processo de urbanização ocorrido dentre as décadas de 1970-1980, a cidade viu seu cenário marcado por uma contundente polarização sócio-espacial, envolvendo a população já estabelecida e o contingente recém-chegado. Em meu entendimento, essa polarização incidiu de forma crucial na vida religiosa da cidade, sendo a religião não só uma projeção desse contexto, mas lugar privilegiado onde se encenam e re-atualizam as disputas de poder e dilemas dessa sociedade.Downloads
Referências
ALEXANDER, Jefrey. O novo movimento teórico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 5-28, jun. 1987.
ALMEIDA, Carla Maria C. Minas Gerais de 1750 a 1850: bases da economia e tentativa de periodização. Revista de História, Mariana, n. 5, p. 88-111, 1995.
AZZI, Riolando. Catolicismo popular no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1978.
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
BAUMAN, Z. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
BAUMAN, Z. Comunidade - A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
BELLAH, Robert. The Broken Covenant: American civil religion in time of trial. Chicago: The University of Chicago Press, 1984.
BERGER. Peter. O Dossel Sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 1985.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
BOURDIEU, Pierre. Efeitos de lugar. In: BOURDIEU, Pierre (org.). Miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1998, p.159-166.
BOVO, Luís Sartorelli. Mariana: berço de varões ilustres. Coleção Evocando fatos e homens, São Paulo, v. 2, (SE), 1976.
BURTON, Richard Francis. Viagem do Rio de Janeiro a Morro Velho. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, (Reconquista do Brasil, 36), 1975.
BRUCE, Steve. The supply-side model of religion: the Nordic and Baltic States. Journal for the scientific study of religion, Provo, v. 39, p. 32-46, 2000.
BRUCE, Steve. Les limites du "marché religieux". Social Compass, Louvain-La-Neuve, v. 53, n. 1, p. 33-58, 2006.
CAMÊLLO, Roque J. O. (org). 16 de Julho: o dia de Minas. Discursos,
pronunciamentos, ensaios, crônicas e poemas sobre a data constitucional mineira. Belo Horizonte: Editora Lemi, 1991.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas poderes oblíquos: estratégias para se entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1998.
CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed UFRJ, 2001.
CANCLINI, Nestor Garcia. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003.
CIPRIANI, Roberto. De la religion diffuse à la religion des valeurs. Social Compass, Louvain-La-Neuve, v. 40, n. 1, p. 91-100, 1993.
DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes. 2003.
DAMATTA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
FISCHER, Mônica. Mariana: os dilemas da preservação histórica num contexto social adverso. 1993. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1993.
FONSECA, Cláudia Damasceno. Mariana: gênese e transformação de uma paisagem cultural. 1995. Dissertação (Mestrado em Geografia Urbana) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1995.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Relatório para a preservação dos centros históricos de Ouro Preto e Mariana, 1978.
GIDDENS, Antony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
GRACINO JÚNIOR, Paulo. Visões da cidade: memória, poder e preservação em Mariana. Revista Vivência, Natal, v. 28, p. 179-199, 2005.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaux de la mémoire. Paris: Albin Michel, 1994.
HALL, Stuart. Quem Precisa da Identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença. Perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: PD &A Editora, 2001.
HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras e híbridos: palavras-chave para a Antropologia transnacional. Mana, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 07-39, 1997.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. La religion pour mémoire. Paris: Cerf, 1993.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. Representam os surtos emocionais contemporâneos o fim da secularização ou o religião? Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 31-48, 1997.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido : a religião em movimento. Lisboa: Gradiva, 2005a.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. Catolicismo: a configuração da memória. Rever, São Paulo, n. 2, 2005b.
HERVIEU-LÉGER, Danièle; WILLAIME, Jean-Paul. Sociologies et religion: approches classiques. Paris: PUF, 2001.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo de 1970.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo de 1980.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo de 1990.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo de 2000.
JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. São Paulo: Forense, 1995.
LEFEBVRE, Henry. O direito à cidade. São Paulo: Editora Moraes, 1991.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Lisboa: Gradiva, 1989.
LUKES, STEVE. Émile Durkheim. Madrid: Editora C.I.S, 1984.
MARTELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna: entre a secularização e a dessecularização. São Paulo: Paulinas, 1995.
MAUSS, Marcel. Ensaios sobre a dádiva. Forma e Razão das trocas nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU, 1974.
NÚCLEO DE ESTUDOS APLICADOS E SÓCIO-POLÍTICOS COMPARADOS (NEASPOC-UFOP). Assessoria Popular de Mariana, 2000.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. História e Cultura. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.
ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos A. (org.), Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997.
PACE, Enzo. Salvation Goods, the Gift Economy and Charismatic Concern. Social Compass, Louvain-La-Neuve, v. 53, n. 1, p. 49-64, 2006. Disponível em: http://scp.sagepub.com/cgi/content/abstract/53/1/49 Acesso em: 4 jun. 2008.
PARSONS, Talcott. O sistema das sociedades modernas. São Paulo: Pioneira, 1974.
PEIXOTO, Paulo. "Porto Feliz": patrimônio em segurança. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, v. 11, n. 23, p. 145-161, 2005.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, CPDOC n. 3, p. 3-13, 1989.
SAHLINS, Marshall. O pessimismo sentimental e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um objeto em extinção (Parte I). Mana, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 41-73, 1997.
VILAÇA, Helena. Imigração, etnicidade e religião: o papel das comunidades religiosas na integração dos imigrantes da Europa do Leste. Lisboa: ACIDI, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Paulo Gracino Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























