Derrubar e erguer estátuas e monumentos: memória, ancestrais e construção de si em Guadalupe/ Caribe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2020v25n3p562

Palavras-chave:

Caribe francês, Afrodescendentes, História, Memória, Movimentos sociais

Resumo

O artigo apresenta práticas e perspectivas de associações políticas e culturais de Guadalupe/Caribe, em especial o CIPN (Comité International des Peuples Noir), que envolvem a derrubada e construção de estátuas e monumentos, bem como outras performances em torno desses objetos. Os membros dessas associações, definindo-se em sua maioria enquanto afrodescendentes, realizam um trabalho que denominam de autorreparações, ações variadas que visam, diante do contínuo histórico de extermínio, violência, submissão e assimilação ao qual seus antepassados e eles próprios estão submetidos, encontrarem-se, redescobrirem-se e reconstruírem-se enquanto afro-guadalupenses. Para tal, são aspectos fundamentais o reconhecimento, a reabilitação, a honra, a atualização e o tornar presente os ancestrais, sua história e resistências. O erguimento de estátuas e monumentos, as múltiplas ações e performances em torno deles, bem como a derrubada de objetos relacionados a uma história predominantemente eurocêntrica, fazem parte daqueles processos de reparação e evidenciam outros aspectos da discussão sobre história pública e memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Vitor Renou, Centro Federal de Educação Tecnólogica Celso Suckow da Fonseca -CEFET

Doutorado em Antropologia Social pelo Programa de Pós  Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ). Professora de História do ensino básico, técnico e tecnológico no CEFET-RJ.

Referências

ABENON, Lucien-René; CAUNA, Jacques. Antilles 1789: la Révolution aux Caraïbes. Paris: Nathan, 1989.

ABREU, Martha. Os deuses gregos e o Valongo: um caso exemplar de estátuas fora do lugar. Blog Conversa de Historiadoras, [S. l.], 21 jun. 2020. Disponível em: https://conversadehistoriadoras.com/2020/06/21/dossie-estatuas/. Acesso em: 15 jul. 2020.

ADELAÏDE-MERLANDE, Jacques. A propos de 1802, "date brûlante de l'histoire guadeloupéenne": de DELGRES et quelques autres questions , Revue du CERC, Texas, n. 1, p. 68-81, 1984.

ADELAÏDE-MERLANDE, Jacques. Delgrès: La Guadeloupe en 1802. Paris: Karthala, 1986.

ADELAÏDE-MERLANDE, Jacques. La Caraïbe et la Guyane au temps de la Révolution et de l'Empire, 1789-1804. Paris: Karthala, 1992.

ADELAÏDE-MERLANDE, Jacques. La Guadeloupe, les antilles et la revolution française, itineraires. Pointe-à-Pitre: Office Régional du Patrimoine Guadeloupéen, 1991.

ADELAÏDE-MERLANDE, Jacques; BÉLÉNUS, Rene; RÉGENT, Frédéric. La Rébellion de la Guadeloupe, 1801-1802. Gourbeyre: Société d’Histoire de la Guadeloupe, 2002.

ANDUSE, Roland. Joseph Ignace, le premier rebelle: 1802, la revolution antiesclavagiste guadeloupéenne. Pointe à Pitre: Editions Jasor, 1989.

ANNEZER, Jean-Claude; BGOT, Danielle. L’univers magico-religieux : l’exemple de la Guadeloupe. In: BONNIOL, Jean-Luc (dir.). Historial antillais. Fort-de-France: Dajani-Graphicom, 1980. v. 1.

BALET, Jules. La Guadeloupe: renseignements sur l'histoire, la flore, la faune, la geologie, la mineralogie, l'agriculture, le commerce, l'industrie, la legislation, l'administration. Basse Terre: Imprimerie du Gouvernement, 1895.

BANGOU, Henri. La période révolutionnaire à la Guadeloupe. Pointe à Pitre: Office municipal de la culture, 1979.

BANGOU, Henri. La revolution et l'esclavage à la Guadeloupe: 1789-1802. Paris: Messidor: Editions Sociales, 1989.

BÉBEL-GISLER, Dany. Leonora: the buried story of Guadeloupe. Charlottesville: University of Virginia, 1994.

BÉLÉNUS, René. 6 mai 1802: le général Richepance arrive en Guadeloupe pour y rétablir l'ordre. In: LAMECA (ed). 1802. La rébellion en Guadeloupe. [S. l.: s. n.], 2002a. Disponível em: http://www.lameca.org/dossiers/1802/dates/1802_05_06.htm. Acesso em: 10 jan. 2017.

BÉLÉNUS, René. L'Agitation politique en Guadeloupe entre 1794 et 1802. In: LAMECA (ed.). 1802. La rébellion en Guadeloupe. [S. l.: s. n.], 2002b. Disponível em: http://www.lameca.org/dossiers/1802/articles/agitation.htm. Acesso em: 10 jan. 2017.

BENOÎT, Catherine. Corps, jardins, mémoires: anthropologie du corps et de l'espace à la Guadeloupe. Paris: CNRS Editions, 2000.

BONILLA, Yarimar. Le syndicalisme comme marronage: épistémologies du travail et de l'histoire en Guadeloupe. In: WILLIAM, Jean-Claue, RENO, Fred; ALVAREZ, Fabienne (ed.). Mobilisations sociales aux Antilles: Les événements de 2009 dans tous leurs sens. Paris: Karthala, 2012.

BONILLA, Yarimar. The past is made by walking: labor activism and historical production in Postcolonial Guadeloupe. Cultural Anthropology, Uppsala, v. 26, n. 3, 2011.

BOUGEROL, Christiane. Actualité de la sorcellerie aux Antilles. Cahiers D'études Africaines, Paris, v. 1-2, n. 189-190, 2008.

BOUGEROL, Christiane. Le cumul magico-religieux à la Guadeloupe. Journal de la Société des Américanistes, Nanterre, v. 79, n. 1, 1993.

BOUGEROL, Christiane. Une ethnographie des conflits aux Antilles: Jalousie, commérages, sorcellerie. Paris: PUF, 1997.

BURTON, Richard D. E.; RENO, Fred. (org.). French and West Indian: Martinique, Guadeloupe and French Guiana today. Virginia: University Press of Virginia, 1995.

CARSTEN, Janet (ed.). Ghosts of memory: essays on remembrance and relatedness. Oxford: Blackwell, 2007.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Especialistas comentam derrubadas de monumentos e estátuas pelo mundo. Café História, Rio de Janeiro, 17 jun. 2020. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/especialistas-comentam-derrubada-de-estatuas-pelo-mundo/. Publicado em: 16 jun. 2020. Acesso: 10 de novembro de 2020

CHANSON, Philippe. Le magico-religieux créole comme expression du métissage thérapeutique et culturel aux Antilles françaises. Histoire et Missions Chrétiennes, Paris, v. 4, n. 12, 2009.

CHIVALLON, Christine. L’esclavage, du souvenir à la mémoire: contribution à une anthripologie de la Caraibe. Paris : Karthala-CIRESC, 2012.

CIPN - COMITE INTERNACIONAL DES PEPLES NOIRS. Guadeloupe: CIPN, 2014.

CITRON, Suzanne. Le mythe national: L'histoire de France revisitée. Ivry-sur-Seine: Éditions ouvrières, 2008.

CLEAVER, Ana Julieta Teodoro. Ni vue, ni connue: a construção da nação na Guiana Francesa. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2005.

COSTA, Camilla. Quem foi Joaquim Pereira Marinho, o traficante de escravos que virou estátua na capital mais negra do Brasil. BBC News Brasil, Londres,12 jun. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53013733. Acesso em: 1 ago. 2020.

COURTAUD, Patrice. Le cimetière, comme miroir de l’esclavage : approche archéologique. Le cimetière d’Anse Sainte-Marguerite (Guadeloupe). In Situ. Revue des patrimoines, Paris, n. 20, 2013.

DANQUIN, Léon-Rameaux. Contributions à une étude sur l'insurrection anti-esclavagiste de mai 1802. Basse-Terre: Conseil Départemental de la Guadeloupe, 1882.

DANQUIN, Léon-Rameaux. Delgrès: figure du tragique. Etudes Guadeloupéennes, Basse-Terre, n. 6, 1994.

DOMINGUES, Petrônio. Agenciar raça, reinventar a nação: o movimento pelas reparações no Brasil. Análise Social, Lisboa, n. 227, p. 332-361, 2018.

DUBOIS, Laurent. Les esclaves de la République: l’histoire oubliée de la première émancipation, 1789-1794. Paris: Calmann- Lévy, 1998.

DUBOIS, Laurent. Citoyens et Amis! Esclavage, citoyenneté et République dans les Antilles françaises à l’époque révolutionnaire. Annales. Histoire, Sciences Sociales, vol. 58, n.. 2, p. 281-303, 2003a.

DUBOIS, Laurent. La restauration de l’esclavage à la Guadeloupe, 1802-1802. Cahiers du Brésil Contemporain, n. 53-54, , p. 149-161, 2003b.

DUBOIS, Laurent. Luzes escravizadas: repensando a história intelectual do Atlântico francês. Estudos Afro-asiáticos, v. 26, n. 2, p. 331-354, 2004.

DUBOIS, Laurent. Solitude’s statue: confronting the past in the french caribbean. Outre-Mers, Saint-Denis, v. 94, p. 27–38, 2006.

EMMANUEL, Pierre. Le buste de Victor Schoelcher décapité à Basse-Terre. C’est la vie, Basse-Terre, 24 jul. 2020. Disponível em: https://www.rci.fm/guadeloupe/infos/Faits-divers/Le-buste-de-Victor-Schoelcher-decapite-Basse-Terre. Acesso em: 15 jul. 2020.

GRINBERG, Keila. Isto não é uma estátua. Blog Conversa de historiadoras, [S. l.], 21 jun. 2020. Disponível em: https://conversadehistoriadoras.com/2020/06/21/dossie-estatuas/. Acessado em: 15 jul. 2020.

IZECKSOHN, Vitor. Os monumentos Confederados nos Estados Unidos: memória e política”. Café História, Rio de Janeiro, 11 set. 2017. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/monumentos-confederados/. Acesso em: 10 nov. 2020.

JOLIVET, Marie-José. La construction d’une mémoire historique à la Martinique: du schoelchérisme au marronisme. Cahiers d’Études Africaines, [S. l.], p. 107-108, 1987.

JOLIVET, Marie-José. La démarche comparative dans l'approche des processus identitaires caribéens: contraintes et exigences d'un projet scientifique. In: JOLIVET, Marie-José (ed.). Questions d'identités comparées. Paris: ORSTOM, 1989.

JOLIVET, Marie-José. Mémoire caraibe, mémoire caribéenne et histoire coloniale. In: Ethnologie française, Paris, v. XXXII, n. 4, 2002.

KLUNGEL, Janine. Rape and remembrance in Guadeloupe”. In: ARGENTI, Nicolas; SCHRAMM, Katharina. Remembering violence: anthropological perspectives on intergenerational transmission. New York: Berghahn Books, 2012. Chapter 2.

LACOUR, Auguste (1860) Histoire de la Guadeloupe. Basse-Terre: Société d'histoire de la Guadeloupe, 1979. 4 Tomos.

LARA, Oruno. La Guadeloupe physique, économique, agricole, commerciale, financière, politique et sociale de la découverte à nos jours (1492-1900). Paris: Nouvelle Librairie Universelle, 1921.

LAUMUNO, Marie-Héléna. Et le Gwoka s’est enraciné en Guadeloupe...Chronologie d’un patrimoine culturel immatériel sensible. Point-à-Pitre: Editions Nestor, 2012.

LAUMUNO, Marie-Héléna. Gwoka et politique en Guadeloupe : 1960-2003, 40 ans de constrution du ‘pays’. Paris: L’Harmattan, 2011.

LEIRIS, Michel. Contacts de civilisations en Martinique et en Guadeloupe. Paris: UNESCO-Galimard, 1955.

LIMA, Mônica. Sobre destruição e reconstrução. Blog Conversa de historiadoras, [S. l.], 21 jun. 2020. Disponível em: https://conversadehistoriadoras.com/2020/06/21/dossie-estatuas/. Acesso em: 15 jul. 2020.

MARTIN, Michel Louis; YACOU, Alain. De la Révolution française aux Révolutions créoles et nègres. Paris: Editions Caribéennes, 1989.

MARTIN, Michel Louis; YACOU, Alain. Mourir pour les Antilles: indépendance nègre ou esclavage: 1802-1804. Paris: Editions Caribéennes, 1991.

MATTOS, Hebe (org.). História oral e comunidade: reparações e culturas negras. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

MATTOS, Hebe. O que documenta um monumento? Blog Conversa de Historiadoras, [S. l.], 21 jun. 2020. Disponível em: https://conversadehistoriadoras.com/2020/06/21/dossie-estatuas/. Acesso em: 15 jul. 2020.

MATTOS, Hebe; ABREU, Martha. Remanescentes das comunidades dos Quilombos: memória do cativeiro, patrimônio cultural e direito á reparação. Iberoamericana, Madrid, v. 42, 2011.

MATTOS, Hebe; SCOTT, David. Passados presentes: memória da escravidão e políticas de reparação nas políticas públicas na área de educação no Brasil. Rio de Janeiro: Associação Columbia Global Center Brasil, 2014. Projeto apresentado ao edital E15/2014Cooperação Bilateral FAPERJ.

MOTA, Fábio. Cidadãos em toda parte ou cidadãos à parte?: demandas de direitos e reconhecimento no Brasil e na França. Rio de Janeiro: Consequência, 2014.

MULOT, Stéphanie. "Politiques identitaires et conscience historique dans le carnaval guadeloupéen". Anthrœpotes, Paris, v. 3, n. 2, 1998c.

MULOT, Stéphanie. Histoire d'une éclipse, éclipse de l'histoire. Esclavage et identité culturelle dans le carnaval basse-terrien. Dérades, Revue caribéenne de recherches et d'échanges, Paris, n. 2, 1998b.

MULOT, Stéphanie. La trace des masques: identité guadeloupéenne entre discours et pratiques. Ethnologie Française, Paris, v. XXXIII, n.1, 2003.

MULOT, Stéphanie. Le mythe du viol fondateur aux Antilles françaises. Ethnologie Française, v. 37, 2007.

MULOT, Stéphanie. Les masques de l'identité: expressions culturelles et stratégies identitaires dans le carnaval guadeloupéen. In: MUSEE NATIONAL DES ARTS ET TRADITIONS POPULAIRES. Tropiques métis. Paris: MNATP, 1998a. Catalogue de l'exposition du, Réunion des Musées Nationaux.

NEGRE, Henri. La rebellion à la Guadeloupe: 1801-1802. Paris: Editions Caribéennes, 1987

NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984. Tome 1: La République.

PACHÁ, Paulo; KRAUSE, Thiago. Derrubando estátuas, fazendo história. Revista Época, São Paulo, 19 jun. 2020. Disponível em: https://epoca.globo.com/cultura/artigo-derrubando-estatuas-fazendo-historia-24487372. Acesso em: 15 jul. 2020.

PINTO, Ana Flávia Magalhães. Pela desmonumentalização do racismo em escala global. Blog Conversa de Historiadoras, [S. l.], 21 jun. 2020. Disponível em: https://conversadehistoriadoras.com/2020/06/21/dossie-estatuas/. Acesso em: 15 jul. 2020.

POULLET, Hector. Kenbwa an Gwada: les tout-monde magico-religieux créole. [S. l.]: Caraibeditions, 2013.

POUR NICOLAS Sarkozy, nos ancêtres étaient les Gaulois mais aussi « les tirailleurs musulmans ». Le Monde, Paris, 24 set. 2016. Disponível em: https://www.lemonde.fr/election-presidentielle-2017/article/2016/09/24/pour-nicolas-sarkozy-nos-ancetres-etaient-les-gaulois-mais-aussi-les-tirailleurs-musulmans_5002989_4854003.html. Acesso em: 20 nov. 2020.

PRICE, Richard. (ed.). Marroon societies: rebel slaves communities in the americas. New York: Anchor Books, 1973.

RÉGENT, Frédéric. 21 octobre 1801: les hommes de couleur prennent le pouvoir en Guadeloupe. In: LAMECA (ed.). 1802. La rébellión en Guadeloupe. [S. l.: s. n.], 2002. Disponível em: http://www.lameca.org/dossiers/1802/dates/1801_10_21.htm Acesso em: 10 jan. 2017.

RÉGENT, Frédéric. Esclavage, métissage, liberté. La Révolution française en Guadeloupe (1789-1802). Paris: Grasset, 2004.

RÉGENT, Frédéric. La France et ses esclaves, de la colonisation aux abolitions, 1620-1848. Paris: Fayard-Pluriel, 2012.

REINHARDT, Catherine A. Claims to Memory: beyond slavery and emancipation in the french Caribbean. New York: Berghahn Books, 2006.
RENOU, Mariana. Associações políticas e culturais nas ilhas de Guadaloupe: lembranças do passado, reparações e construção de si. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2017.

SAILLANT, Francine. Reconhecimento e reparações: o exemplo do movimento negro no Brasil. In: MATTOS, Hebe (org.). História oral e comunidade: reparações e culturas negras. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

SAINT-RUF, Germain. L'épopée Delgrès: la Guadeloupe sous la Révolution française: 1789-1802. Paris: L'Harmattan, 1977.

SCHNAKENBOURG, Christian. 1802, questions sur une date brûlante de l’histoire guadeloupéenne. In: Centre Universitaire Antilles-Guyane, 1982, Guyane. Annales [...].Guyane: Centre Universitaire Antilles-Guyane, 1982.

TROUILLOT, Michel-Rolph. Abortive rituals: historical apologies in the global era. Interventions, v. 2, n. 2, 2000.

TROUILLOT, Michel-Rolph. Silencing the past: power and the production of history. Boston: Beacon Press, 1995.

VOUKOUM. Dékatman – Mas. Revista Voukoum (Mouvman Kiltirèl Gwadaloup), v. único, 2014. Disponível em: https://www.voukoum.com/copie-de-dekatman-2015-1.

XAVIER, Giovana. “Estátuas, inadequações e o poder das “alternativas” Blog Blog Conversa de Historiadoras, [S. l.], 21 jun. 2020. Disponível em: https://conversadehistoriadoras.com/2020/06/21/dossie-estatuas/. Acesso em: 15 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

RENOU, Mariana Vitor. Derrubar e erguer estátuas e monumentos: memória, ancestrais e construção de si em Guadalupe/ Caribe. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 25, n. 3, p. 562–582, 2020. DOI: 10.5433/2176-6665.2020v25n3p562. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/41299. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.