Entrevista com Renato Lessa: ciência política e democracia no Brasil contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2018v23n2p290Palavras-chave:
Democracia, Ciência política, InterpretaçõesResumo
Estivemos na PUC-Rio, no dia quinze de agosto de 2018, para conduzir esta entrevista com nosso estimado professor de filosofia política. Foi, para nós, uma forma de coroar os trabalhos no dossiê “Interpretações do Brasil contemporâneo” da Revista Mediações. O entrevistado, Renato Lessa, dispensa maiores apresentações. Cumpre apenas mencionar, em síntese, que Lessa hoje é professor de filosofia política do Departamento de Direito da PUC-Rio. Além de professor titular aposentado pela UFF, Lessa foi professor titular de filosofia política do antigo IUPERJ por quase vinte anos e, mais recentemente, foi Presidente da Biblioteca Nacional, entre 2013 e 2016. Autor de extensa obra, Lessa é agudo observador do passado e do presente da vida política do país, assim como da história das ciências sociais e, em particular, da ciência política entre nós. Em meio ao turbilhão de uma conjuntura pré-eleitoral especialmente tensa, a entrevista não chega a transcender o contexto imediato, o que seria indesejável; antes, busca um ponto de observação, talvez menos imediatista, de onde se possam situar os limites que se impõem ao cientista político e as virtualidades inscritas em sua atividade. Ademais disso, trata-se de interpretar as tormentas que hoje assombram a todos os que lutam pela democracia nesse “desabamento de tempos distintos” que é o Brasil contemporâneo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Jorge Chaloub, Pedro Luiz Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.