Adeus ao trabalho e aos sindicatos ou aperdadacentralidade do trabalho em Alain Touraine
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2008v13n1/2p74Palavras-chave:
Trabalho, Proletariado, SindicalismoResumo
É extenso e diverso o volume de artigos e livros que se debruçam sobre a temática do fim do trabalho. O artigo aqui apresentado busca, através da leitura de Alain Touraine, demonstrar que o debate, apesar de apresentado como recente,está colocado, na realidade, em suas linhas gerais, já no final dos anos 1960. É preocupação igualmente do artigo atentar para como o debate sobre o fim do trabalho encaminha a discussão para o plano do empírico imediato, distanciando, assim, a reflexão, da devida análise ontológica que deve revestir a apreensão da categoria trabalho. Por fim, o artigo busca apreender, também, como no debate tourainiano do fim do trabalho vem embutida uma leitura sobre a crise do sindicalismo ou a perda da centralidade do movimento sindical no capitalismo contemporâneo.Downloads
Referências
DE MASI, Domenico. O Futuro do Trabalho. São Paulo: José Olympio, 2004.
GORZ, André. Adeus ao Proletariado. São Paulo: Ed. Forense, 1981.Forense, 1981.
MARX, Karl. Tesis Sobre Feuerbach. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras Escogidas, Tomo I. Moscú: Editorial Progreso, 1974.
NEGRI, Antonio. Multidão: guerra e democracia na era do império. Rio de Janeiro: Record, 2005.
SILVER, Beverly. Força do Trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.
TOURAINE, Alain. La Société Post-Índustrièlle. Paris : Denoël/Gonthier 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Ariovaldo de Oliveira Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























