Adeus ao trabalho e aos sindicatos ou aperdadacentralidade do trabalho em Alain Touraine
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2008v13n1/2p74Palavras-chave:
Trabalho, Proletariado, SindicalismoResumo
É extenso e diverso o volume de artigos e livros que se debruçam sobre a temática do fim do trabalho. O artigo aqui apresentado busca, através da leitura de Alain Touraine, demonstrar que o debate, apesar de apresentado como recente,está colocado, na realidade, em suas linhas gerais, já no final dos anos 1960. É preocupação igualmente do artigo atentar para como o debate sobre o fim do trabalho encaminha a discussão para o plano do empírico imediato, distanciando, assim, a reflexão, da devida análise ontológica que deve revestir a apreensão da categoria trabalho. Por fim, o artigo busca apreender, também, como no debate tourainiano do fim do trabalho vem embutida uma leitura sobre a crise do sindicalismo ou a perda da centralidade do movimento sindical no capitalismo contemporâneo.Downloads
Referências
DE MASI, Domenico. O Futuro do Trabalho. São Paulo: José Olympio, 2004.
GORZ, André. Adeus ao Proletariado. São Paulo: Ed. Forense, 1981.Forense, 1981.
MARX, Karl. Tesis Sobre Feuerbach. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras Escogidas, Tomo I. Moscú: Editorial Progreso, 1974.
NEGRI, Antonio. Multidão: guerra e democracia na era do império. Rio de Janeiro: Record, 2005.
SILVER, Beverly. Força do Trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.
TOURAINE, Alain. La Société Post-Índustrièlle. Paris : Denoël/Gonthier 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.