Jovens, percursos e atividades arriscadas nas corridas ilegais de carros: o risco como componente identitário

Autores

  • Leila Sollberger Jeolás Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Luiz Antonio de Castro Santos Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2015v20n2p262

Palavras-chave:

Juventudes, Risco, Percursos, “Rachas”

Resumo

Pretende-se trazer algumas reflexões sobre as práticas das corridas ilegais de carros e motos (“rachas”) entre jovens de segmentos populares. O conhecimento transmitido ? “saber-fazer” ? nesse universo abre a esses jovens a possibilidade (precária) de uma atividade ou de um ofício que os potencializa, como indivíduos, grupo ou coletivo, para enfrentar, sobretudo, o desprestígio e a invisibilidade sociais, mas também a instabilidade profissional. No mundo dos motores e da velocidade, dentro dos limites fluidos entre lazer e trabalho, a experiência sensorial intensa potencializa contra as pressões e incertezas do cotidiano. Nas inter-relações de classe, de geração e de gênero, o risco torna-se, em tais práticas, um componente de construção identitária e de reconhecimento, além de poder ser uma forma de ganhar a vida.

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Biografia do Autor

Leila Sollberger Jeolás, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Luiz Antonio de Castro Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Doutor em Sociologia pela Harvard University. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

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Publicado

2015-12-25

Como Citar

JEOLÁS, L. S.; SANTOS, L. A. de C. Jovens, percursos e atividades arriscadas nas corridas ilegais de carros: o risco como componente identitário. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 20, n. 2, p. 262–283, 2015. DOI: 10.5433/2176-6665.2015v20n2p262. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/22766. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê