DIAP: o lobbying do trabalhador no Congresso Nacional
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2005v10n2p219Palabras clave:
Lobbying, Representação de Interesses., Processo Legislativo, Grupos de pressãoResumen
O presente texto teve como objetivo discutir as estratégias de ação utilizadas pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), entidade que se auto intitula o lobby do trabalhador no Congresso Nacional. A história do DIAP está intrinsecamente relacionada ao processo de redemocratização pelo qual o país passou. Avaliamos, assim, a história de sua criação, ressaltando o processo de discussão e a articulação de interesses necessária para sua construção, assim como a estrutura e organização da entidade, seus objetivos, forma de atuação e principalmente as estratégias de ação colocadas em prática a fim de representar os interesses consensuais e majoritários de seus filiados.Descargas
Citas
CARVALHO, Maria do Carmo A. A. Participa-o social no Brasil Hoje. Polis Papers, São Paulo, n. 2, 1998.
DIAP. Quem foi Quem na Constituinte: nas questões de interesse dos trabalhadores/DIAP. São Paulo: Cortez, 1988.
DREIFUSS, Renê Armand. O jogo da direita na Nova República. Petrópolis: Ed. Vozes, 1989.
FIGUEIRA, Archibaldo. Lobby: do fico à UDR. São Paulo: Ed. Sagra, 1987.
GRAZIANO, Gigi. Lobbying, troca e definição de interesses: reflexões sobre o Caso Americano. Dados, Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 317-340, 1994.
GRAZIANO, Luigi. Lobbying and the Public Interest. In: ENCONTRO ANNUAL DA ANPOCS, 20., 1996, Caxambu. Anais... Caxambu, 1996.
MICHILES, Carlos et al. Cidadão Constituinte: a saga das emendas populares. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
SANTOS, Roberto A. O. O Sindicato como grupo de pressão política: o caso dos trabalhadores. In: PRADO, Ney (coord.). Direito Sindical Brasileiro. São Paulo: LTr, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2005 Andréa Cristina de Jesus Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























