FARC-EP: a imagem da guerrilha através de textos redigidos por guerrilheiros
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2005v10n2p91Palavras-chave:
Guerrilha, Violência, CulturaResumo
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia foram fundadas oficialmente em 1964 e o grupo continua ativo até os dias atuais. Para se compreender melhor o seu surgimento, é necessário analisar o contexto colombiano nas décadas anteriores, como o assassinato de Jorge Eliécer Gaitán em 1948 e a onda de violência que tomou conta do país logo em seguida, conhecida como La Violencia, palco do surgimento dos primeiros grupos guerrilheiros do país. A produção cultural dos guerrilheiros aborda desde fatos cotidianos nos acampamentos e povoados até a narrativa de fatos marcantes para o grupo ou a população. Muitos desses textos e poemas têm por finalidade mostrar o lado voluntarista do guerrilheiro, que tem consciência da situação do país e luta para que esse quadro mude, tentando despertar esse mesmo sentimento na população que lê esses versos. Apagar a imagem do guerrilheiro violento e criminoso que os departamentos do governo e a mídia norte-americana tentam transmitir à população é também um dos objetivos presentes nesses textos, muito ricos em significados e simbologias populares.Downloads
Referências
CHOMSKY, Noam. O Que o Tio Sam Realmente Quer. Brasília: UNB, 1996.
FARC-EP. Acuerdos que Non Fueron Tales: La Uribe.
GAITÁN, Jorge E. Los Partidos Políticos en Colombia.
HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Extremos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HOBSBAWM, Eric J. Rebeldes Primitivos: estudos sobre formas Arcaicas de Movimentos Sociais nos séculos XIX e XX. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar , 1978.
LEE III, Renssealer W. Aprovechamiento máximo de las negociaciones sobre drogas en Colombia. Revista Occidental: Estudios Latinoamericanos, v. 9, n. 1, p. 43-66, 1992.
LEE III, Renssealer W. La Conexión Narco-Guerrilla. In: LEE III, Renssealer W . Cocaína, Drogas, el Estado y la Economía.: Tijuana: IICLA, 1992. p. 51-90.
LEONGÓMEZ, Eduardo Pizarro. Marquetalia: el Mito Fundacional de las Farc. 2003.
LOWY, Michael (org.). O Marxismo na América Latina. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1999.
PEARCE, Jenny. The Dirty War. NACLA: Report on the Americas, New York, v. 23, n. 6, p. 22-38, abr. 1990.
PEARCE, Jenny. The Peoples War. NACLA: Report on the Americas, New York, v. 23, n. 6, p. 13-21, abr. 1990.
RODRIGUES, Miguel Urbano. As Promessas de Paz e a Guerra Permanente. Avante! Lisboa, n. 1429, abr. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Júlio César da Silva Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























