A instabilidade democrática na América Latina do século XXI: os casos da Argentina e da Venezuela
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2005v10n2p11Palavras-chave:
Democracia, Instabilidade Democrática, América LatinaResumo
Este artigo se propõe a analisar as causas da instabilidade democrática nas democracias latino-americanas, a partir dos casos da Argentina e Venezuela. Procura verificar como a instabilidade ameaça a consolidação da democracia na América Latina.Downloads
Referências
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (org.). Pós-neoliberalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
BORÓN, Atílio. A sociedade civil depois do dilúvio neoliberal. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (org.). Pós-neoliberalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 63-118.
CARMONA ESTANGA, Pedro. Mi testimonio ante la historia. Caracas: Actum, 2004.
FIORI, José Luis. Os moedeiros falsos. Petrópolis: Vozes, 1997.
IANNI, Octavio. A formação do estado populista na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
LAMOUNIER, Bolívar. Estrutura institucional e governabilidade na década de 90. In: REIS VELLOSO, João Paulo dos (org.). O Brasil e as reformas políticas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1992.
LIJPHART, Arend. Modelos de democracia. Desempenho e padrões de governo em 36 países. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
NOVARO, Marcos (org.). El derrumbe político en el ocaso de la convertibilidad. Buenos Aires: Norma, 2002.
PRZEWORSKI, A.; ALVAREZ, M.; CHEIBUB, J. A.; LIMONGI, F. O que mantém as democracias? Revista Lua Nova, São Paulo, n. 40/41, p. 113-135, 1997.
ROUQUI, Alain. O Estado militar na América Latina. São Paulo: Alfa-omega, 1984
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.