Ka'á Watá, "andar na floresta": caça e território em um grupo Tupi da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2012v17n1p172Palavras-chave:
Território, Caça, Awá-Guajá, Harakwá, WatáResumo
Com base na análise das formas pelas quais o território é concebido e utilizado durante as caçadas em um povo tupi-guarani da Amazônia oriental, os Awá-Guajá, o presente artigo propõe uma primeira análise sobre a concepção de território e mobilidade territorial neste povo. Apresento as noções de harakwá e watá, argumentando que as ações envolvidas na floresta, expressas sobretudo pelas ideias de "andar" e "caçar", são centrais para o entendimento da territorialidade awá-guajá.Downloads
Referências
BALÉE, William. Footprints of the forest: Ka'apor ethnobotany - the historical ecology of plant utilization by an amazonian people. New York: Columbia University Press, 1994.
BIRD-DAVID, Nurit. Beyond the original affluent society: a culturalist reformulation. Current Anthropology, Chicago, v. 33, n. 1, p. 25-47, 1992.
BRIGHTMAN, Robert. The sexual division of foraging labor: biology, taboo, and gender politics. Comparative Studies in Society and History, Cambridge, v. 38, n. 4, p. 687-729, 1996.
CORMIER, Loretta A. Kinship with monkeys: the Guajá foragers of eastern Amazonia. New York: Columbia University Press, 2003.
DESCOLA, Philippe. La selva culta: simbolismo y praxis en la ecologia del los Ashuar. Quito: Abya-Yala, 1998.
DESCOLA, Philippe. As lanças do crepúsculo: relações jívaro na Alta Amazônia. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
DOOLEY, Robert A. Vocabulário do Guarani. Brasília: Summer Institute of Linguistics, 1982.
FAUSTO, Carlos. Inimigos fiéis: história, guerra e xamanismo na Amazônia. São Paulo: EDUSP, 2001.
FORLINE, Louis Carlos. The persistence and cultural transpormation of the Guajá indians: foragers of Maranhão State, Brazil. 1997. Thesis (Doctor in Anthropology) - University of Florida, Miami, 1997.
GALLOIS, Dominique Tilkin. O movimento na cosmologia Waiãpi: criação, expansão e transformação do universo. 1988. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.
GARCIA, Uirá F. Karawara: a caça e o mundo dos Awá-Guajá. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
GOMES, Mércio Pereira. O povo Guajá e as condições reais para sua sobrevivência. In: Povos indígenas no Brasil 1987/88/89/90. In: RICARDO, Carlos Alberto. Povos indígenas no Brasil 1987/88/89/90. São Paulo: Centro Ecumênico de Documentação e Informação - CEDI, 1991. p. 354-369.
HOLMBERG, Allan R. Nomads of the long bow: the Siriono of Eastern Bolivia. New York: The Natural History Press, 1969.
HUXLEY, Francis. Selvagens amáveis: um antropologista entre os índios Urubus do Brasil. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1963.
INGOLD, Tim. The perception of the environment: essays in livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, 2000. In: INGOLD, Tim. Lines: a brief history. London: Routledge, 2007.
JARA, Fabíola. El camino del kumu: ecología y ritual entre los Akuriyó de Surinam. Quito: Abya-Yala, 1996.
LARAIA, Roque. Tupi: índios do Brasil atual. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1986.
LEE, Richard; DALY, Richard. The Cambridge encyclopedia of hunters and gatherers. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
LIMA, Tânia Stolze. O dois e seu múltiplo: reflexões sobre o perspectivismo em uma cosmologia tupi. Mana: Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 21-47, out. 1996.
RIVAL, Laura M. Introduction: South America. In: LEE, Richard; DALY, Richard. The Cambridge encyclopedia of hunters and gatherers. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p.77-84.
RIVAL, Laura M. Trekking through history: the Huaorani of Amazonian Ecuador. New York: Columbia University Press, 2002.
RIVIÈRE, Peter. Individual and society in Guiana: a comparative study of amerindian social organisation. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
STERMAN, Allyn MacLean. Yuquí: forest nomads in a changing world. Mason, OH: Thomson Learning, 2001.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Araweté: os deuses canibais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana: Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 115-144, out. 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Uirá Garcia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























