Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade do uso da quantificação nas explicações dos fenômenos sociais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2013v18n1p55Palavras-chave:
Métodos quantitativos, Ciências sociais, Quantificação.Resumo
O artigo consiste numa apreciação teórica sobre os fundamentos propriamente metodológicos (e não apenas procedimentais) dos chamados "métodos quantitativos" na pesquisa em ciências sociais, os quais são frequentemente - mas equivocadamente - reduzidos à ideia de "técnicas de quantificação". O artigo apresenta e discute a dependência que a escolha do método tem em relação ao tipo de problema de pesquisa que formulamos bem como com as hipóteses; a lógica subjacente à chamada "metodologia quantitativa". Além disso, o artigo traz algumas considerações sobre o uso dos métodos quantitativos nas Ciências Sociais no Brasil.Downloads
Referências
KERLLINGER, Fred. Metodologia de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: EPU, 1980.
MORENO, Rafael; MARTINEZ, Rafael. Causality as validity: some implications for the social sciences. Quality & Quantity, Amsterdam, v. 42, p. 597-604, 2008.
SELLTIZ, Wrightsman e Cook. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Pedagógica Universitária, 1987. v. 1.
SOARES, Glaucio. O calcanhar metodológico da ciência política no Brasil. Sociologia, Problemas e Práticas, Lisboa, n. 48, p. 27-52, 2005.
VIANNA, Luiz Werneck et al. Doutores e teses em ciências sociais. Dados, Rio de Janeiro, v. 41, n. 3, p. 453-515, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Marília Patta Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























