O ensino de língua portuguesa nos cursos de formação de docentes em nível médio: a visão do professor formador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n2p74

Palavras-chave:

Curso de Formação de Docentes, Língua Portuguesa, Concepções de Linguagem, Ensino

Resumo

O presente artigo investiga o processo de formação de professores das séries iniciais no que diz respeito ao ensino da língua materna, ao verificar os fatores que permeiam a prática docente dos profissionais formadores que abordam disciplinas ligadas à Língua Portuguesa, no intuito de compreender como o ensino da língua caminha no processo de formação de professores no Magistério/Curso Normal. O estudo aborda, em especial, as concepções de linguagem que subjazem no referido curso, no que diz respeito ao discurso curricular e docente de uma instituição central de uma cidade do Norte do Paraná. A análise indicou que não obstante novas teorias linguísticas engendrem os documentos oficiais, o estudo da língua a partir de concepções que contemplem uma visão mais interativa e social  está longe do discurso formador, devido ao desconhecimento de concepções diferentes e, também, porque o ensino concentra-se na reprodução das experiências educacionais vivenciadas, ou seja, na representação de antigas fórmulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neluana Leuz de Oliveira Ferragini, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora Colaboradora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Faculdade Cidade Educação (FACED),

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de língua sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BARBOSA, Fabiana Andrea. Formação de professores: uma história de descaso e dificuldades. In: MACHADO, Evelcy Monteiro; CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. (orgs.) Pedagogia em debate: desafios contemporâneos. Curitiba-PR, 2004. Disponível em: http://www.utp.br/mestradoemeducacao/vpedagogiaemdebate/pddfaab.htm> Acesso em: 5 jan. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Estatísticas dos professores no Brasil. 2003. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/arquivos/estatisticas_ professores_INEP_2003.pdf. Acesso em: 3 jan. 2010.

BRITTO, Luis Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. 3a reimpressão. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 11.ed. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula).

CORACINI, Maria José. A teoria e a prática: a questão da diferença no discurso sobre e da sala de aula. Delta, v. 14, n.1, p. 33-57, fev. 1998.

DINIZ, Júlio Emílio. Debates e pesquisas no Brasil sobre formação docente. In: DINIZ, Júlio Emílio. Formação de professores: pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 15-52.

DUARTE, Natália. O professor e o erro no processo de alfabetização. In: SCHOLZE, Lia; RÖSING, Tania M. K. (org.) Teorias e práticas de letramento. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. p. 221-243.

FARACO, Carlos Alberto. As sete pragas do ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. 2.ed. Cascavel: Assoeste, 1985. p.17-23.

GARCIA, Regina Leite. Formação de professoras alfabetizadoras: reflexões sobre uma prática coletiva. In: GARCIA, Regina Leite (org). A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. São Paulo: Cortez, 1996.

GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. 2.ed. Cascavel: Assoeste, 1985.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2005.

GUEDES, Paulo Coimbra. A formação do professor de português: que língua vamos ensinar? São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

KLEIMAN, Angela B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. 2007, 409 - 424 Disponível em: http://www.fflch.usp.br/dlcv/lport/site/images/arquivos/FLP8/Kleiman.pdf. Acesso em: 10 jan. 2010.

KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. 9.ed. São Paulo: Contexto, 2004.

LIBÂNEO, João Carlos; PIMENTA, Selam Garrido. Formação de Profissionais da Educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano 20, n. 68, p. 239- 277, dez. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v20 n68/a13v2068.pdf >. Acesso em: 8 jan. 2010.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. A formação de professores: da escola normal à escola de educação. In: LOUERENÇO FILHO, Ruy (Org.) Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2001. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/colecao_lourencofilho4_213.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2010.

LUGLI, Rosário S. Genta. O trabalho docente no Brasil: os discursos cós centros regionais de pesquisas educacionais e das entidades representativas do magistério (1950-1971). Disponível em: http://www.anped.org.br/ reunioes/26/trabalhos/rosariosgentalugli.rtf. Acesso em: 5 jan. 2010.

MARINHO, Marildes. Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva. Revista Portuguesa de Educação, 2007, 20 (1), p.163-189.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Educação Profissional. Proposta pedagógica curricular do curso de formação de docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Curitiba: SEEDPR, 2006a.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Educação Profissional. Diretrizes da Educação Profissional: fundamentos políticos e pedagógicos. Curitiba: SEEDPR, 2006b.

PARANÁ, Sistema Estadual de Ensino. Deliberação 010/99. 1999.

PERES, Aparecida de Fátima. Saberes e identidade profissional em um curso de formação de professores de língua portuguesa. 2007. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) –Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

PERFEITO, Alba Maria. Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa. In: PERFEITO, Alba Maria. Formação de professores EAD. 18. v. 1. ed.1. Maringá: EDUEM, 2005, p 27-79.

PERFEITO, Alba Maria. Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa. Maringá: EDUEM, 2005. p. 27-75. (Formação de professores EAD 18).

PIMENTA, Selma Garrido (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido; GONÇALVES, Carlos Luis. Revendo o Ensino de 2º grau e Propondo a Formação de Professores. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1988.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, São Paulo: ALB: Mercado de Letras, 2004.

POSSENTI, Sírio. Gramática e política. In: GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura e produção. 2.ed. Cascavel: Assoeste, 1985. p. 31-39.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1o . e 2o . graus. São Paulo: Cortez, 2003.

TARDIF, Maurice. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento. In. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

XAVIER, Maria Elizabete; RIBEIRO, Maria Luiza; NORONHA, Olinda M. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.

Downloads

Publicado

05-12-2011

Como Citar

FERRAGINI, Neluana Leuz de Oliveira. O ensino de língua portuguesa nos cursos de formação de docentes em nível médio: a visão do professor formador. Entretextos, Londrina, v. 11, n. 2, p. 74–104, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2011v11n2p74. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/8714. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)