Apresentação do dossiê "Decolonialidade e educação linguística no sul global: reflexões críticas sobre currículo, políticas educacionais e experiências pedagógicas no Brasil"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p01-10

Palavras-chave:

Decolonialidade, Educação linguística, Sul global, Políticas educacionais, Currículo

Resumo

Este dossiê, publicado na Revista Entretextos, está organizado em três eixos temáticos, divididos em duas partes que abordam diferentes dimensões da decolonialidade. Na primeira parte, mais geral, os dois primeiros eixos apresentam trabalhos que discutem os fundamentos teóricos da decolonialidade e suas manifestações em diversos contextos globais. Esses textos oferecem uma análise crítica dos conceitos e das implicações da decolonialidade, considerando suas múltiplas dimensões e os desafios que o movimento enfrenta em diferentes regiões do mundo, como Europa, África, América do Norte e Ásia. Já a segunda parte do dossiê é mais centrada no Brasil e dedica-se a explorar experiências pedagógicas e práticas educacionais que têm ocorrido no país. Nesse contexto, destaca-se a discussão do currículo nacional, particularmente no que se refere à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e como as propostas decoloniais têm influenciado a implementação e adaptação do currículo nas escolas brasileiras. Assim, o dossiê busca integrar uma reflexão teórica sobre a decolonialidade com as experiências práticas que estão sendo vivenciadas no Brasil, proporcionando uma análise crítica e construtiva sobre os caminhos para uma educação mais inclusiva, justa e transformadora.

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Biografia do Autor

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília

Doutor em Estudos Linguísticos pela UNESP (São José do Rio Preto), São Paulo, Brasil. Professor Associado 4 do curso Letras (Português do Brasil como Segunda Língua)/Relações Internacionais e dos cursos de Pós-Graduação em Linguística e em Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Brasil. É bolsista em Produtividade pelo CNPq.

Joaquim Dolz , University of Geneva

Doutor em Ciências da Educação - Didática de Línguas, pela Universidade de Genebra - UNIGE, Suíça. Professor Honorário da Universidade de Genebra - UNIGE, Suíça.

Paula Cobucci , Universidade de Brasília

Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta 3 do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Leketi Makalela , University of the Witwatersrand

Doutor em Linguística, Letramento e Educação pela Michigan State University. É professor Associado e Diretor Fundador do Hub for Multilingual Education and Literacies na University of Witwatersrand, Joanesburgo, África do Sul. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://www.bndcc.mec.gov.br. Acesso em: 15 mar. 2025.

DOLZ, J. Posfácio - Aportes e limites do Giro Decolonial. In: SILVA, K. S.; COBUCCI, P. (org.). Perspectivas decoloniais nos estudos da linguagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2025. p. 457-475.

SILVA, K. S.; MAKALELA, L. (Eds). Routldege Handbook of Translanguaging in the Global South. London, Routledge, 2025 (no prelo).

SILVA, K. S.; COBUCCI, P. (org.). Perspectivas decoloniais nos estudos da linguagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2025.

Arquivos adicionais

Publicado

22-04-2025

Como Citar

SILVA, Kleber Aparecido da; DOLZ , Joaquim; COBUCCI , Paula; MAKALELA , Leketi. Apresentação do dossiê "Decolonialidade e educação linguística no sul global: reflexões críticas sobre currículo, políticas educacionais e experiências pedagógicas no Brasil". Entretextos, Londrina, v. 25, n. 1, p. 01–10, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n1p01-10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/52515. Acesso em: 26 dez. 2025.