Apresentação do dossiê "Decolonialidade e educação linguística no sul global: reflexões críticas sobre currículo, políticas educacionais e experiências pedagógicas no Brasil"
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p01-10Palavras-chave:
Decolonialidade, Educação linguística, Sul global, Políticas educacionais, CurrículoResumo
Este dossiê, publicado na Revista Entretextos, está organizado em três eixos temáticos, divididos em duas partes que abordam diferentes dimensões da decolonialidade. Na primeira parte, mais geral, os dois primeiros eixos apresentam trabalhos que discutem os fundamentos teóricos da decolonialidade e suas manifestações em diversos contextos globais. Esses textos oferecem uma análise crítica dos conceitos e das implicações da decolonialidade, considerando suas múltiplas dimensões e os desafios que o movimento enfrenta em diferentes regiões do mundo, como Europa, África, América do Norte e Ásia. Já a segunda parte do dossiê é mais centrada no Brasil e dedica-se a explorar experiências pedagógicas e práticas educacionais que têm ocorrido no país. Nesse contexto, destaca-se a discussão do currículo nacional, particularmente no que se refere à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e como as propostas decoloniais têm influenciado a implementação e adaptação do currículo nas escolas brasileiras. Assim, o dossiê busca integrar uma reflexão teórica sobre a decolonialidade com as experiências práticas que estão sendo vivenciadas no Brasil, proporcionando uma análise crítica e construtiva sobre os caminhos para uma educação mais inclusiva, justa e transformadora.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://www.bndcc.mec.gov.br. Acesso em: 15 mar. 2025.
DOLZ, J. Posfácio - Aportes e limites do Giro Decolonial. In: SILVA, K. S.; COBUCCI, P. (org.). Perspectivas decoloniais nos estudos da linguagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2025. p. 457-475.
SILVA, K. S.; MAKALELA, L. (Eds). Routldege Handbook of Translanguaging in the Global South. London, Routledge, 2025 (no prelo).
SILVA, K. S.; COBUCCI, P. (org.). Perspectivas decoloniais nos estudos da linguagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2025.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Joaquim Dolz , Kleber Aparecido da Silva, Leketi Makalela , Paula Cobucci

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do/s autor/es.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.













