Pedagogias freireanas e a Linguística Aplicada Crítica: um diálogo profícuo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p303-317

Palavras-chave:

Educação crítica, Hegemonias linguísticas, Práticas de resistência

Resumo

Este artigo estabelece um diálogo entre os estudos de Paulo Freire e a Linguística Aplicada Crítica (LAC), com o objetivo de promover uma reflexão sobre a linguagem e suas implicações sociais. A partir das obras centrais de Freire, como Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança, o texto destaca a importância de uma educação linguística crítica voltada para a conscientização e a justiça social. A LAC, inspirada pela pedagogia crítica de Freire, compreende a linguagem como um espaço de poder e resistência, no qual práticas linguísticas refletem relações sociais e políticas. O artigo explora como a LAC utiliza o pensamento freireano para desconstruir hegemonias linguísticas e propor uma abordagem educacional que valoriza o empoderamento e a autonomia dos educandos. Além disso, o trabalho estabelece conexões com teóricos do Sul Global, como Pennycook (2001) e Canagarajah (1999), ampliando a discussão sobre o papel da linguagem na emancipação social. Ao final, conclui-se que o diálogo entre Freire e a LAC é fundamental para repensar as práticas educacionais e linguísticas, especialmente em contextos de desigualdade social.

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Biografia do Autor

Rosana Nunes, Faculdade de Tecnologia de São Paulo

É Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP/SP). Pós-doutorado em Linguística Aplicada Crítica pela Universidade de Brasília (UnB). É docente de Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo (Indaiatuba, Sorocaba e Votorantim).

Tamara Angélica Brudna da Rosa, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

É docente no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), em Santo Augusto, RS. Licenciada em Letras Língua Portuguesa/Inglesa e suas respectivas Literaturas pela UNICRUZ, especialista em Interdisciplinariedade pela FACIPAL, obteve seu título de mestre e doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, além de ter feito doutorado sanduíche pela TSU (Tomsk State University) na Rússia. É pós-doutora em Linguística pela UnB. Sua experiência profissional abrange os ensinos Fundamental, Médio e Superior, em escolas particulares e públicas. Atua nas áreas de Língua Portuguesa/Inglês, além de cursos de extensão, de especialização e de pós-graduação. Os seus interesses de pesquisa são políticas linguísticas, internacionalização do Ensino Superior, Práticas de Língua Inglesa.

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília

Doutor em Estudos Linguísticos (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP). Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela Penn State University/EUA; em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP; e em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Professor Associado 2 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

22-04-2025

Como Citar

NUNES, Rosana; ROSA, Tamara Angélica Brudna da; SILVA, Kleber Aparecido da. Pedagogias freireanas e a Linguística Aplicada Crítica: um diálogo profícuo. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 1, p. 303–317, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n1p303-317. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/51506. Acesso em: 5 dez. 2025.