Educação transformadora por meio de atividades sociais e desencapsulação curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p106-127

Palavras-chave:

Educação transformadora, Atividades sociais, Descapsulação curricular, Agência estudantil, Multiletramento engajado

Resumo

Este ensaio discute a educação transformadora por meio de atividades sociais e da descapsulação curricular. Com o exemplo de uma visita ao museu, demonstra como a integração de atividades atividades reais e situadas no currículo desafia os modelos educacionais tradicionais, promovendo a agência dos estudantes e o engajamento crítico com a produção do conhecimento. Essa proposta favorece ambientes de aprendizagem nos quais os alunos não são receptores passivos de conteúdos previamente definidos, mas participantes ativos na vivência de experiências que conectam escola e vida. A descapsulação curricular permite um aprendizado interdisciplinar que articula o conhecimento acadêmico com questões sociais, políticas e culturais, promovendo uma pedagogia inclusiva e crítica. Ao romper com estruturas disciplinares rígidas, possibilita a integração de múltiplas perspectivas e formas de saber. Isso amplia o engajamento cognitivo dos estudantes e contribui para o desenvolvimento de sua consciência social e ética. Conclui-se que essa orientação educacional tem o potencial de preparar os alunos para serem sujeitos reflexivos e responsáveis, agentes de mudança social em suas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Coelho Liberali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC -SP. Desde 2008, é a representante brasileira da International Society for Cultural and Activity Research (ISCAR).

Referências

CAZDEN, C. B. A Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 66, n. 1, p. 60-92, Apr. 1996.

ENGESTRÖM, Y. Aprendizagem expansiva (LIBERALI, F. Trans.). São Paulo: Pontes Editora, 2016.

ENGESTRÖM, Y. From well-bounded ethnographies to intervening in Mycorrhizae activities. Organization Studies, London, v. 27, n. 12, p. 1783-1793, Dec. 2006. Available at: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0170840606071898. Accessed at: 10 mar. 2025.

ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: An activity-theoretical approach to developmental research. Helsinki: Orienta-consulted, 2002.

ENGESTRÖM, Y.; SANNINO, A. Studies of expansive learning: foundations, findings and future challenges. Educational Research Review, Amsterdam, v. 5, n. 1, p. 100-146, 2010. Available at: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1747938X10000035?via%3Dihub. Accessed at: 10 mar. 2025

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 1982.

HOLZMAN, L. Vygotsky at work and play. London: Routledge, 2016.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

LEONTIEV, A. N. Activity, consciousness, and personality. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1978.

LIBERALI, F. Argumentação em contexto escolar. São Paulo: Pontes Editora, 2013.

LIBERALI, F. Atividade social nas aulas de língua estrangeira. São Paulo: Moderna, 2009.

LIBERALI, F. Construir o inédito viável em meio à crise do coronavírus: Lições que aprendemos, vivemos e propomos. In: LIBERALI, F. C. F.; FUGA, V. P.; DIEGUES, U. C. C.; CARVALHO, M. P. (ed.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. São Paulo: Pontes Editores, 2020. p. 13-21.

LIBERALI, F. Globalization, superdiversity, language learning and teacher education in Brazil. In: YOUNG, A.; MESSENGER, K. (ed.). Language learning and teacher education in a global age: comparative perspectives on language education. Strasbourg: Council of Europe Publishing, 2017. p. 93-104.

LIBERALI, F. Multiletramento engajado para a prática do bem viver. Linguagem em (Dis) curso, Tubarão, v. 22, n. 1, p. 125-145, jan./abr. 2022. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/ld/a/KmYMbTKgh4MLvKvqMBMCQRk/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 10 mar.2025.

LIBERALI, F. Transforming urban education in São Paulo: insights into a critical-collaborative school project. Delta: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 1-26, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X2019350302. Acesso em: 10 abr. 2025.

LIBERALI, F.; FUGA, V.; LOPES, J. C. B. The creation of the viable unheard of as a revolutionary activity. In R. K. Beshara (ed.), Critical psychology praxis: psychosocial non-alignment to modernity/coloniality. London: Routledge. 2021. p. 65-83.

LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C.; MEANEY, M. C.; SANTIAGO, C.; CANUTO, M.; SANTOS, J. A. A. dos. Projeto DIGIT-M-ED Brasil: uma proposta de desencapsulação da aprendizagem escolar por meio dos multiletramentos. Prolíngua, João Pessoa, v. 10, n. 3, p. 2-16, nov./dez. 2015.

LOBMAN, C. Performing on a wider stage: Developing inner-city youth through play and performance. Mind, Culture, and Activity, Philadelphia, v. 24, n. 3, p. 217-231, 2017 Available at: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10749039.2017.1315673, Accessed at: 10 mar. 2025.

MARX, K.; ENGELS, F. A. Ideologia alemã. Trad. Luis Claudio de Castro Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MBEMBE, A. Necropolitics. Public Culture, v. 15, n. 1, p. 11-40, Jan. 2003. Disponível em: https://read.dukeupress.edu/public-culture/article-abstract/15/1/11/31714/Necropolitics. Acesso em: 10 mar. 2025.

MIGNOLO, W.; WALSH, C. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham: Duke University Press, 2018.

NEWMAN, F.; HOLZMAN, L. Lev Vygotsky: revolutionary scientist. London; New York: Routledge, 1993. (Critical Psychology Series).

NININ, M. O. G.; MAGALHÃES, M. C. C. A linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência de professores de ensino médio em serviço. Alfa: Revista de Linguística, São José do Rio Preto, v. 61, n. 3, p. 625-652, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alfa/a/vLD9WtLMybZxMT5VcHbvnWD/abstract/?lang=pt, Acesso em: 10 mar. 2025.

PENNYCOOK, A.; MAKONI, S. Innovations and challenges in applied linguistics from the global south. London: Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429489396

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A. Filosofia da praxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

SANTOS, B. de S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2008.

SANTOS, B. de S. The end of the cognitive empire: the coming of age of epistemologies of the south. Durham: Duke University Press, 2018.

SANNINO, A. Enacting the utopia of eradicating homelessness: toward a new generation of activity-theoretical studies of learning. Studies in Continuing Education, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 163-179, 2020. Available at: https://doi.org/10.1080/0158037X.2020.1725459. Accessed at: 2 set. 2024.

STETSENKO, A. The transformative mind: expanding vygotsky's approach to development and education. Cambridge: Cambridge University Press. 2017.

VAN OERS, B. Is it play? Towards a reconceptualisation of role play from an activity theory perspective. European Early Childhood Education Research Journal, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 185-198, 2013. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1350293X.2013.789199, Accessed at: 10 mar. 2025.

VIRKKUNEN, J. Dilemmas in building shared transformative agency. Activités, [S. l.], v. 3, n. 3-1, Apr. 2006. Available at: https://journals.openedition.org/activites/1850, Accessed at: 10 mar. 2025.

VYGOTSKY, L. Play and its role in the mental development of the child. Voprosy Psikhologii, Moskva, n. 6, 1966. Available at: https://www.marxists.org/archive/vygotsky/works/1933/play.htm. Accessed at: 10 mar. 2025

VYGOTSKY, L. The problem of the environment. In: VEER, R. V. D.; VALSINER, J. (ed.), The Vygotsky reader. Oxford: Basil Blackwell, 1994. p. 338-354.

Arquivos adicionais

Publicado

22-04-2025

Como Citar

LIBERALI, Fernanda Coelho. Educação transformadora por meio de atividades sociais e desencapsulação curricular. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 1, p. 106–127, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n1p106-127. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/51467. Acesso em: 5 dez. 2025.