Entre o sagrado e o profano na passarela da carnavalização: uma análise dialógica de Rupaul’s Drag Race

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p176-199

Palavras-chave:

Drag Queens, Dialogismo, Carnavalização

Resumo

A aclamada série de televisão RuPaul's Drag Race é um espetáculo de criatividade e autenticidade, no qual drag queens de todo o mundo disputam uma competição acirrada, exibindo arte e talento, em apresentações que carregam elementos verbo-ideológicos significativos. Diante disso, este artigo objetiva analisar como aspectos da cosmovisão carnavalesca (Bakhtin, 2018) se manifestam nas performances das drag queens, destacando elementos que evidenciam uma subversão valorativa em torno da relação contrastiva entre o que é sagrado e o que é profano, presentes na expressão artística das participantes do reality show durante a execução do Snatch Game. Para tanto, o presente estudo, de caráter qualitativo-interpretativista (Minayo, 2002), situado no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006, 2009), tem como base analítica as contribuições teórico-filosóficas do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2000, 2011, 2015, 2016, 2017, 2018; Volóchinov, 2018) acerca da abordagem dialógica da linguagem e da construção do enunciado concreto. Os dados desta análise, gerados pelo suporte metodológico do Paradigma Indiciário (Ginzburg, 1989), apontam para a formação de uma arena discursiva caracterizada pela resistência e pelo questionamento das convenções sociais, destacando a carnavalização como uma ferramenta eficaz na desconstrução e ressignificação das normas sociais em vigor na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Paulo Eduardo Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras - Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Matheus Silva de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras - Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maria da Penha Casado Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professora vinculada ao Departamento de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL-UFRN).

Júlia Dayane Ribeiro da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Letras - Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, Paulo Eduardo; SILVA DE SOUZA, Matheus; CASADO ALVES, Maria da Penha; RIBEIRO DA COSTA, Júlia Dayane. Entre o sagrado e o profano na passarela da carnavalização: uma análise dialógica de Rupaul’s Drag Race. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 176–199, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p176-199. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49349. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos