Construindo saberes e compartilhando experiências em Português Brasileiro como Língua Estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p47

Palavras-chave:

Português Brasileiro como Língua Estrangeira, Ensino e Pesquisa, Formação Docente

Resumo

Neste trabalho, compartilhamos o percurso de sistematização e execução de um curso remoto de Português Brasileiro como Língua Estrangeira (PBLE), por nós ministrado, no segundo semestre de 2020. A oferta desse curso está circunscrita a um conjunto de ações do processo de internacionalização da Universidade Estadual de Santa Cruz. O curso de PBLE, portanto, emerge como uma ação viabilizadora do desenvolvimento de estratégias de ensino, aprendizagem e fortalecimento da língua brasileira no cenário linguístico internacional (MOITA LOPES, 2016). Nesse contexto de internacionalização e, também, como desdobramento de algumas inquietações surgidas ao longo do referido curso, sobretudo no que se refere à necessidade de revisão do ideal homogêneo de língua nacional, numa perspectiva decolonial sobre a constituição político-linguística de amefricanidade e “Pretuguês” (GONZALEZ, 2020), objetivamos discutir abordagens e metodologias do ensino de PBLE, bem como refletir sobre o processo de formação de professores e de pesquisas nessa área. Com essa experiência, constatamos que a formação docente e o ensino de PBLE devem considerar as especificidades corriqueiras e cotidianas da vida linguística no Brasil, levando em conta as contribuições negra e indígena na formação do vernáculo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Lins Rodrigues, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

José Lucas Campos Antunes dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (USC). Professor Quilombola na Comunidade Tradicional do Tinga. Professor Voluntário no curso Português Brasileiro como língua estrangeira do Programa de Internacionalização USC.

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes, 1993.
ALMEIDA, Silvio Luiz. Racismo Estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.

BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Comunicativo e comunicacional no ensino de línguas. Linguagens e Diálogos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 29-42, 2012.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Teoria racial crítica e o letramento racial crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. Revista da ABPN, Guarulhos, v. 6, n. 14, p. 236-263, out. 2014.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade/Cultura, etnicidade e trabalho. In: RIOS, Flávia;
LIMA, Márcia (org.). Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios e intervenções. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: ROCA, Pilar; PEREIRA, Regina Celi. (org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2016.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

NASCIMENTO, Gabriel. Raça e resistência ao racismo em atividades de língua inglesa no sul da Bahia. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 49, n. 173, p. 208-225, jul./set. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/NJG4N6vWRLrs3zy4cnzYmBR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 dez. 2021.

ZOPPI-FONTANA, Mónica Graciela; DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Declinando a língua pelas injunções do mercado: institucionalização do português língua estrangeira (PLE). Estudos Lingüísticos, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 89-119, set./dez. 2008.

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

RODRIGUES, Anderson Lins; SANTOS, José Lucas Campos Antunes dos. Construindo saberes e compartilhando experiências em Português Brasileiro como Língua Estrangeira. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 3Esp., p. 47–61, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p47. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44663. Acesso em: 3 nov. 2024.