Construindo saberes e compartilhando experiências em Português Brasileiro como Língua Estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p47Palavras-chave:
Português Brasileiro como Língua Estrangeira, Ensino e Pesquisa, Formação DocenteResumo
Neste trabalho, compartilhamos o percurso de sistematização e execução de um curso remoto de Português Brasileiro como Língua Estrangeira (PBLE), por nós ministrado, no segundo semestre de 2020. A oferta desse curso está circunscrita a um conjunto de ações do processo de internacionalização da Universidade Estadual de Santa Cruz. O curso de PBLE, portanto, emerge como uma ação viabilizadora do desenvolvimento de estratégias de ensino, aprendizagem e fortalecimento da língua brasileira no cenário linguístico internacional (MOITA LOPES, 2016). Nesse contexto de internacionalização e, também, como desdobramento de algumas inquietações surgidas ao longo do referido curso, sobretudo no que se refere à necessidade de revisão do ideal homogêneo de língua nacional, numa perspectiva decolonial sobre a constituição político-linguística de amefricanidade e “Pretuguês” (GONZALEZ, 2020), objetivamos discutir abordagens e metodologias do ensino de PBLE, bem como refletir sobre o processo de formação de professores e de pesquisas nessa área. Com essa experiência, constatamos que a formação docente e o ensino de PBLE devem considerar as especificidades corriqueiras e cotidianas da vida linguística no Brasil, levando em conta as contribuições negra e indígena na formação do vernáculo brasileiro.Downloads
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