Aprendendo Inglês baseado em tarefas híbridas em uma sala de aula invertida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p183

Palavras-chave:

Aprendizagem De Línguas Online. Sala De Aula Invertida. Tarefas Híbridas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões sobre a aprendizagem de inglês baseada em tarefas híbridas em uma sala de aula online invertida. Pesquisas sobre as Metodologias Ativas e a Sala de Aula Invertida têm mostrado que o processo de aprendizagem se potencializa quando o aluno é exposto a atividades nas quais ele seja o protagonista do seu processo de construção do saber. Esta pesquisa busca averiguar as possíveis contribuições e limitações de tarefas híbridas, voltadas ao aprendizado da língua inglesa, em uma sala de aula online invertida. Esta investigação possui um caráter netnográfico o qual lida com aspectos teóricos e práticos adaptando a etnografia para investigar a influência da internet em ambientes de aprendizagem mediados pelas tecnologias. As tarefas foram implementadas de forma síncrona e assíncrona em uma turma do como Instituto Federal Sul-rio-grandense e os dados foram coletados usando anotações de sala de aula e um questionário. A partir das observações e resultados, verificou-se que houve um maior engajamento dos estudantes. Nosso estudo também mostrou que a sala de aula online invertida potencializa o ensino da língua inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez Aloizo Lopes Jr., Professor/Instituto Federal Sul Rio Grandense/Universidade Católica de Pelotas

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pelotas - Professor de Língua Inglesa no Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSul) - Pelotas. lopesjuarez@gmail.com

Camila Gonçalves dos Santos do Canto, Professora/ Universidade Federal do Pampa

Professora de Linguística Aplicada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo Sem Fronteiras, [s. n.], v. 12, n. 3, p. 57-82, 2012. Retrieved from: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Accessed on: 10 jun. 2022.

AZEVEDO, Lise Virgínia Vieira de; NOGUEIRA, Teresinha de Fátima. Metodologias ativas: saberes, representações e implicações para a sala de aula de língua inglesa. RevistaCBTecLE, Campinas, v. 1, n. 2, p. 143-175, 2018.

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Retrieved from: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Accessed on: 10 jun. 2022.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Flip your classroom: reach every student in every class every day. Washington: International Society for Technology in Education, 2012.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Sala de aula invertida: recomendações e tecnologias digitais para a sua implementação na educação. Revista Renote, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 11-21, 2019. Retrieved from: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/96583/54183. Accessed on: 10 jun. 2022.

ELLIS, Rod et al. ask- Based language teaching theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. (Cambridge Applied Linguistics).

GONZÁLEZ-LLORET, Marta. Collaborative tasks for online language teaching. Foreign Language Annals, New York, v. 53, n. 2, p. 260-269, 2020. Retrieved from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/flan.12466. Accessed on: 10 jun. 2022.

GONZÁLEZ-LLORET, Marta; ORTEGA Lourdes. Towards technology-mediated TBLT. In: GONZÁLEZ-LLORET, Marta; ORTEGA Lourdes (ed.) Technology-mediated TBLT: researching technology and tasks. Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2014. p. 1-22.

KENNING, Marie-Madeleine. ICT and language learning: from print to the mobile phone. London: Palgrave Macmillan, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

KIELING, Helena dos Santos. Blended learning no ensino de inglês como língua estrangeira: um estudo de caso com professoras em formação. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2018. Retrieved from: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/673/2/HELENA%20DOS%20SANTOS%20KIELING.pdf. Accessed on: 10 jun. 2022.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online (Métodos de Pesquisa). Porto Alegre: Penso, 2014.

LAI, Chun; LI, Guofang. Technology and task-based language teaching: a critical review. Calico Journal, Sheffield, v. 28, n. 2, p. 498-521, 2011. Disponível em: https://journal.equinoxpub.com/Calico/article/view/17127/19596. Accessed on: 10 jun. 2022.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIMA, Priscilla Alves. O uso de metodologias ativas e plataformas digitais para o desenvolvimento de um projeto de multiletramentos em língua portuguesa. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidadede Taubaté, Taubaté, 2019. Retrieved from: http://repositorio.unitau.br/jspui/bitstream/20.500.11874/5702/1/DM%20Priscila%20Alves%20de%20Lima.pdf. Accessed on: 10 jun. 2022.

LITTLEWOOD, William. Communicative and task-based language teaching in east Asian classrooms. Language Teaching, Cambridge, v. 40, n. 3, p. 243-249, 2007. Retrieved from: https://www.cambridge.org/core/services/aop-cambridge-core/content/view/42FAB897C9A7255F9843C090649E1987/S0261444807004363a.pdf/communicative-and-task-based-language-teaching-in-east-asian-classrooms.pdf. Accessed on: 10 jun. 2022.

LOPES JÚNIOR, Juarez Aloizo. Aprendizagem de Inglês como L2 baseada em tarefas: um diálogo de saberes entre complexidade e o ciclo de desenvolvimento linguístico mediado pela tecnologia. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. Retrieved from: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/6413/1/Tese_Juarez_Lopes.pdf. Accessed on: 10 jun. 2022.

LOPES Jr., Juarez; VETROMILLE-CASTRO, Rafael; LEFFA, Vilson. A complex approach to technology-mediated task-based learning. Entrepalavras Revista de Linguística, v.11, n.3, p. 148-169, 2021.

SKEHAN, Peter. A framework for the implementation of task-based instruction. Applied Linguistics, Oxford, v. 17, n. 1, p. 38-62, 1996.

TALBERT, Robert. Guia para utilização da aprendizagem invertida no ensino superior. Porto Alegre: Penso, 2019.

THOMAS, Michael; REINDER, Hayo (ed.). Task-based language learning and teaching with technology. London: Continuum International Publishing Group, 2010.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 26-44. Retrieved from: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Accessed on: 10 jun. 2022.

ZIEGLER, Nicole. Synchronous computer-mediated communication and interaction: a meta-analysis. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 38, n. 3, p. 553-586, 2016a. Retrieved from: https://www.cambridge.org/core/services/aop-cambridge-core/content/view/F05E29E42457059532258158B93167D7/S027226311500025Xa.pdf/synchronous-computer-mediated-communication-and-interaction-a-meta-analysis.pdf. Accessed on: 10 jun. 2022.

ZIEGLER, Nicole. Taking technology to task: technology-mediated TBLT, performance, and production. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, v. 36, p. 136-163, 2016b. Retrieved from: https://www.cambridge.org/core/services/aop-cambridge-core/content/view/A37DCEF0AA0F5B957E7727CFD4B82746/S0267190516000039a.pdf/taking-technology-to-task-technology-mediated-tblt-performance-and-production.pdf. Accessed on: 10 jun. 2022.

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

LOPES JR., Juarez Aloizo; DOS SANTOS DO CANTO, Camila Gonçalves. Aprendendo Inglês baseado em tarefas híbridas em uma sala de aula invertida. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 1, p. 183–201, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n1p183. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44440. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos