Reframing empático na formação de professores de inglês nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p121

Palavras-chave:

Formação Docente Crítica, Desenvolvimento Conceitual, Ensino de Inglês para Crianças, Reframing empático.

Resumo

O ensino de língua inglesa para crianças (LIC) é realidade nas redes públicas e particulares de ensino. Por outro lado, as lacunas existentes na formação docente, pela falta de diretrizes para este ensino e inclusão desta língua como disciplina da grade curricular comum nas escolas, perpetuam incertezas e desafios quanto às suas práticas em sala de aula. Com vistas a contribuir com a formação inicial de professores/as que atuam com o ensino de LIC nas escolas municipais de Apucarana (PR), foi desenvolvido um projeto de extensão na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) o qual almejava promover práticas críticas de ensino-aprendizagem de LIC. O objetivo geral deste estudo é compartilhar o sentido de ensino crítico de LIC enquanto momentos críticos (Pennycook 2001; 2004) que desencadeiam reframing empático (Smagorinsky; Jhonson, 2017) desenvolvido e mapeado no projeto em questão. Para isso, foram utilizados os pressupostos Vygotskianos acerca do desenvolvimento conceitual, bem como a teoria da argumentação segundo Liberali (2013). Os resultados indicam que mesmo em nível de pseudoconceito (Vygotsky, 2007; 2008) o projeto propiciou o desenvolvimento do reframing empático, capaz de contribuir com uma sociedade mais humana a partir da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Déborah Caroline Cardoso Pereira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental de 9 (nove) anos. Brasília, 2012. Diário oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 2010. Seção 1, p. 34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 17 dez. 2018.

FREITAS, M. T. de U.; PESSOA, R. R. Ensino crítico de línguas estrangeiras/inglês e formação crítica de professores/as: a pedagogia como transgressão. In.: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Resumos. Goiânia: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/mestrado/trabalhos-mestrado/mestrado-marco-tulio.pdf. Acesso em: janeiro de 2016.

LIBERALI, Fernanda. Argumentação em contexto escolar. Campinas: Pontes Editores, 2013.

MATEUS, Elaine; EL KADRI, Michele.; SILVA, Kleber (Orgs.) Experiências de formação de professores de línguas e o PIBID: contornos, cores e matizes. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

MATEUS, Elaine. Ética como prática social de cuidado com o outro: implicações para o trabalho colaborativo. In: MAGALHÃES, Maria Cecília; FIDALGO, Sueli Salles. (Orgs.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas: Mercado de Letras, 2011, p. 187-209.

MAZZEU, F. J. C. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 44, abr. 1998, p. 59-72.

MCGOVERN, A. The lady in the box. New York: Turtle, 1997.

PENNYCOOK, Alastair. Critical moments in a TESOL praxicum. In: NORTON, B.; TOOHEY, K. Critical Pedagogies and Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p. 327-346.

PENNYCOOK, Alastair. Critical Applied Linguistics: A Critical Introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2001.

SMAGORINSKY, Peter. The development of social and practical concepts in learning to teach: A synthesis and extension of Vygotsky's conception. In: Learning, Culture, and Social Interaction, n. 2(4), p. 238-248, 2013. Disponível em: <http://www.petersmagorinsky.net/About/PDF/LCSI/LCSI_2013.PDF>. Acesso em: fevereiro de 2017.

SMAGORINSKY, Peter. The method section as conceptual epicenter in constructing social science research reports. Written Communication, 25, 2008, p. 389-411.

SMAGORINSKY, Peter, COOK, L. S., & JOHNSON, T. S. (2003). The twisting path of concept development in learning to teach. In: Teachers College Record, 105, 1399-1436. Disponível em: at <http://www.petersmagorinsky.net/About/PDF/TCR/TCR2003.pdf>

SMAGORINSKY. Peter; JOHNSON, L. L. Empathic Reframing of Social Justice Concepts in Book Club Discussions in a Service-Learning Teacher Education Class. 2017 (in review)

VYGOTKY, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VYGOTKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, [1978] 2007.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

PEREIRA, Déborah Caroline Cardoso. Reframing empático na formação de professores de inglês nos anos iniciais. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 121–144, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n2p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/39826. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos