Da normatividade à subjetividade: nuances do agir-prescritivo educacional na EaD
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p285Palavras-chave:
Prescrição, EaD, Agir, Trabalho, Interacionismo sociodiscursivoResumo
O artigo proposto tem como objetivo apresentar uma análise que desvela a forma como o agir-prescritivo é configurado no mais recente documento oficial que normatiza a Educação a Distância no Brasil. Assim, ancorando-se no modelo de análise textual do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), apresenta-se uma análise voltada para a apreensão do contexto sociointeracional em que o documento emana e de alguns mecanismos linguístico-discursivos que proporcionam a compreensão do agir educacional instrumentalizado pelo Decreto nº 9.057/2017. Os resultados revelam um agir-prescritivo em que o protagonismo é assumido por instâncias não-humanas, marcado pelo apagamento das instâncias enunciativas e predominância do discurso teórico.
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Referências
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