Aprendizagem baseada em tarefas e o desenvolvimento da língua inglesa como segunda língua: Análises a partir da Perspectiva Ecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p175

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em tarefas, Linguística ecológica, Ciclo da tarefa, Complexidade

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a Aprendizagem Baseada em Tarefas, mais especificamente o ciclo da tarefa, sob a perspectiva da linguística ecológica. Além disso, pretende analisar as affordances (propiciamentos) que influenciaram os caminhos tomados pelos aprendizes no desenvolvimento da língua-alvo, neste caso o inglês como segunda língua (doravante L2). Para alcançar tais objetivos, feita uma curta introdução, o presente artigo aborda a aprendizagem baseada em tarefas e, logo após, os principais pontos da perspectiva ecológica para o desenvolvimento de uma L2, concentrando-se em dois temas fundamentais de tal perspectiva: affordances e emergência. Em seguida, a metodologia do estudo é apresentada e depois os dados são descritos com o propósito de identificar características de um sistema complexo ecológico no ciclo da tarefa. A pesquisa constatou a presença das principais classes de interação ecológica: mutualismo, comensalismo, competição e parasitismo. A classe encontrada com mais frequência foi o mutualismo, quando os alunos se beneficiaram igualmente da interação.

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Biografia do Autor

Juarez Aloizo Lopez Junio, Universidade Católica de Pelotas (Ucpel)

Doutorando na Universidade Católica de Pelotas (Ucpel)

Vilson Leffa, Universidade Católica de Pelotas (Ucpel)

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas. Professor Titular da Universidade Católica de Pelotas.

Gisele Medina Nunes, Universidade Católica de Pelotas (Ucpel)

Doutoranda na Universidade Católica de Pelotas (Ucpel)

Vinícius Oliveira de Oliveira, Universidade Católica de Pelotas (Ucpel)

Doutorando em Letras (Linguística Aplicada) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

19-11-2017

Como Citar

LOPEZ JUNIO, Juarez Aloizo; LEFFA, Vilson; NUNES, Gisele Medina; OLIVEIRA, Vinícius Oliveira de. Aprendizagem baseada em tarefas e o desenvolvimento da língua inglesa como segunda língua: Análises a partir da Perspectiva Ecológica. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 175–194, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p175. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29156. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos