PIBID Inglês no Paraná: crenças e metáforas sobre ensino/aprendizagem de inglês e formação de professores

Autores

  • Thaisa de Andrade Jamoussi Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Gisele Werneck Divardin Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p55

Palavras-chave:

PIBID, Inglês, Ensino/aprendizagem de inglês, Formação de professores, Crenças e Metáforas.

Resumo

Este artigo apresenta as crenças, expressas ou não por metáforas linguísticas convencionais, sobre os processos de ensino/aprendizagem de inglês e formação inicial e continuada de professores de inglês nos subprojetos Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Inglês e acomodá-las dentro de metáforas conceituais reveladas no estudo de Audi et al. (2013). Os dados incluem resumos e resumos expandidos publicados pelos subprojetos PIBID Inglês de seis universidades estaduais do estado do Paraná e da Universidade Federal do Paraná em 2015 e 2016. A geração de dados utilizou os anais dos seguintes eventos acadêmicos: 1? PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL, V SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e VI CLAFPL. O referencial teórico que serviu de suporte para a análise foram os estudos sobre crenças de Barcelos (2004, 2007), nos estudos sobre metáforas de Lakoff e Johnson (1980) e no estudo de Audi et al. (2013). A análise corroborou os metáforas do estudo de Audi et al. (2013) e demonstrou a existência de mais duas crenças expressas nas metáforas OS GÊNEROS TEXTUAIS SÃO A REALIDADE e JOGAR E BRINCAR É APRENDER. Estudos como este são importantes, pois demonstram como as crenças influenciam os processos de ensino/aprendizagem de inglês e formação de professores de inglês. Outra contribuição da pesquisa é o mapeamento dos estudos realizados sobre os subprojetos PIBID Inglês que nos últimos anos têm contribuído para a formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa de Andrade Jamoussi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa, Curso de Letras da UEPG desde 1991. Mestrado e Doutorado pela UFPR.

Gisele Werneck Divardin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa

Professora Doutora Gisele Werneck Divardin da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa.

Referências

ALIAKBARI, Mohammad; HEIDARZADI, Mohsen. The relationship between EFL teachers’ beliefs and actual practices of classroom management. Cogent Education, v. 2, n. 1, 2015.

ALMEIDA, Raquel; GIMENEZ, Telma Nunes. A necessidade do professor reflexivo para o uso crítico dos materiais de apoio ao ensino e à apre’ndizagem de língua estrangeira. Entretextos, Londrina, v. 10, p. 69-84, 2010.

ALVAREZ, Maria Luisa Ortíz. O papel dos cursos de Letras na formação dos professores de línguas: ontem, hoje e sempre. In: SILVA, Kleber A. Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas: Pontes Editores, 2010.

ARAÚJO, Denise Rodrigues. Crenças de professores de inglês de escolas públicas sobre o papel do bom aprendiz: um estudo de caso. 2004. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

AUDI, Luciana Cristina da Costa et al. PIBID de Língua Inglesa na UNEB campus X: algumas contribuições na formação docente. In: MATEUS, E. et al. (Org.). Experiências de formação de professores de Línguas e o PIBID. Campinas: Pontes, 2013.

BARCELOS, Ana Ferreira. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, 2007.

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Crenças sobre aprendizagem de línguas, linguística aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.

BEZERRA, Daniella de Souza et al. (Formadores de) professores em formação: traduzindo ensino-aprendizagem de línguas em metáforas. In: SEMANA DE LICENCIATURA, 8., 2011, Jataí. Anais... Jataí: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, 2011.

BORG, Michael. Teachers´ beliefs. ELT Journal, Oxford, p. 186-188. 2001.

BORGES, Tatiane Diello et al. Crenças de uma professora de língua inglesa acerca do ensino/aprendizagem desse idioma. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, jan./dez. 2007.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BOWLES, Hein Leornad. Arqueologia da raiva e do entusiasmo: uma abordagem lexical. Ponta Grossa: UEPG, 2005.

BRANCO, Sandra. Meio Ambiente - educação ambiental na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Oficinas aprender fazendo. São Paulo: Cortez, 2007.

BRASIL. Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de que trata a Lei no 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e altera as Leis nos 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11502.htm. Acesso em: 5 maio 2017.

CAPES. Pibid: programa institucional de bolsa de iniciação à docência. 2008. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2017. CAPES. Relatórios e dados. 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 21 mar. 2016.

CASTRO, Solange Teresinha Ricardo. Formação da competência do futuro professor de inglês. In: LEFFA, Vilson (Org.). O professor de línguas estrangeiras. Pelotas: EDUCAT, 2006. p. 7- 32.

COELHO, Hilda Simone Henriques. É possível aprender inglês na escola?: Crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas. 2005. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

COLLINS cobuild english guides 7: metaphor. London: The University of Birmingham, 1995. CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 6., 2016, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016.

CONSOLO, Douglas Altamiro. Proficiência oral em língua inglesa (POLI) de professores de inglês como língua estrangeira. Relatório de pesquisa de pósdoutorado. Campinas: UNICAMP, 2003.

COSTA, Marisa Vorraber. Quando o pós-moderno invade a escola: um estudo sobre novos artefatos, identidades e práticas culturais. Projeto de pesquisa apoiado pelo CNPq. (2004-2007), Universidade de Lisboa, 2004.

DE GRANDE, Paula Bacarat. As metáforas conceituais e o ensino/ aprendizagem de conceitos em um curso de formação continuada. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 1, jan./jun. 2009.

El KADRI, Michele Salles. English language teachers changing identities in a teaching practicum: PIBID and {Coteaching| Cogenerative Dialogue} as opportunities for professional learning. 2014. 353 fls. Tese (Doutorado em Estudo da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2014.

El KADRI, Michele Salles; ROTH, Wolff-Michael. I Am a Pibidiana": Societal Relations as the Locus of Sustained Development in a Teacher Education Program in Brazil. Australian Journal of Teacher Education, Perth, v. 38, n. 5, p. 88-114, 2013.

FELIX, Ademilde. Crenças de duas professoras de uma escola pública sobre o processo de aprender língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). O Professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999.

FINARDI, Kyria; DALVI, Maria Amélia. Crenças de professores de línguas sobre a formação inicial e continuada. Gláuks Online, Viçosa, v. 13, n. 1, p. 113-134, 2013.

FOGAÇA, Francisco Carlos; GIMENEZ, Telma Nunes. Supervisão pedagógica em uma escola de idiomas: espaços de reflexão?. Revista X, Curitiba, v. 2, dez. 2010. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/. Acesso em: 1 jun. 2018.

GAFFURI, Pricila. Rupturas e continuidades na formação de professores: um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBIDInglês/UEL. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

GIMENEZ, Telma Nunes; FOGAÇA, Francisco Carlos. Criando condições para o dsenvolvimento profissional continuado de professores de inglês: o Centro de Recursos do NAP. In: MATEUS, E.F.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; GIMENEZ, T.. (Org.). Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidades. Londrina, PR: EDUEL, 2009, p. 13-30.

GUSMÃO, Graciene Verdécio de. Análise dos recursos semântico-discursivos de avaliatividade proferidos pelos alunos através de crenças. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, Cáceres, v. 9, n. 1, p. 189-201, 2016.

HALU, Regina Célia. Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (NAP-UFPR). 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

JORDÃO, Clarissa Menezes et al. O PIBID- UFPR nas aulas de inglês: divisor de águas e formador de marés. Campinas: Pontes Editores, 2013.

JORDÃO, Clarissa Menezes; FOGAÇA, Francisco Carlos. Carvalhos, juncos, árvores e rizomas: paradigmas na formação de professores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 493-510, 2012.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

LARENAS, Claudio Heraldo Díaz; HERNANDEZ, Paola Alarcón; NAVARRETE, Mabel Ortiz. A case study on EFL teachers’ beliefs about the teaching and learning of English in public education. Porta Linguarum: revista internacional de didáctica de las lenguas extranjeras, La Rioja, v. 23, p. 171-186, 2015.

LEFFA, Vilson. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2006. v. 1, p. 333-355.

LIMA, Nayra Silva; SILVA FILHO, Marcelo Nicomedes dos Reis. A abordagem comunicativa no processo de aquisição de língua inglesa. Web-Revista Sociodialeto, Campo Grande, v. 3, n. 9, mar. 2013.

MARTINEZ, Juliana Zeggio. Uma leitura sobre concepções de língua e educação profissional de professores de língua inglesa. 2007. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

MATEUS, Elaine. Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 307-328, 2009.

MELLO, Heloísa Augusta Brito. Funções da alternância de línguas na sala de aula de segunda língua. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 12, n.1, p. 135-164, jan./jun. 2009.

MULIK, Katia Bruginski. O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Linguísticos) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

OLIVEIRA, Ana Paula Gomes. Crenças de uma professora de língua inglesa: o papel do professor e as influências contextuais em foco. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

OLIVEIRA, Anaís Andrea; LOURENÇO, Daiane da Silva. A formação continuada de professores de língua inglesa no paraná: percepções a partir de uma experiência. In: SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR EM EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS, 5., 2015, Cascavel. Anais... Cascavel: UNIOESTE, 2015. PIBIDSUL, PARFOSUL, ENLICSUL: Impacto na formação docente inicial e continuada, 2015, Lages. Anais... Lages: [ s. n.], 2015.

SAKUI, Keiko; GAIES, Stephen. Investigating Japanese learners’ beliefs about language learning. System, [S. l.], v. 27, n. 4, p. 473-492, 1999.

SANTOS, Deborah Regina Jotta Mendes. Crenças e expressões metafóricas nos discursos e práticas avaliativas de alunos e professores de língua inglesa. In: SAPPIL – ESTUDOS DE LINGUAGEM, 7., 2016, Niterói. Anais... Niterói: UFF, 2016. SARDINHA, Tony Berber. Metáfora. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

TAZÓN VOLPI, Marina. A formação de professores de língua estrangeira frente aos novos enfoques de sua função docente. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2006.

TELLES, João Antônio. O professor de línguas estrangeiras e seu conhecimento pessoal da prática: princípios e metáforas. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 2, n. 2, p. 29-60, 1999.

WALLACE, Michael John. Training foreign language teachers: a reflective approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

WENDEN, Anita. Helping language learners think about learning. ELT Journal, Oxford, v. 40, n. 1, p. 3-12, 1986.

ZAMBONI, Alessandra da Silva Quadros. A formação do professor de língua inglesa: um estudo interpretativo das ementas na formação inicial. 2013. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

ZHENG, He. A review of research on EFL pre-service teachers’ beliefs and practices. Journal of Cambridge Studies, Cambridge, v. 4,n. 1, p. 73-81, Mar. 2009.

Downloads

Publicado

19-11-2017

Como Citar

JAMOUSSI, Thaisa de Andrade; DIVARDIN, Gisele Werneck. PIBID Inglês no Paraná: crenças e metáforas sobre ensino/aprendizagem de inglês e formação de professores. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 55–76, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p55. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/28950. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos