PIBID in Paraná: beliefs about teaching/learning English and teacher education
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p55Keywords:
PIBID, English, Teaching/learning, Teacher education, Beliefs and metaphors.Abstract
This article presents the beliefs, expressed or not by linguistic conventional metaphors, about the processes of teaching/learning English and initial and continuing education of English teachers involved in the subprojects of the Institutional Program of Scholarship for Initiation in Teaching (PIBID, in the Portuguese acronym) and accommodate them in the conceptual metaphors revealed in the study by Audi et al (2013). The data included abstracts and expanded abstracts published by English subprojects from six state universities and the federal university in Paraná in 2015 and 2016. The data was selected from the annals of the following academic events: 1? PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL, V SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID and VI CLAFPL. The theoretical framework that guided the data analysis were the studies about beliefs by Barcelos (2004, 2007), studies about metaphors by Lakoff and Johnson (1980) and the study by Audi et al (2013). The analysis confirmed the metaphors revealed by Audi et al (2013) and pointed out two more beliefs expressed by the metaphors TEXTUAL GENRES ARE THE REALITY and PLAYING IS LEARNING. Studies like this are important as they demonstrate how beliefs influence the processes of teaching/learning English an English teacher education. Another contribution is the mapping of studies about the English PIBID subprojects that in the last years has contributed to initial and continuing teacher education.Downloads
References
ALMEIDA, Raquel; GIMENEZ, Telma Nunes. A necessidade do professor reflexivo para o uso crítico dos materiais de apoio ao ensino e à apre’ndizagem de língua estrangeira. Entretextos, Londrina, v. 10, p. 69-84, 2010.
ALVAREZ, Maria Luisa Ortíz. O papel dos cursos de Letras na formação dos professores de línguas: ontem, hoje e sempre. In: SILVA, Kleber A. Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas: Pontes Editores, 2010.
ARAÚJO, Denise Rodrigues. Crenças de professores de inglês de escolas públicas sobre o papel do bom aprendiz: um estudo de caso. 2004. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
AUDI, Luciana Cristina da Costa et al. PIBID de Língua Inglesa na UNEB campus X: algumas contribuições na formação docente. In: MATEUS, E. et al. (Org.). Experiências de formação de professores de Línguas e o PIBID. Campinas: Pontes, 2013.
BARCELOS, Ana Ferreira. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, 2007.
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Crenças sobre aprendizagem de línguas, linguística aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.
BEZERRA, Daniella de Souza et al. (Formadores de) professores em formação: traduzindo ensino-aprendizagem de línguas em metáforas. In: SEMANA DE LICENCIATURA, 8., 2011, Jataí. Anais... Jataí: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, 2011.
BORG, Michael. Teachers´ beliefs. ELT Journal, Oxford, p. 186-188. 2001.
BORGES, Tatiane Diello et al. Crenças de uma professora de língua inglesa acerca do ensino/aprendizagem desse idioma. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, jan./dez. 2007.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BOWLES, Hein Leornad. Arqueologia da raiva e do entusiasmo: uma abordagem lexical. Ponta Grossa: UEPG, 2005.
BRANCO, Sandra. Meio Ambiente - educação ambiental na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Oficinas aprender fazendo. São Paulo: Cortez, 2007.
BRASIL. Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de que trata a Lei no 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e altera as Leis nos 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11502.htm. Acesso em: 5 maio 2017.
CAPES. Pibid: programa institucional de bolsa de iniciação à docência. 2008. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2017. CAPES. Relatórios e dados. 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 21 mar. 2016.
CASTRO, Solange Teresinha Ricardo. Formação da competência do futuro professor de inglês. In: LEFFA, Vilson (Org.). O professor de línguas estrangeiras. Pelotas: EDUCAT, 2006. p. 7- 32.
COELHO, Hilda Simone Henriques. É possível aprender inglês na escola?: Crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas. 2005. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
COLLINS cobuild english guides 7: metaphor. London: The University of Birmingham, 1995. CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 6., 2016, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016.
CONSOLO, Douglas Altamiro. Proficiência oral em língua inglesa (POLI) de professores de inglês como língua estrangeira. Relatório de pesquisa de pósdoutorado. Campinas: UNICAMP, 2003.
COSTA, Marisa Vorraber. Quando o pós-moderno invade a escola: um estudo sobre novos artefatos, identidades e práticas culturais. Projeto de pesquisa apoiado pelo CNPq. (2004-2007), Universidade de Lisboa, 2004.
DE GRANDE, Paula Bacarat. As metáforas conceituais e o ensino/ aprendizagem de conceitos em um curso de formação continuada. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 1, jan./jun. 2009.
El KADRI, Michele Salles. English language teachers changing identities in a teaching practicum: PIBID and {Coteaching| Cogenerative Dialogue} as opportunities for professional learning. 2014. 353 fls. Tese (Doutorado em Estudo da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, 2014.
El KADRI, Michele Salles; ROTH, Wolff-Michael. I Am a Pibidiana": Societal Relations as the Locus of Sustained Development in a Teacher Education Program in Brazil. Australian Journal of Teacher Education, Perth, v. 38, n. 5, p. 88-114, 2013.
FELIX, Ademilde. Crenças de duas professoras de uma escola pública sobre o processo de aprender língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). O Professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999.
FINARDI, Kyria; DALVI, Maria Amélia. Crenças de professores de línguas sobre a formação inicial e continuada. Gláuks Online, Viçosa, v. 13, n. 1, p. 113-134, 2013.
FOGAÇA, Francisco Carlos; GIMENEZ, Telma Nunes. Supervisão pedagógica em uma escola de idiomas: espaços de reflexão?. Revista X, Curitiba, v. 2, dez. 2010. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/. Acesso em: 1 jun. 2018.
GAFFURI, Pricila. Rupturas e continuidades na formação de professores: um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBIDInglês/UEL. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
GIMENEZ, Telma Nunes; FOGAÇA, Francisco Carlos. Criando condições para o dsenvolvimento profissional continuado de professores de inglês: o Centro de Recursos do NAP. In: MATEUS, E.F.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; GIMENEZ, T.. (Org.). Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidades. Londrina, PR: EDUEL, 2009, p. 13-30.
GUSMÃO, Graciene Verdécio de. Análise dos recursos semântico-discursivos de avaliatividade proferidos pelos alunos através de crenças. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, Cáceres, v. 9, n. 1, p. 189-201, 2016.
HALU, Regina Célia. Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (NAP-UFPR). 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
JORDÃO, Clarissa Menezes et al. O PIBID- UFPR nas aulas de inglês: divisor de águas e formador de marés. Campinas: Pontes Editores, 2013.
JORDÃO, Clarissa Menezes; FOGAÇA, Francisco Carlos. Carvalhos, juncos, árvores e rizomas: paradigmas na formação de professores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 493-510, 2012.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
LARENAS, Claudio Heraldo Díaz; HERNANDEZ, Paola Alarcón; NAVARRETE, Mabel Ortiz. A case study on EFL teachers’ beliefs about the teaching and learning of English in public education. Porta Linguarum: revista internacional de didáctica de las lenguas extranjeras, La Rioja, v. 23, p. 171-186, 2015.
LEFFA, Vilson. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2006. v. 1, p. 333-355.
LIMA, Nayra Silva; SILVA FILHO, Marcelo Nicomedes dos Reis. A abordagem comunicativa no processo de aquisição de língua inglesa. Web-Revista Sociodialeto, Campo Grande, v. 3, n. 9, mar. 2013.
MARTINEZ, Juliana Zeggio. Uma leitura sobre concepções de língua e educação profissional de professores de língua inglesa. 2007. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
MATEUS, Elaine. Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 307-328, 2009.
MELLO, Heloísa Augusta Brito. Funções da alternância de línguas na sala de aula de segunda língua. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 12, n.1, p. 135-164, jan./jun. 2009.
MULIK, Katia Bruginski. O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Linguísticos) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
OLIVEIRA, Ana Paula Gomes. Crenças de uma professora de língua inglesa: o papel do professor e as influências contextuais em foco. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
OLIVEIRA, Anaís Andrea; LOURENÇO, Daiane da Silva. A formação continuada de professores de língua inglesa no paraná: percepções a partir de uma experiência. In: SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR EM EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS, 5., 2015, Cascavel. Anais... Cascavel: UNIOESTE, 2015. PIBIDSUL, PARFOSUL, ENLICSUL: Impacto na formação docente inicial e continuada, 2015, Lages. Anais... Lages: [ s. n.], 2015.
SAKUI, Keiko; GAIES, Stephen. Investigating Japanese learners’ beliefs about language learning. System, [S. l.], v. 27, n. 4, p. 473-492, 1999.
SANTOS, Deborah Regina Jotta Mendes. Crenças e expressões metafóricas nos discursos e práticas avaliativas de alunos e professores de língua inglesa. In: SAPPIL – ESTUDOS DE LINGUAGEM, 7., 2016, Niterói. Anais... Niterói: UFF, 2016. SARDINHA, Tony Berber. Metáfora. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
TAZÓN VOLPI, Marina. A formação de professores de língua estrangeira frente aos novos enfoques de sua função docente. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2006.
TELLES, João Antônio. O professor de línguas estrangeiras e seu conhecimento pessoal da prática: princípios e metáforas. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 2, n. 2, p. 29-60, 1999.
WALLACE, Michael John. Training foreign language teachers: a reflective approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
WENDEN, Anita. Helping language learners think about learning. ELT Journal, Oxford, v. 40, n. 1, p. 3-12, 1986.
ZAMBONI, Alessandra da Silva Quadros. A formação do professor de língua inglesa: um estudo interpretativo das ementas na formação inicial. 2013. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
ZHENG, He. A review of research on EFL pre-service teachers’ beliefs and practices. Journal of Cambridge Studies, Cambridge, v. 4,n. 1, p. 73-81, Mar. 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.