O velho na sociedade de consumo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n2p63Palavras-chave:
Representações do idoso, Identidade, Livro didáticoResumo
Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar algumas representações dos idosos que sãoapresentadas nos livros didáticos de língua portuguesa para o Ensino Médio,aprovados pelo PNLD, a fim de discutir que tipos de representação estão sendodisseminadas por esse material didático para os alunos e para a sociedade emgeral. Embasamos nossa investigação numa perspectiva discursiva da linguagem,utilizando-nos dos estudos de Pêcheux e Foucault principalmente e buscando asrelações entre língua e história, a partir das formações discursivas. Paraisso, pretendemos analisar as representações dos idosos que emergem dosrecortes discursivos, selecionados de algumas coleções de livros didáticos, ediscutir os efeitos de sentido que essas representações podem sugerir sobre suaidentidade e seu papel na sociedade. Podemos concluir que a maioria das imagensanalisadas compara os idosos a objetos de consumo, antiquados e obsoletos,disseminando um imaginário negativo deles para a sociedade.Downloads
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