O velho na sociedade de consumo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n2p63

Palabras clave:

Representações do idoso, Identidade, Livro didático

Resumen

Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar algumas representações dos idosos que sãoapresentadas nos livros didáticos de língua portuguesa para o Ensino Médio,aprovados pelo PNLD, a fim de discutir que tipos de representação estão sendodisseminadas por esse material didático para os alunos e para a sociedade emgeral. Embasamos nossa investigação numa perspectiva discursiva da linguagem,utilizando-nos dos estudos de Pêcheux e Foucault principalmente e buscando asrelações entre língua e história, a partir das formações discursivas. Paraisso, pretendemos analisar as representações dos idosos que emergem dosrecortes discursivos, selecionados de algumas coleções de livros didáticos, ediscutir os efeitos de sentido que essas representações podem sugerir sobre suaidentidade e seu papel na sociedade. Podemos concluir que a maioria das imagensanalisadas compara os idosos a objetos de consumo, antiquados e obsoletos,disseminando um imaginário negativo deles para a sociedade.

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Biografía del autor/a

Eliane Righi de Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora e pós-doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp. Professora s na Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Caroline Marton Nicolau, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Aluna de Licenciatura e Bacharelado em Português e Inglês na PUC-Campinas

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Publicado

2015-04-27

Cómo citar

ANDRADE, Eliane Righi de; NICOLAU, Caroline Marton. O velho na sociedade de consumo. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 2, p. 63–82, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n2p63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16025. Acesso em: 24 dic. 2024.

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