Referencialidade polifônica e ensino de literatura: uma introdução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p11

Palavras-chave:

Ensino, Literatura, Análise do Discurso

Resumo

O artigo ora proposto objetiva problematizar as concepções de sujeito e sentido e instaurar uma reflexão sobre como o conhecimento e a compreensão do conceito de referencialidade polifônica, proposto por Santos (2012), a partir de uma extensão teórica do pensamento de Mikhail Bakhtin a respeito da noção de Polifonia, pode tornar-se um instrumento para se pensar questões relativas ao ensino de Literatura. Para fundamentar nossas reflexões, recorreremos ao documento “Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” (2008) para que o mesmo sirva de subsídio para sustentar as questões que apontamos e mostrar que as mesmas se constituem como uma preocupação comum no meio educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Bôsco Cabral dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor  na Universidade Federal de Uberlândia.

Diana Pereira Coelho de Mesquita, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Goiás, campus Catalão.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética. 4 ed. São Paulo: UNESP, 1998.

BAKHTIN, Mikhail. Filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza a partir da versão do inglês: Toward a Philosophy of the act. Austin: University of Texas Press, 1993.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. 2 ed. São Paulo: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. (Orientações Curriculares para o Ensino Médio; volume 1).

CANAGARAJAH, Suresh. Reconstructing Local Knowledge, reconfiguring Language Studies. In: CANAGARAJAH, Suresh. Reclaining the local in language policy and practice. Mahwah: Erlbaum, 2005.

CHIAPPINI, Ligia Moraes Leite. Reinvenção da catedral: língua, Literatura, comunicação, novas tecnologias e políticas de ensino. São Paulo: Cortez, 2005.

CHIAPPINI, Ligia Moraes Leite. Invasão da catedral: Literatura e ensino em debate. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FREITAG, Barbara. O livro didático em Questão. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

GERALDI, João Wanderley. Sobre a questão do sujeito. In: STAFFUZA, G. B.; PAULA, L. de. (Org.) Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. (Série Bakhtin: Inclassificável; v. 1)

MALARD, Letícia. Ensino e Literatura no 2º Grau – Problemas e Perspectivas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

MOLINA, Olga. Quem Engana Quem: professor x livro didático. 2 ed. Campinas: Papirus, 1988.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso - uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: EDUNICAMP, 1997.

ROCCO, Maria Tereza Fraga. Literatura/ensino: uma problemática. São Paulo: Ática, 1981.

SARAIVA, Juracy; MÜGGE, Ernane. Literatura na escola: proposta para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SANTOS, João Bôsco Cabral dos. Referencialidade Polifônica: uma Extensão no Pensamento Bakhtiniano. In: STAFUZZA, G. B. (Org.) Slovo: o Círculo de Bakhtin no Contexto dos Estudos Discursivos. Curitiba: Appris, 2012.

SILVA, Ezequiel Theodoro; ZILBERMAN, Regina. Literatura e Pedagogia. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da Literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

SOARES, Magda. A escolarização da Literatura infantil e juvenil. In: MARTINS, Aracy Alves; BRINA, Heliana Maria Brandão; MACHADO, Maria Zélia Versiani. (Org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

SANTOS, João Bôsco Cabral dos; MESQUITA, Diana Pereira Coelho de. Referencialidade polifônica e ensino de literatura: uma introdução. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 11–35, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14300. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos