Apresentação do dossiê “Lusofonia, pluricentrismo, internacionalização: cenários da língua portuguesa no mundo”

Autores/as

Palabras clave:

Lusofonia;, Pluricentrismo, Internacionalização

Resumen

O dossiê aborda três conceitos fundamentais para compreender a presença e a dinâmica da língua portuguesa no mundo: lusofonia, pluricentrismo e internacionalização. A lusofonia é entendida de forma ampla e inclusiva, como o conjunto das comunidades falantes e dos grupos que mantêm vínculos culturais com o universo lusófono. O pluricentrismo, por sua vez, trata da existência de múltiplos centros linguísticos, sobretudo o português brasileiro e o europeu, destacando a complexidade das relações entre normas e processos de padronização. Já a internacionalização envolve tanto o movimento de inserção global das instituições de ensino superior quanto as ações voltadas à difusão e promoção do português em escala internacional, configurando-se como uma força de expansão da língua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Davi Borges de Albuquerque, Nankai University

Professor Associado da Escola de Estudos Estrangeiros da Universidade Nankai (Tianjin, China). Estágio Pós-Doutoral no PPLIN (Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com uma investigação sobre o Fórum de Macau e a internacionalização da língua portuguesa. Coordenador da Comissão para as Línguas Ameaçadas (CLAm) da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística e Licenciado em Letras - Português do Brasil como segunda língua (PBSL) pela mesma universidade.

Jefferson Evaristo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Língua Portuguesa pela UERJ (2020) e doutor em Letras Neolatinas (língua italiana) pela UFRJ (2019). Mestre em Letras Neolatinas pela UFRJ. Formado em Letras Português/Italiano e especialista em Língua Italiana - Tradução, ambos pela UERJ. Atualmente é professor de Língua Portuguesa na UERJ. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: Ensino de português; Ensino de português como língua não materna; Contato Linguístico; Políticas linguísticas; Internacionalização da língua portuguesa; Materiais de leitura e produção de textos em Língua Portuguesa.

Luciane Boganika, Université Rennes 2

Possui Graduação em Letras Português (2009) e em Letras Francês (2010) pela Universidade Federal do Paraná | UFPR. É Mestre em Linguística - Ensino e Difusão do Francês como Língua Estrangeira e Segunda, pela Université Lumière Lyon 2, França (2012), com Diploma Revalidado pela Universidade Federal do Paraná | UFPR (2016). Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná | UFPR e pela Université Grenoble Alpes (cotutela, 2018), e Pós-Doutora pela Université Rennes 2, França, e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro | UERJ. Atualmente, é Maîtresse de Conférences (Professora Associada) de Português no Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA) e Pesquisadora Permanente na Equipe de Pesquisa ERIMIT | Equipe de Recherches Interlangues: Mémoires, Identités, Territoires, no Eixo REEHL | Recherche sur les Espaces Hispanophones et Lusophones na Université Rennes 2

Monique Carbone Cintra, University for Foreigners of Siena

Desde outubro de 2023 é professora, com contrato permanente, do CLASS da Università per Stranieri di Siena (UNISTRASI - Itália). É responsável pelas disciplinas de Língua Portuguesa oferecidas nos cursos de graduação de "Mediazione Linguistica e Culturale" e de "Plurilinguismo, Traduzione e Interpretazione" na UNISTRASI. No período de setembro de 2018 a setembro de 2023, foi professora da disciplina "Língua Portuguesa e Brasileira 1" na pós-graduação do Departamento de Letras Modernas da Universidade de Perugia (Unipg), na Itália, no curso de Laurea Magistrale. É doutora em Linguística pela Universidade de Évora (Portugal), em cotutela com a Universidade de Veneza Ca Foscari (Itália). Possui mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, (2016) - campus de Araraquara, e mestrado em "Línguas, Literaturas Comparadas e Tradução Intercultural" pela Università degli Studi di Perugia (2017). É graduada em Letras (Português e Italiano) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, (2012).

Citas

ALBUQUERQUE, D. A internacionalização da língua portuguesa. O que é? Por quê? Para quem? Como? Revista de Estudos de Português Língua Internacional, v. 2, n. 2, p. 31-52, 2023.

ALBUQUERQUE, D.; MULINACCI, R. A importância de não ser “pluricêntrico”: teoria e práxis da (desejada) internacionalização do português. Revista Letras Raras, v. 13, n. 3, p. e–2335, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.12752753.

CASTRO, J. M. Os filhos esquecidos do Império. Lisboa: Parsifal, 2014.

FARACO, C. A. Lusofonia: utopia ou quimera? Língua, história e política. In: LOBO, T.; CARNEIRO, Z.; SOLEDADE, J.; ALMEIDA, A.; RIBEIRO, S. (orgs.). Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012. pp. 31-50.

MULINACCI, R. Não falem português, falem brasilês. Algumas notas sobre a noção de português como “língua internacional”. In: TEIXEIRA, J. (org.). O português como língua internacional num mundo global. Problemas e potencialidades. Famalicão: Húmus, 2016. pp. 103-127.

SANTOS FILHO, J. Internacionalização da educação superior: redefinições, justificativas e estratégias. Série-Estudos, v. 25, n. 53, p. 11-34, 2020.

SILVA, A. S. The pluricentricity of Portuguese: A sociolectometrical approach to divergence between European and Brazilian Portuguese. In: SILVA, A. S. (ed.). Pluricentricity: Language Variation and Sociocognitive Dimensions. Berlin: Mouton de Gruyter, 2014. pp. 143-188.

SILVA, A. S. O português no mundo e a sua estandardização: entre a realidade de uma língua pluricêntrica e o desejo de uma língua internacional. In: BARROSO, H. (coord.). O Português na Casa do Mundo. Famalicão: Húmus, 2018. pp. 111-132.

Publicado

2025-10-14

Cómo citar

BORGES DE ALBUQUERQUE, Davi; EVARISTO, Jefferson; BOGANIKA, Luciane; CARBONE CINTRA, Monique. Apresentação do dossiê “Lusofonia, pluricentrismo, internacionalização: cenários da língua portuguesa no mundo”. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 4, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/54008. Acesso em: 15 ene. 2026.