Alfabetización académica de estudiantes sordos en Lingüística Sistémico-Funcional mediante Sutton-SignWriting

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p171-192

Palabras clave:

Lingüística Sistémico-Funcional, Sutton-SignWriting, Alfabetización de Personas Sordas

Resumen

La Lingüística Sistémico-Funcional ha desempeñado un papel relevante en los Estudios de Personas Sordas en los últimos años, ofreciendo no solo un marco teórico sólido, sino también una comprensión contextual precisa de la relación entre lengua, cultura e identidad sorda. Este artículo tiene como objetivo transcribir algunos conceptos del aparato teórico-analítico de la Lingüística Sistémico-Funcional al sistema de escritura Sutton-SignWriting, con el fin de contribuir a la promoción de la alfabetización académica dentro de la comunidad sorda en diversas áreas de estudio lingüístico. Nuestro enfoque metodológico comprende los siguientes pasos: selección de conceptos prioritarios de la Lingüística Sistémico-Funcional; transcripción de los conceptos seleccionados al Sutton-SignWriting; reflexión sobre la importancia de estos conceptos para la educación y alfabetización de la comunidad sorda. Finalmente, el texto reafirma su naturaleza reflexiva sobre la importancia de la alfabetización académica para la comunidad sorda, considerando que el acceso al conocimiento abordado en el artículo es indispensable para su formación académica en el campo de los Estudios del Lenguaje, tanto en nivel de grado como de posgrado.

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Biografía del autor/a

Leoni Ramos Souza Nascimento, Universidade Federal de Rondônia

Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Doutorando em Letras, Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Letras, UNIR, Especialista em Libras e Educação Especial. Licenciado em Letras Libras, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); membro do Grupo de Estudos em Culturas, Educação e Linguagens (GECEL), do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração e Direito Público (CEPAD), ambos da UNIR, do Núcleo de Pesquisas e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos (NUPESD), da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, do Grupo de Pesquisa em Elaboração e Análise de Materiais Didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira (GEMADELE) e do Grupo de Estudos em Linguagem e Ensino (GELINE) da UFS. Desenvolve pesquisas envolvendo letramento visual e crítico por meio da Escrita da Língua de Sinais, Signwriting, numa perspectiva decolonial, alem de desenvolver também pesquisas em relação ao mapeamento de Línguas de Sinais das Terras Indígenas (LSTI) e pesquisas voltadas para Análise Crítica do Discurso, sob à luz da Linguística Sistêmico-Funcional. 

João Paulo Lima Cunha, Instituto Federal do Ceará

Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutor em Letras pelo PPGL-UFS. Mestre em Estudos da Linguagem pelo PPGEL-UFRN.

Edivaldo da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação, mestre em Ensino de Ciências e Matemática e graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade São Luís de França (FSLF). Atualmente, Professor Adjunto-C do Departamento de Letras Libras (DELI) no Curso de Graduação em Letras Libras Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Elaboração e Análise de Materiais Didáticos para o Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais (GEMADELE), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI), do Grupo de Pesquisa em Línguas Adicionais, Libras e suas Literaturas (LALLI) e do Núcleo de Estudos em Farmácia Social (NEFarmS) vinculado ao Conselho Federal de Farmácia (CFF). Atuou como coordenador adjunto do Laboratório Multimídia de Produção e Práticas Bilíngues (LABIL) da UFS e coordenador da disciplina Língua Brasileira de Sinais EaD do Cesad/UAB-UFS. Possui experiência nas áreas de Ciências do Léxico aplicada à Libras, Educação Científica Inclusiva, AEE na deficiência sensorial I, escrita de sinais por meio do sistema Sutton-SignWriting (Libras-SW), Línguas Indígenas de Sinais (LIS) e história médica e da educação dos surdos.

Cleidre Emilia Faye Pedrosa, Universidade Federal de Sergipe

Cleide Emília faye Pedrosa . Graduação (licenciatura e bacharelado), Mestre e Doutora em Letras pela UFPE, com Pós-Doutorado no PPGL da Universidade do Estado Rio de Janeiro (2008) e Investigadora Visitante pela Universidade de Lisboa, Portugal (2019- -2020). Vinculada à Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Letras Libras e Programa de Pós-graduação em Letras. Pesquisa com Estudos Críticos do Discurso decoloniais do Sul do Sul. Membro correspondente da Academia do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, UERJ e membro do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC. Em 2024, publicou dois livros pela Editora CLAEC sobre estudos críticos do discurso decolonias do Sul do Sul. Participou de congressos na Europa, África , América ( Norte, Central e Sul) . Suas publicações , em português , espanhol, inglês e alemão têm alcance nacional e internacional: Alemanha, Colômbia, Cabo Verde, Chile, Polonia, e Venezuela.

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Publicado

2024-07-24

Cómo citar

NASCIMENTO, Leoni Ramos Souza; CUNHA, João Paulo Lima; COSTA, Edivaldo da Silva; PEDROSA, Cleidre Emilia Faye. Alfabetización académica de estudiantes sordos en Lingüística Sistémico-Funcional mediante Sutton-SignWriting. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 171–192, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p171-192. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50288. Acesso em: 23 nov. 2024.