Academic literacy of deaf students in Systemic-Functional Linguistics through Sutton-SignWriting

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p171-192

Keywords:

Systemic-Functional Linguistics, Sutton-SignWriting, Deaf Literacy

Abstract

Systemic-Functional Linguistics has played a significant role in Deaf Studies in recent years, providing not only a robust theoretical framework but also a precise contextual understanding of the relationship between language, culture, and Deaf identity. This article aims to transcribe certain concepts from the theoretical-analytical apparatus of Systemic-Functional Linguistics into the Sutton-SignWriting system, aiming to contribute to the promotion of academic literacy within the Deaf community across various language study domains. Our methodological approach involves the following steps: selection of priority concepts from Systemic-Functional Linguistics; transcription of selected concepts into SignWriting; reflection on the importance of these concepts for the education and literacy of the Deaf community. Finally, the text reaffirms its reflective nature on the significance of academic literacy for the Deaf community, taking into consideration that access to the knowledge addressed in the article is indispensable for their academic formation in the field of Language Studies, both at the undergraduate and graduate levels.

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Author Biographies

Leoni Ramos Souza Nascimento, Federal University of Rondônia

Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Doutorando em Letras, Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Letras, UNIR, Especialista em Libras e Educação Especial. Licenciado em Letras Libras, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); membro do Grupo de Estudos em Culturas, Educação e Linguagens (GECEL), do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração e Direito Público (CEPAD), ambos da UNIR, do Núcleo de Pesquisas e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos (NUPESD), da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, do Grupo de Pesquisa em Elaboração e Análise de Materiais Didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira (GEMADELE) e do Grupo de Estudos em Linguagem e Ensino (GELINE) da UFS. Desenvolve pesquisas envolvendo letramento visual e crítico por meio da Escrita da Língua de Sinais, Signwriting, numa perspectiva decolonial, alem de desenvolver também pesquisas em relação ao mapeamento de Línguas de Sinais das Terras Indígenas (LSTI) e pesquisas voltadas para Análise Crítica do Discurso, sob à luz da Linguística Sistêmico-Funcional. 

João Paulo Lima Cunha, Instituto Federal do Ceará

Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutor em Letras pelo PPGL-UFS. Mestre em Estudos da Linguagem pelo PPGEL-UFRN.

Edivaldo da Silva Costa, Federal University of Sergipe

Doutor em Educação, mestre em Ensino de Ciências e Matemática e graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade São Luís de França (FSLF). Atualmente, Professor Adjunto-C do Departamento de Letras Libras (DELI) no Curso de Graduação em Letras Libras Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Elaboração e Análise de Materiais Didáticos para o Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais (GEMADELE), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI), do Grupo de Pesquisa em Línguas Adicionais, Libras e suas Literaturas (LALLI) e do Núcleo de Estudos em Farmácia Social (NEFarmS) vinculado ao Conselho Federal de Farmácia (CFF). Atuou como coordenador adjunto do Laboratório Multimídia de Produção e Práticas Bilíngues (LABIL) da UFS e coordenador da disciplina Língua Brasileira de Sinais EaD do Cesad/UAB-UFS. Possui experiência nas áreas de Ciências do Léxico aplicada à Libras, Educação Científica Inclusiva, AEE na deficiência sensorial I, escrita de sinais por meio do sistema Sutton-SignWriting (Libras-SW), Línguas Indígenas de Sinais (LIS) e história médica e da educação dos surdos.

Cleidre Emilia Faye Pedrosa, Federal University of Sergipe

Cleide Emília faye Pedrosa . Graduação (licenciatura e bacharelado), Mestre e Doutora em Letras pela UFPE, com Pós-Doutorado no PPGL da Universidade do Estado Rio de Janeiro (2008) e Investigadora Visitante pela Universidade de Lisboa, Portugal (2019- -2020). Vinculada à Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Letras Libras e Programa de Pós-graduação em Letras. Pesquisa com Estudos Críticos do Discurso decoloniais do Sul do Sul. Membro correspondente da Academia do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, UERJ e membro do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC. Em 2024, publicou dois livros pela Editora CLAEC sobre estudos críticos do discurso decolonias do Sul do Sul. Participou de congressos na Europa, África , América ( Norte, Central e Sul) . Suas publicações , em português , espanhol, inglês e alemão têm alcance nacional e internacional: Alemanha, Colômbia, Cabo Verde, Chile, Polonia, e Venezuela.

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Published

2024-07-24

How to Cite

NASCIMENTO, Leoni Ramos Souza; CUNHA, João Paulo Lima; COSTA, Edivaldo da Silva; PEDROSA, Cleidre Emilia Faye. Academic literacy of deaf students in Systemic-Functional Linguistics through Sutton-SignWriting. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 171–192, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p171-192. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50288. Acesso em: 21 nov. 2024.