Aportes de la Lingüística Sistémico-Funcional a la enseñanza y el aprendizaje de lenguas adicionales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p12-30

Palabras clave:

Linguística sistémico-funcional, Enseñanza y aprendizaje, Lenguas adicionales

Resumen

El objetivo principal de este texto es abordar los posibles aportes de la Lingüística Sistémico-Funcional (LSF) a la enseñanza y el aprendizaje de lenguas adicionales, así como las interfaces teóricas proporcionadas por el marco teórico-metodológico sistémico-funcional. El marco teórico del texto se fundamenta  no sólo en los trabajos de Michael Halliday, el creador de esta teoría, sino también en los escritos  de sus colaboradores y en los diversos proyectos de investigación desarrollados en Brasil que utilizan y expanden  esta teoría, así como su aplicación en contextos de investigación locales. Utilizamos la investigación bibliográfica como enfoque metodológico y discutimos, desde una perspectiva cualitativa, cómo se configuran dichos estudios. El corpus está constituido  por textos fundamentales  de LSF de Halliday y colaboradores, además de trabajos de investigación desarrollados por investigadores brasileños. Los resultados apuntan a la productividad del marco teórico sistémico-funcional y su uso cada vez más intenso en contextos de investigación brasileños, especialmente para la enseñanza y el aprendizaje de lenguas adicionales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Orlando Vian Junior, Universidade Federal de São Paulo

Professor associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/CNPq), campus de Guarulhos. Atua no Departamento de Letras/Inglês e no Programa de Pós-graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos. É Mestre (1997) e Doutor (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Desenvolveu estágios pós-doutorais na PUC-SP (2010), na Universidade de Sydney/Austrália (2014) e na UNICAMP (2020).

Citas

ASSIS, I. A. P. de. A influência do número de linhas e da velocidade no processamento de legendas por surdos e ouvintes: um estudo experimental com rastreador ocular. 2021. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará, Ceará, 2021. Disponível em: https://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2021/07/TESE_%C3%8DTALO-ALVES-PINTO-DE-ASSIS.pdf. Acesso em 25 abr. 2024.

BADER KUHN, 2020. Gêneros da família de reações a texto em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa: estudo na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22802. Acesso em: 25 mar. 2024.

BAUMGRATZ-GONÇALVES, L. Motion graphic educativo: Uma análise multimodal e interdisciplinar de uma nova prática de comunicação social. Dissertação (Mestrado em Letras_ - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/items/54320a3e-cca0-47c1-b0a3-773a3b579d34. Acesso em: 25 mar. 2024.

CARGNIN, E. S. Gêneros de texto da família das explicações em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise com base nos sistemas de ideação e de conjunção. 2019, 211 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/20909. Acesso em: 25 mar. 2024.

CARVALHO, M. M. Análise de traduções para o português escrito por pessoas surdas bilíngues e suas respectivas retextualizações por tradutores de Libras Português com base na Linguística Sistêmico-funcional e nas modalidades de tradução. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_87158adb899b86e3df15b97c2749e9e6. Acesso em: 25 abr. 2024.

CASTILHO, M. O imperativo e a modalidade na construção da solidariedade em textos em inglês do gênero tutorial de informática: um olhar sistêmico-funcional. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67519. Acesso em: 24 mar. 2024.

CRUZ, O. M. S. S.; SANTOS, P. T. S. Leitura Fácil, da Teoria à prática – Diretrizes em Língua Portuguesa para o ensino a estudantes surdos. Curitiba: CRV, 2023.

DELLA MEA, T. Produção de material didático para a leitura e escrita do gênero narrativa sob a perspectiva da Escola de Sydney. 2021, 193 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22802. Acesso em: 25 mar. 2024.

FARIA, F. D. de. A modalidade na competência V do ENEM: a aula de produção textual como prática de letramento crítico sob a perspectiva sistêmico-funcional. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP. 2019. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/items/2b8e8acb-ea84-4fda-994d-67835f4eaabf. Acesso em: 25 mar. 2024.

GERHARDT, C. C. Investigações dos gêneros episódio e exemplum na perspectiva sistêmico-funcional em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental. 2017, 234 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/14349. Acesso em: 25 mar. 2024.

GUGELMIN, L. M. Textos factuais em material didático de português como língua de acolhimento: um estudo de gêneros de texto na perspectiva sistêmico-funcional. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22816. Acesso em: 25 mar. 2024.

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: The social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 1st ed. London: Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2nd ed. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar. 4th edition. London: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203783771

KRESS, G. R.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. 3rd edition. Oxon: Routledge, 2021. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003099857

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. London: Continuum, 2003.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Genre relations: Mapping culture. London: Equinox, 2008.

NONEMACHER, T.M. Gêneros instanciados em textos da área de edificações em contexto de ensino médio técnico: mapeamento e análise sistêmico-funcional dos sistemas de ideação e de periodicidade. 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/212731. Acesso em 25 mar. 2024.

PAULA, S. R. de. Aprender a ler para aprender geografia: desafios interdisciplinares. 2017, 195 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/14345. Acesso em: 25 mar.2024.

PEREIRA, D. Gêneros de texto em livro didático de matemática: um olhar sistêmico-funcional para a linguagem no estudo das frações no ensino fundamental. 2023, 376 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/28272. Acesso em: 25 mar. 2024.

PIRES, C. Z. Leitura compartilhada e leitura crítica: a construção do conhecimento em contexto escolar orientada pela pedagogia com base em gêneros da escola de Sydney. 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/254425. Acesso em: 25 mar. 2024.

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to write, reading to learn: Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.

ROTTAVA, L.; SANTOS, S. S. dos; TROIAN, I. C. Pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional sobre o Programa Ler para Aprender (R2L) em contexto brasileiro: um breve panorama. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 46, n. 86, 2021. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/16018. Acesso em: 25 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16018

ROSSI, A. M. Análise de instanciações de gêneros de texto da família dos argumentos na abordagem sistêmico-funcional em livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino médio. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22797. Acesso em: 25 mar. 2024.

ROTTAVA, L. et al. Caderno didático: leitura e Escrita na Graduação - Pedagogia com Base em Gêneros. Porto Alegre: Zouk, 2023.

RUDGE, L. A. Exploring British Sign Language via Systemic Functional Linguistics – A metafunctional approach. London: Bloomsbury Publishing, 2022. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350148970

SANTOS, L. E. M. Avaliatividade em discursos de surdos no ensino médio: uma análise sistêmico-funcional. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal de Catalão. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufcat.edu.br/items/8dcf87f4-3945-4c1f-b2e6-78ae30308a98. Acesso em: 25 abr. 2024.

SANTORUM, K. A. T.; VIAN JR., O. Uma experiência de ensino de leitura no PIBID fundamentada na pedagogia com base em gêneros de texto da Escola de Sydney pelo viés da Linguística Aplicada e da Formação de Professores. Trabalhos em Linguística Aplicada. Aceito para publicação. No prelo. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/01031813v63120248670339

SCHLEE, M. B.; NÓBREGA, A. N. A.; VIAN JR., O. A Linguística Sistêmico-Funcional como ferramenta para compreensão de práticas sociodiscursivas em tempos híbridos. In: SANTOS, D. S.; BARBOSA, F. de A. (org.). O português daqui, dali e de lá: por uma língua que nos una. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2021, v. 01, p. 83-94.

SILVA, T. S. Nos caminhos da natureza: análise de gêneros na abordagem sistêmico-funcional em livros didáticos de ciências naturais. 2016, 293 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/12064. Acesso em: 25 mar. 2024.

SILVA, M. C. de C. da. Instanciações de gêneros da família dos relatórios na perspectiva sistêmico-funcional em livro didático de ciências da natureza. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/30398?show=full. Acesso em: 25 abr. 2024.

VIAN JR., O.; COSTA, J.O. Uma pedagogia com base em gêneros textuais para o ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. In: DOMINGOS, J.; RODRIGUES, L. P. (org.). Pesquisa em linguagens, discursos e ensino. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2022. p. 14-41.

VIAN JR., O.; BATISTA, M. E. A Linguística Sistêmico-Funcional e seu potencial teórico e metodológico para a análise de práticas de linguagem. In: A.S.R. CARNEIRO; A.S. MAGALHÃES. Linguagem em perspectiva: cognição, interação e ensino de língua. São Paulo: Editora Unifesp, p. 105-121. 2024.

WEBER, S. Ditadura Civil-Militar em livros didáticos de História: análise de gêneros textuais na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem. 2019, 196 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/17039. Acesso em: 25 mar. 2024.

Publicado

2024-07-24

Cómo citar

VIAN JUNIOR, Orlando. Aportes de la Lingüística Sistémico-Funcional a la enseñanza y el aprendizaje de lenguas adicionales. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 12–30, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p12-30. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50203. Acesso em: 21 nov. 2024.

Datos de los fondos