Contributions of Systemic Functional Linguistics to the teaching and learning of additional languages
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p12-30Keywords:
Systemic Functional Linguistics, Teaching and learning, Additional languagesAbstract
The objective of this text is to address possible contributions of Systemic-Functional Linguistics (SFL) to the teaching and learning of additional languages, as well as the theoretical interfaces provided by the systemic-functional theoretical-methodological framework. The theoretical framework for the text is based not only on the works of Michael Halliday, creator of this theory but also on texts by his collaborators and on the various research works developed in Brazil that use and expand this theory and its use in the local research contexts. We use bibliographical research as a methodological approach and discuss, from a qualitative perspective, how such studies are configured. The corpus is composed of seminal SFL texts by Halliday and collaborators, in addition to research works developed by Brazilian researchers. The results point to the productivity of the systemic-functional theoretical framework and its increasingly intense use in Brazilian research contexts, especially for teaching and learning additional languages.
Downloads
References
ASSIS, I. A. P. de. A influência do número de linhas e da velocidade no processamento de legendas por surdos e ouvintes: um estudo experimental com rastreador ocular. 2021. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará, Ceará, 2021. Disponível em: https://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2021/07/TESE_%C3%8DTALO-ALVES-PINTO-DE-ASSIS.pdf. Acesso em 25 abr. 2024.
BADER KUHN, 2020. Gêneros da família de reações a texto em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa: estudo na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22802. Acesso em: 25 mar. 2024.
BAUMGRATZ-GONÇALVES, L. Motion graphic educativo: Uma análise multimodal e interdisciplinar de uma nova prática de comunicação social. Dissertação (Mestrado em Letras_ - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/items/54320a3e-cca0-47c1-b0a3-773a3b579d34. Acesso em: 25 mar. 2024.
CARGNIN, E. S. Gêneros de texto da família das explicações em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise com base nos sistemas de ideação e de conjunção. 2019, 211 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/20909. Acesso em: 25 mar. 2024.
CARVALHO, M. M. Análise de traduções para o português escrito por pessoas surdas bilíngues e suas respectivas retextualizações por tradutores de Libras Português com base na Linguística Sistêmico-funcional e nas modalidades de tradução. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_87158adb899b86e3df15b97c2749e9e6. Acesso em: 25 abr. 2024.
CASTILHO, M. O imperativo e a modalidade na construção da solidariedade em textos em inglês do gênero tutorial de informática: um olhar sistêmico-funcional. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67519. Acesso em: 24 mar. 2024.
CRUZ, O. M. S. S.; SANTOS, P. T. S. Leitura Fácil, da Teoria à prática – Diretrizes em Língua Portuguesa para o ensino a estudantes surdos. Curitiba: CRV, 2023.
DELLA MEA, T. Produção de material didático para a leitura e escrita do gênero narrativa sob a perspectiva da Escola de Sydney. 2021, 193 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22802. Acesso em: 25 mar. 2024.
FARIA, F. D. de. A modalidade na competência V do ENEM: a aula de produção textual como prática de letramento crítico sob a perspectiva sistêmico-funcional. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP. 2019. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/items/2b8e8acb-ea84-4fda-994d-67835f4eaabf. Acesso em: 25 mar. 2024.
GERHARDT, C. C. Investigações dos gêneros episódio e exemplum na perspectiva sistêmico-funcional em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental. 2017, 234 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/14349. Acesso em: 25 mar. 2024.
GUGELMIN, L. M. Textos factuais em material didático de português como língua de acolhimento: um estudo de gêneros de texto na perspectiva sistêmico-funcional. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22816. Acesso em: 25 mar. 2024.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: The social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 1st ed. London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2nd ed. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar. 4th edition. London: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203783771
KRESS, G. R.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. 3rd edition. Oxon: Routledge, 2021. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003099857
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. London: Continuum, 2003.
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Genre relations: Mapping culture. London: Equinox, 2008.
NONEMACHER, T.M. Gêneros instanciados em textos da área de edificações em contexto de ensino médio técnico: mapeamento e análise sistêmico-funcional dos sistemas de ideação e de periodicidade. 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/212731. Acesso em 25 mar. 2024.
PAULA, S. R. de. Aprender a ler para aprender geografia: desafios interdisciplinares. 2017, 195 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/14345. Acesso em: 25 mar.2024.
PEREIRA, D. Gêneros de texto em livro didático de matemática: um olhar sistêmico-funcional para a linguagem no estudo das frações no ensino fundamental. 2023, 376 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/28272. Acesso em: 25 mar. 2024.
PIRES, C. Z. Leitura compartilhada e leitura crítica: a construção do conhecimento em contexto escolar orientada pela pedagogia com base em gêneros da escola de Sydney. 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/254425. Acesso em: 25 mar. 2024.
ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to write, reading to learn: Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.
ROTTAVA, L.; SANTOS, S. S. dos; TROIAN, I. C. Pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional sobre o Programa Ler para Aprender (R2L) em contexto brasileiro: um breve panorama. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 46, n. 86, 2021. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/16018. Acesso em: 25 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16018
ROSSI, A. M. Análise de instanciações de gêneros de texto da família dos argumentos na abordagem sistêmico-funcional em livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino médio. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22797. Acesso em: 25 mar. 2024.
ROTTAVA, L. et al. Caderno didático: leitura e Escrita na Graduação - Pedagogia com Base em Gêneros. Porto Alegre: Zouk, 2023.
RUDGE, L. A. Exploring British Sign Language via Systemic Functional Linguistics – A metafunctional approach. London: Bloomsbury Publishing, 2022. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350148970
SANTOS, L. E. M. Avaliatividade em discursos de surdos no ensino médio: uma análise sistêmico-funcional. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal de Catalão. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufcat.edu.br/items/8dcf87f4-3945-4c1f-b2e6-78ae30308a98. Acesso em: 25 abr. 2024.
SANTORUM, K. A. T.; VIAN JR., O. Uma experiência de ensino de leitura no PIBID fundamentada na pedagogia com base em gêneros de texto da Escola de Sydney pelo viés da Linguística Aplicada e da Formação de Professores. Trabalhos em Linguística Aplicada. Aceito para publicação. No prelo. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/01031813v63120248670339
SCHLEE, M. B.; NÓBREGA, A. N. A.; VIAN JR., O. A Linguística Sistêmico-Funcional como ferramenta para compreensão de práticas sociodiscursivas em tempos híbridos. In: SANTOS, D. S.; BARBOSA, F. de A. (org.). O português daqui, dali e de lá: por uma língua que nos una. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2021, v. 01, p. 83-94.
SILVA, T. S. Nos caminhos da natureza: análise de gêneros na abordagem sistêmico-funcional em livros didáticos de ciências naturais. 2016, 293 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/12064. Acesso em: 25 mar. 2024.
SILVA, M. C. de C. da. Instanciações de gêneros da família dos relatórios na perspectiva sistêmico-funcional em livro didático de ciências da natureza. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/30398?show=full. Acesso em: 25 abr. 2024.
VIAN JR., O.; COSTA, J.O. Uma pedagogia com base em gêneros textuais para o ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. In: DOMINGOS, J.; RODRIGUES, L. P. (org.). Pesquisa em linguagens, discursos e ensino. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2022. p. 14-41.
VIAN JR., O.; BATISTA, M. E. A Linguística Sistêmico-Funcional e seu potencial teórico e metodológico para a análise de práticas de linguagem. In: A.S.R. CARNEIRO; A.S. MAGALHÃES. Linguagem em perspectiva: cognição, interação e ensino de língua. São Paulo: Editora Unifesp, p. 105-121. 2024.
WEBER, S. Ditadura Civil-Militar em livros didáticos de História: análise de gêneros textuais na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem. 2019, 196 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/17039. Acesso em: 25 mar. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Orlando Vian Junior
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers 311534/2023-6